Blue Studio Express

Conteúdo Patrocinado

Blue Studio Express / Saúde

Internação hospitalar: entenda a importância do acompanhamento

A internação hospitalar de um idoso exige um acompanhamento constante
Estadão Blue Studio Express
Conteúdo de responsabilidade do anunciante
14 de fevereiro de 2022

O acompanhamento durante uma internação hospitalar é um assunto muito importante. Afinal, um idoso internado exige uma série de cuidados clínicos e pessoais. Com saúde fragilizada, ele necessita de um acompanhamento constante. 

O problema é que nem sempre a família pode fazer isso em função dos compromissos já assumidos. Então, como fazer? A quem recorrer? Quais critérios a serem usados na escolha? 

Há empresas que realizam o acompanhamento durante a internação hospitalar de forma profissional, contínua e eficiente. Dessa forma, oferecem a assistência e o carinho na medida exata. 

Internação hospitalar

Vale ressaltar que o direito de acompanhante a um o idoso é resguardado por lei. Mais uma razão para investir neste tipo de cuidado para com quem a gente ama. 

“O Estatuto do Idoso (Lei Federal n° 10.741) que entrou em vigor na data de 1° de janeiro de 2004, diz: Ao idoso internado ou em observação é assegurado o direito a acompanhante, devendo o órgão de saúde proporcionar as condições adequadas para a sua permanência em tempo integral, segundo o critério médico”, explica Salete Melo, Enfermeira e Gerente de Operações da Senior Concierge.

Dessa forma, a especialista explica que é garantido o direito de acompanhamento do idoso em ambiente hospitalar, de acordo com critério médico. Muitas vezes, a recomendação é que esse acompanhamento seja, inclusive, em tempo integral.

Profissionalismo

Aliás, não pode ser qualquer pessoa a exercer esta importante tarefa. Afinal, uma série de requisitos devem ser preenchidos, de modo a garantir elementos como a segurança e confiabilidade. 

“Muitas vezes as pessoas tendem a achar que um acompanhante de idosos profissional será uma pessoa que ficará apenas ao lado do paciente, fazendo companhia e só mudando algo ao ser chamado”.

De acordo com Salete, na internação hospitalar, o profissional pode ajudar também em questões como bem-estar e conforto. Além disso, consegue promover determinadas atividades mesmo com os acamados, auxiliando nesse período.

Cuidados necessários

Ao procurar um acompanhante hospitalar, é importante ter em mente quais os cuidados e quais os benefícios que esse profissional pode fornecer no dia a dia e na recuperação do paciente.

A importância dessa presença ao lado da pessoa que convalesce no hospital é enorme, sob vários aspectos de ordem prática. Tudo para garantir a preservação e bom estado de saúde do paciente acamado. 

 “Essa presença pode trazer muitos benefícios, tais como a mudança de decúbito (mudança de posição para pacientes acamados) evitando o surgimento de escaras (feridas que podem inflamar)”. Salete destaca que o serviço passa também pelo auxílio na alimentação e hidratação que tendem ser ainda mais difíceis em ambiente hospitalar.

Além disso, o profissional ajuda no conforto durante a internação hospitalar, assim como estimula questões cognitivas que auxiliam durante a permanência e, muitas vezes na recuperação do paciente.

A importância da família

O profissional designado para desempenhar o papel de acompanhamento do idoso enfermo precisa manter um diálogo frequente com os familiares. Dessa forma, é possível esclarecer dúvidas e resolver questões ou pendências que eventualmente surjam. 

“Ter uma comunicação contínua ou mesmo programada é importante para a família sentir segurança quanto ao que ocorre no ambiente hospitalar. Ter um profissional ajuda também em caso de comunicação da família sobre procedimentos a serem aprovados, ou mesmo sobre a evolução do paciente”, aponta Salete Melo.

A enfermeira e gerente de Operações da Senior Concierge pondera ainda que, especialmente em internações mais longas, esse profissional é o elo que traz confiança aos familiares sem deixar de apoiar o paciente.

Por conta disso, soa tão importante que uma empresa que realiza este tipo de serviço seja responsável pela resolução dessa dor. A Senior Concierge, empresa que pratica um modelo de atenção integrada e centrada nas reais necessidades dos idosos, é a resposta dos novos tempos para um modelo que se esgotou, curativo baseado nas doenças. 

“Temos treinamento contínuo para nossos profissionais, incluindo acompanhante hospitalar que atuam, além do descrito, como um canal entre a família e o paciente, mantendo a observação nos procedimentos e medicamentos que foram aplicados no paciente, passando por estímulos, sempre que possível – mesmo físicos e cognitivos, e até mesmo massagem de conforto, auxiliando nesse bem-estar”, conta a porta-voz da empresa. 

Além disso, a empresa oferece desde o acompanhamento hospitalar até mesmo um pós-operatório/recuperação no lar após o período de internação. “Isso pode ser igualmente ou até mais importante para a recuperação definitiva desse paciente”, complementa a especialista. 

Dessa forma, fica claro que recorrer a serviços especializados de acompanhamento, não pode ser visto como um gasto, mas um investimento em saúde e bem-estar de um ente querido, que já deu tanto por nós e merece este tipo de carinho. 

E, mesmo que o dia a dia atribulado, cheio de tarefas, reuniões, prazos para entregas de trabalhos e afins nos impeçam de ficar ao lado de quem amamos por períodos mais longos, confiá-lo a quem conhece do ramo também é um gesto de carinho e de reconhecimento por tudo o que ele já fez por nós.  

A empresa oferece soluções personalizadas de acordo as necessidades da família e do idoso. Com horários flexíveis e uma equipe sempre disponível, prestamos suporte em casa, no hospital ou em institutos de longa permanência. Para saber mais informações, acesse Senior Concierge

Foto de Jeff Yen no Pexels

Patrocinado por:

Encontrou algum erro? Entre em contato