Blue Studio Express

Conteúdo Patrocinado

Conteúdo Patrocinado

Conteúdo criado pelo Estadão Blue Studio, departamento de branded content do Grupo Estado, para promover a marca patrocinadora.

Blue Studio Express / Jurídico

Plataforma digital facilita a conexão entre clientes e advogados

Por Estadão Blue Studio Express
Conteúdo de responsabilidade do anunciante
9 de novembro de 2022 | 11h33

Solução do Tratum que democratiza o acesso à Justiça segue
jornada de ampliação nacional com a adesão de advogados de São Paulo.

Plataforma digital facilita a conexão entre clientes e advogadosEduardo Serpa, fundador e CEO do Tratum. Foto: Divulgação Tratum

Assim como mudou a forma de pedir um carro, de comprar comida pelo delivery ou de se comunicar, a tecnologia promete agora transformar a relação entre clientes e advogados, tornando mais democrático o acesso à Justiça. Após 18 meses de pesquisas intensas de mercado e com investimento de R$ 1,5 milhão em desenvolvimento do produto, o Tratum já está em atuação.

Tendo iniciado as atividades no Rio de Janeiro com os primeiros “matches” entre clientes de diversas localidades e advogados, a plataforma digital já conta com a adesão de profissionais no estado de São Paulo.

De acordo com os planos, a empresa pretende expandir a base de advogados para todo o território nacional. O objetivo é atingir 300 mil usuários cadastrados, entre clientes e advogados, até o fim do primeiro trimestre de 2023, de acordo com Eduardo Serpa, fundador e CEO do Tratum.

Nossa missão é facilitar o acesso à Justiça por meio da conexão rápida, segura e transparente entre clientes e especialistas, especificamente em consultas jurídicas. Para esse fim, como o meio digital é ilimitado, não existem barreiras”, destaca.

Segundo Serpa, já houve casos até de consultas concedidas por advogados do Rio de Janeiro a clientes em Portugal. “Embora não seja o mais comum, já que diante da perspectiva de uma consulta se transformar em contencioso, é natural que cliente e advogado estejam na mesma cidade.”

Plataforma que conecta a advogados

O Tratum pode ser acessado 24 horas por dia, 7 dias por semana. Cabe ao profissional exibir em seu perfil a agenda, informando ainda se está online naquele momento.

Acreditamos que a plataforma ajudará as pessoas a terem maior consciência sobre situações em que podem ter o apoio de um advogado, mas nunca imaginaram.

Como exemplo, Serpa cita o caso de um passageiro que teve seu voo cancelado em cima da hora. “Muitas vezes a pessoa nem sabe sobre seus direitos em uma situação como essa. Com o Tratum, ela poderá consultar um advogado em tempo real do próprio saguão do aeroporto, usando seu celular, na palma da mão”, complementa.

Para clientes que não sabem exatamente qual a melhor especialidade jurídica para a situação vivida, o Tratum tem um time de concierges legais. Esses profissionais são responsáveis por um atendimento inicial, com a orientação sobre a especialidade mais indicada. A partir dali o usuário tem mais elementos para decidir e escolher que tipo de advogado consultar. Após a consulta, é possível registrar na própria ferramenta a avaliação do atendimento.

Nossa solução está focada principalmente no atendimento jurídico consultivo, o que gera oportunidades tanto para os advogados, que podem ampliar sua carteira de clientes, quanto para os clientes, que podem encontrar profissionais aptos a continuarem dando apoio em suas demandas contenciosas.

Contribuição do mercado

Durante as fases de planejamento e desenvolvimento do Tratum, workshops e pesquisas de mercados contribuíram com insights importantes. “Os dados nos ajudaram a enxergar com muita clareza as dores sentidas pelos dois lados – clientes e profissionais – o que fortaleceu nossa convicção em torno das funcionalidades que deveríamos embarcar na solução”, explica Serpa.

De acordo com o executivo, existe uma forte demanda reprimida no que diz respeito ao acesso de clientes ao mundo jurídico. Nesse contexto, os principais fatores são:

• Dificuldade de compreensão da linguagem do advogado;
• Desafio de encontrar um profissional de confiança;
• Sensação de falta de transparência e previsibilidade nos serviços;
• Falta de acesso a um advogado a qualquer momento.

Por outro lado, os profissionais veem-se em um mercado altamente desafiador. “O Brasil tem mais faculdades de direito que a China, os Estados Unidos e a Europa juntos.

Além disso, o CEO afirma que existe uma forte cultura de recorrentes consultas sem remuneração, aquela famosa olhadinha no processo. Isso sem falar dos baixos rendimentos.

Queremos que o Tratum seja uma ferramenta de apoio aos advogados e que crie novas oportunidades para assumirem o protagonismo na era da Advocacia 5.0”, complementa.

Dessa forma, Serpa destaca rapidez, segurança e transparência como os principais atributos da plataforma digital tanto para os advogados quanto para os clientes.

Rapidez no acesso recíproco por videochamadas. Segurança de pagamento ao advogado e de acessar profissionais gabaritados ao cliente. E, o mais importante, com total transparência, pois o cliente tem ciência de quanto está pagando ao advogado, que recebe o valor integral através da plataforma, e quanto está remunerando o Tratum pela utilização da tecnologia embarcada”.

Quer saber mais sobre a plataforma digital em que clientes e advogados podem se conectar para consultas por videochamadas? Então acesse o site www.tratum.com.br.

Patrocinado por: