
Por Marcos Machini, VP Comercial da Liberty Seguros
As pessoas já reconhecem a importância do seguro para garantir a tranquilidade desejada em diferentes situações. Seja um Seguro de Vida,um Seguro Auto ou mesmo para a sua casa ou outra modalidade, o importante é ter proteção e não ter problemas em momentos que necessitam de soluções imediatas.
Apesar disso, muitos ainda ficam em dúvida durante a contratação de um serviço como esse. Claro que o corretor é a peça-chave para facilitar a decisão. Entretanto, é fundamental que o cliente consiga identificar determinados detalhes existentes na apólice.
Diante disso, é necessário que o interessado em ter qualquer tipo de seguro saiba quais são os principais pontos que devem ser levados em consideração durante a análise deste documento.
Para começarmos a entender melhor os detalhes sobre o assunto, vamos utilizar como ponto de partida a definição da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) para apólice.
De acordo com a autarquia, é o “documento emitido pela sociedade seguradora formalizando a aceitação da cobertura solicitada pelo proponente, nos planos individuais, ou pelo estipulante, nos planos coletivos”.
Isso quer dizer que o documento é emitido pela seguradora, que concede o seguro para o segurado, que é a pessoa ou grupo de pessoas que contratam o seguro.
Como ocorre com todo contrato, toda apólice de seguro deve ter informações pessoais do segurado, como nome, números de documentos, entre outros. Também devem constar os dados da seguradora, como CNPJ, endereço e razão social.
Detalhes da apólice
Como estamos falando sobre seguros, é na apólice que o segurado encontra as famosas coberturas, que formam uma lista com as situações de riscos que serão indenizadas caso algo ocorra. Exemplos: valores pagos por conta de incêndio ou roubo do imóvel, no caso do seguro residencial; ou as situações protegidas em uma colisão, roubo ou furto do veículo, no caso do seguro para auto.
Essa relação traz informações importantes de forma detalhada. Por isso, recomendo a todos analisarem com atenção cada item antes de contratar qualquer serviço.
Independentemente da proteção desejada, o cliente precisa ficar atento se as coberturas contratadas fazem sentido para o estilo e momento de vida dele. Hoje, oferecemos um grande portifólio com produtos para diferentes perfis e situações. Por isso, eu indico cada um olhar com atenção os detalhes para encontrar o seguro que melhor possa atendê-lo.
Mas o que levar em consideração? Na minha opinião, alguns serviços para se ter em mente são: valor da indenização; adequação à realidade do consumidor; vigência do contrato; opções de atendimento que a seguradora oferece e formas de pagamento e parcelamento.
Especificamente para produtos de automóveis, o valor da franquia também é um ponto muito importante. Afinal, essa é a quantia que o proprietário do veículo se compromete a pagar em caso de perdas parciais.
Exemplo: ao bater o carro e amassar a porta, a oficina apresentou um orçamento de R$ 2 mil para a substituição da peça e os reparos necessários. Se a franquia for de R$ 500, o segurado pagará para o conserto esse valor e a seguradora quitará o restante. Neste caso, R$ 1.500.
Portanto, é necessário avaliar bem o valor da franquia, para encontrar uma opção justa, que não inviabilize a utilização do seguro, caso necessário.
Termos complexos
Ao indicar a leitura desses e de outros detalhes na apólice, não falo isso para preocupar as pessoas. Muito pelo contrário! Sei que determinados documentos formais costumam carregar uma enxurrada de termos rebuscados, difíceis de entender. Ao falarmos de seguro, porém, essa situação é bem diferente.
Atualmente, identifico um movimento cada vez maior das seguradoras em conscientizar os consumidores sobre a importância de se ter um seguro e em manter a transparência em todo o processo de contratação.
Na Liberty, por exemplo, trabalhamos com diversas opções que permitem que os segurados compreendam a fundo o que contrataram, como o Welcome Kit Digital, um e-mail de boas-vindas que os parceiros, em conjunto com a Liberty, enviam aos novos clientes e que contém todas as informações sobre a apólice fechada.
A tecnologia, aliás, ajuda a compreender de forma prática os detalhes da apólice. Em uma área exclusiva, nossos clientes têm à disposição tanto no site quanto no aplicativo informações completas sobre as coberturas contratadas, a situação de parcelas, as formas de pagamento, entre outros serviços.
Por fim, destaco novamente que o cliente tem à disposição a ajuda de um profissional indispensável: o corretor. Afinal, é por meio dele que a relação com a seguradora se inicia. Portanto, conte com a ajuda desse consultor para avaliar todas as opções disponíveis, esclarecendo todas as dúvidas sobre a apólice. Certamente, isso permitirá encontrar o seguro ideal para você.