Blue Studio Express

Conteúdo Patrocinado

Negócios

Entenda a importância da consultoria sanitária para a sua empresa

Com o trabalho de profissionais especializados, consultoria sanitária contribui diretamente para o funcionamento das empresas. Confira.
Estadão Blue Studio Express
Conteúdo de responsabilidade do anunciante 22 de junho de 2022
Foto de Pixabay no Pexels

A consultoria sanitária desempenha um papel fundamental para garantir o bom funcionamento das companhias. Porém, com tantas peculiaridades, é importante que o trabalho seja desenvolvido respeitando as necessidades de cada empresa em todos os detalhes.

Da indústria ao food service, a consultoria sanitária colabora diretamente para atendimento das normas regulatórias e atua fortemente na redução de custos e aumento da produtividade.

O serviço é bastante amplo. Afinal, atende restaurantes, lanchonetes, supermercados, minimercados, empórios, entrepostos frigoríficos, açougues, indústria alimentícia e todos os outros estabelecimentos ligados à área de alimentos ou que estão sob fiscalização dos órgãos regulatórios.

Para saber mais sobre o assunto, vale conhecer alguns detalhes. Para isso, contamos com o auxílio da Sanity, especialista em consultoria sanitária.

Atuação da consultoria sanitária

O serviço de consultoria sanitária é realizado através de visitas técnicas realizadas por consultores especializados. A Sanity, atua efetivamente em 24 estados da Federação. Por essa razão, conhece as particularidades de cada estado para o atendimento adequado as exigências dos órgãos fiscalizadores na esfera municipal, estadual e federal.

Além deste aspecto legal do processo, que já é fundamental, a importância do trabalho realizado pela consultoria sanitária tem mais uma razão. Ela assegura a segurança na manipulação dos alimentos, além da prevenção de perdas.

Garantir o fornecimento do alimento seguro deve ser a prioridade número 1 de toda empresa, diz Cleober Fazani, Diretor da Sanity.

“A consultoria sanitária tem papel fundamental para a garantia da segurança e qualidade do produto final, com a consequente satisfação do cliente. Pelo trabalho podemos ter uma otimização de processos, diminuição de perdas e desperdícios, atendimento as legislações vigentes e garantia de manipulação de forma segura e eficaz, trazendo segurança ao consumo do produto”, explica Ana Ligia Teixeira e Ricardo Fernandes, Gerentes Operacionais da Sanity.

Essa otimização de processos, por sinal, está ligada diretamente aos recursos melhor utilizados, além da redução de perdas e desperdícios. “Com a consultoria sanitária, temos uma redução significativa do retrabalho decorrente da desorganização, assim como uma melhora na mesma proporção na padronização de produtos, diminuição dos riscos de contaminação por falta de orientação dos colaboradores com relação a higiene, cuidados pessoais e asseio ao trabalho. Também ocorre visível otimização do tempo de produção e diminuição do desperdício de insumos”, lista.

Outras ações

Além da consultoria sanitária, a Sanity também trata de itens correlatos. Na lista, estão:

• Adequação à legislação sanitária;

• Assunção de Responsabilidade Técnica (inclusão de responsável técnico ou corresponsável técnico na Licença de Funcionamento do estabelecimento);

• Assunção de Responsabilidade Técnica na indústria;

• Assunção de Responsabilidade Técnica no varejo e Food Service;

• Assunção de Responsabilidade Técnica perante os Conselhos de Classe (CRN, CRMV, CRF, CRQ, entre outros)

• Checklist sanitário;

• Auditoria Sanitária

• Implantação de controles e registros técnicos e legais;

• Implantação de Procedimentos operacionais padronizados (POPS);

• Informação Nutricional e SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor).

Consumidores e colaboradores

Embora os estabelecimentos comerciais ligados ao ramo da alimentação costumem vender de tudo um pouco, o local geralmente possui um ou mais tipos de produtos nos quais é mais forte quando o assunto é a venda. São as chamadas especialidades da casa. Apesar de cada empresa ter a sua característica, o objetivo da consultoria sanitária prestada pela Sanity é sempre semelhante.

“Adequação à legislação vigente e garantia de qualidade e segurança do produto ofertado ao cliente, para que haja fidelização ao estabelecimento por intermédio da confiança”, detalha Ana Ligia Teixeira e Ricardo Fernandes. “As diferenças ocorrem na especificidade de cada tipo de indústria, varejo ou food service, com suas operações e legislações distintas”, completa.

Dentro disso, encontra-se o impacto direto do trabalho de consultoria sanitária na venda dos artigos ao consumidor, por intermédio da garantia da qualidade do produto ofertado e no sentimento de segurança do consumidor. É algo que, igual e definitivamente, não muda.

“A consultoria sanitária está focada em atender as exigências legais. Tais obrigatoriedades existem para que toda a linha produtiva garanta que a manipulação dos alimentos seja realizada de forma segura”, afirma.

Tendo isso em mente, observa os Gerentes Operacionais, produtos que foram produzidos de forma adequada possuem menos riscos à saúde do consumidor. “E, por sua vez, maior aceitação desse mesmo consumidor, que está cada vez mais exigente quanto ao processo de produção”, completa.

Outro aspecto no qual a consultoria sanitária influencia diretamente versa a respeito do trabalho dos colaboradores da empresa que contrata os serviços executados pela Sanity. Afinal, eles fazem parte da execução dali em diante, cumprindo tudo de acordo com o que foi orientado.

“Colaboradores orientados diminuem o desperdício de alimentos, tem consumo consciente de produtos de limpeza e higienização e mantém o ambiente de trabalho organizado, com mitigação constante de riscos à saúde do próprio colaborador e das pessoas que irão consumir o alimento que ele produz”, define.

Gostou das informações? Quer saber mais sobre a importância da consultoria sanitária para a sua empresa?

Então acesse o site da Sanity.

Patrocinado por:

Encontrou algum erro? Entre em contato