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Entenda como as falhas na logística comprometem a sua empresa

Conheça os problemas e como utilizar a tecnologia para acabar com as falhas de logística na sua empresa
Estadão Blue Studio Express
Conteúdo de responsabilidade do anunciante 18 de maio de 2022
Foto de Tima Miroshnichenko no Pexels

Cada vez mais dinâmico, o mercado exige um aprimoramento da logística das empresas. Basicamente, o trabalho divide-se em dois campos de atuação, com características distintas.

Realizada dentro dos depósitos, armazéns, centros de distribuições e dentro das fábricas, a parte interna da atividade está bastante evoluída, com processos bem definidos e implementados.

Por outro lado, a logística externa encontra-se em uma fase inicial para a maioria das empresas, tanto no Brasil quanto em outros países. A atividade abrange as coletas e entregas de mercadorias e produtos, segmentos cada vez mais em destaque.

Quem atua com recebimento e entrega de cargas entende bem as novas exigências. Com isso, manter um controle dinâmico e eficiente do trabalho contribui para eliminar falhas que podem comprometer significativamente a imagem e os rendimentos de uma companhia.

Nesse contexto, a tecnologia se faz presente, como uma ferramenta poderosa para evitar complicações. Para entender melhor como as falhas na logística podem prejudicar a sua empresa, é importante identificar os problemas e, também, aprender a solucioná-los.

Logística e seus desafios

Quando o assunto é logística, os clientes são os principais prejudicados com os problemas externos. Co-founder & CEO da Comprovei, Halley Takano lembra também das transportadoras e dos embarcadores. “Eles são os contratantes dos serviços de transporte, como indústrias e distribuidores”.

Com relação aos principais problemas relacionados, Takano destaca:

  • Reclamações de clientes quanto a atrasos, extravios e avarias: Pesquisas demonstram que mais de 50% dos chamados em um SAC (Serviço de Atendimento a Clientes) referem-se a reclamações das entregas. “O restante se divide em questões de nota fiscal, preço, forma de pagamento, qualidade e garantia do produto, assistência técnica, entre outras.
  • Demora na identificação e resolução dos problemas logísticos: no dia a dia de uma empresa é possível ocorrer diversos problemas com relação à logística. Entre eles, estão: destinatário ou endereço não encontrado; estabelecimento fechado; autorizações para reentregas e devoluções, entre outros. Conseguir identifica-los com rapidez faz a diferença.
  • Falhas na comprovação da entrega: assinado manualmente, o comprovante em papel ainda é o mais usado. Trata-se de um processo antigo e ultrapassado, com inúmeros problemas de extravio, rasuras, falta de assinatura e outros dados.
  • Indisponibilidade de informações gerenciais: a qualidade do serviço também é prejudicada com a ausência de determinados dados, como: indicadores de desempenho no transporte; índices de erros; atendimento dos SLAs (níveis de serviços contratados), entre outros.

Insatisfação dos clientes

Os diferentes problemas na logística externa de uma empresa causam insatisfação nos clientes e, consequentemente, reclamações e, até mesmo, cancelamentos.

Para facilitar a compreensão sobre o assunto, Takano lembra que a logística de entregas é a última etapa do processo da empresa. Ou seja, é a etapa mais próxima do cliente.

“Assim, atrasos e reentregas geram reclamações e insatisfações que comprometem diretamente a imagem da empresa e, certamente, as recompras”.

Do ponto de vista financeiro, o Co-founder & CEO da Comprovei destaca a facilidade em identificar que um atraso em uma determinada entrega pode provocar um “efeito cascata”. Nesse caso, as entregas finais podem até mesmo serem adiadas para outros dias.

“Isso leva a um novo custo de transporte (combustível, pneus, diárias, …). No caso de reentregas, muitas vezes a novos custos de frete. Além disso, o produto que ficou pro dia seguinte toma o lugar de um outro. Ou seja, novamente mais custos de transportes”.

Padronização

Um ponto importante para começar a combater os problemas de logística externa é a organização dos processos. Afinal, assim como ocorre em qualquer atividade, a falta de uma padronização mínima do processo empresarial impossibilita fazer as medições necessárias.

Consequentemente, torna-se impossível gerenciar corretamente a atividade, prejudicando a implantação das melhorias necessárias.

“Particularmente no caso da logística de entregas, a operação é realizada a centenas ou até milhares de quilômetros de distância dos gestores, tornando essa padronização desafiadora e crucial”.

Importância da tecnologia

Como mencionamos, a organização e a padronização das atividades contribuem para eliminar os problemas na logística externa. E como conseguir fazer isso com maestria? Com a ajuda da tecnologia.

Afinal, as inovações estão disponíveis para eliminar falhas e possibilitar uma gestão de entregas muito assertiva.

“De modo geral, a tecnologia permite a captura de dados em campo, em tempo real, através de dispositivos móveis e aplicativos para celulares. Além disso, são soluções que ficam conectadas nas plataformas em nuvem por meio de redes de dados (internet) e GPS, além dos antigos e caros sistemas via satélite”.

Aplicações não faltam. Para ilustrar, Takano apresenta alguns exemplos de funcionalidade:

  • Rastreador: um app móvel pode rastrear via GPS todas as viagem ou rota de entregas, coletando dados de datas-horários, quilômetros percorridos, pontualidade ou atrasos, ocorrências e simples foto do documento de comprovação.
  • Gestão: dispositivos podem estar conectados a uma plataforma de gestão logística (como a da Comprovei) e coletar dados de temperatura e umidade dos produtos perecíveis ou sensíveis a serem entregues.
  • Automação: A Inteligência Artificial (IA) ajuda principalmente nas atividades mais repetitivas e cansativas de compilação dos dados, possibilitando até mesmo prever falhas nos processos.

Importância da qualidade

Por lidar com uma área estratégica e sensível para qualquer empresa, a solução que ajudará na logística interna e externa precisa ser confiável. Por isso, contar com uma aplicação já testada e aprovada torna-se peça-chave nesse processo.

Takano explica que a solução da Comprovei é uma plataforma na nuvem que possibilita grandes empresas a implementarem uma gestão de alto nível em prazo bastante curto.

Já para as médias e até pequenas empresas, como outras soluções na nuvem, trazem a viabilidade de investimento financeiro compatível através de planos de assinaturas de acordo com o volume de seus processos logísticos.

“Um diferencial da Comprovei é o desenvolvimento de sua própria tecnologia para uma C.E.D.A (Comprovação de Entrega Digital Avançada), com uso de inteligência artificial no reconhecimento e validação de imagens com validade jurídica”.

Isso permite que os clientes “joguem fora” os comprovantes físicos em papel, eliminando também os problemas de armazenamento e localização destes documentos.

Além disso, a plataforma atende desde processos logísticos de Last-Mile (última etapa da entrega) até os mais complexos Multi-Miles (várias etapas de transbordos, várias filiais e sub-rotas de transportes).

Outro grande diferencial da plataforma é a Torre de Controle Logístico. A solução permite que o cliente escolha quais métricas (KPI), gráficos, mapas ou diagramas serão apresentados em tempo real. Ou seja, referente ao que está acontecendo naquele exato momento do outro lado do país ou continente.

Pela plataforma, mais de 53 milhões de entregas no Brasil e países da América do Sul foram acompanhadas e comprovadas somente em 2021. Entre os usuários, empresas como: Aurora, BASF, Gerdau, Marfrig, Swift e Wickbold.

Quer saber mais sobre como contar com a solução para acabar com os problemas de logística da sua empresa? Então acesse o site da Comprovei.

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