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O crescimento do e-commerce e as expectativas para 2022

Estadão Blue Studio Express
Conteúdo de responsabilidade do anunciante 7 de abril de 2022
O crescimento do e-commerce e as expectativas para 2022Imagem: Divulgação Nuvemshop

O e-commerce permite que os consumidores façam compras a qualquer hora e em qualquer lugar e nos últimos anos o setor cresceu exponencialmente. Nesse texto você vai ficar por dentro dos dados do setor e também das expectativas para 2022.

Só em 2021, os pequenos e médios negócios movimentaram R$ 2,3 bilhões no online, segundo dados da Nuvemshop. O valor é 77% maior que o registrado no mesmo período de 2020 (R$1,3 bilhão).

No ano passado, as PMEs venderam 44,5 milhões de produtos pelo e-commerce, quantidade 59% superior ao volume do mesmo período de 2020 (28 milhões). Foram vendidos cerca de 85 produtos por minuto em 2021.

O volume de pedidos também evoluiu e chegou a 10,5 milhões no mesmo período (em 2020, foram 6 milhões). O ticket médio em 2021 foi de R$219,47, um aumento de 4% em relação ao ticket médio de 2020 (R$ 211,04).

Quais setores mais cresceram?

Com a gradual retomada da economia e a volta de equipes de trabalho à rotina presencial, houve crescimento nas vendas de material de escritório. O faturamento do segmento foi 156% maior em 2021 em relação a 2020.

Os brasileiros também se preocuparam mais com a aparência e a beleza no último ano. Perfumaria aumentou o faturamento em 404%, enquanto o segmento de joias cresceu 132%.

O segmento de roupas de banho, como biquínis, teve um aumento de 154% no faturamento em comparação com o ano anterior. Já as lojas virtuais de bebidas alcóolicas dobraram o faturamento no ano passado.

Confira agora os 5 segmentos que mais faturaram com o e-commerce em 2021:

• Moda (R$ 895,4 milhões);
• Saúde & Beleza (R$ 146,5 milhões);
• Acessórios (R$ 114 milhões);
• Eletrônicos (R$ 82 milhões);
• Casa & Jardim (R$ 79 milhões).

Case Nuvemshop

A Oruy, loja de espelhos e itens de decoração para casa e escritório, lançou seu e-commerce em 2017 por conta da praticidade de ter um mostruário virtual e da facilidade de atingir mais clientes de todo o Brasil. Com o aumento das vendas no setor de casa e decoração nos últimos dois anos, o negócio também cresceu. “Tivemos um aumento de 80% no faturamento de 2019 para 2020 e de 68% de 2020 para 2021. Para este ano, nossa meta é crescer 50% em relação ao ano passado”, conta Natalhia Oruy, co-fundadora da loja. A Oruy utiliza o Plano Empresarial, focado em empresas consolidadas e em crescimento.

Além do aumento das vendas, muito motivado pelas reformas e mudanças de decoração, outros fatores também impactaram no crescimento da loja. “Aumentamos o investimento em marketing e capacitação de toda a equipe, melhoramos nossos processos de forma a oferecer peças com ainda mais excelência, com alto valor agregado para o nosso público antigo, o que também atraiu novos consumidores. A divulgação mais ampla e assertiva dos processos artesanais aliados à tecnologia nos permitiu atingir novos públicos que buscavam por peças de alto nível de qualidade e acabamento”, finaliza a empreendedora.

Expectativas do e-commerce para 2022

O estudo NuvemCommerce 2022 também apresenta as expectativas e percepções dos pequenos e médios empreendedores que venderam pelo e-commerce no ano passado. As maiores dificuldades de empreender foram:

• Falta de dinheiro para investimento no negócio (38%);
• Ausência de tempo para desenvolver tudo o que precisam (30%).

Para 2022, os lojistas devem expandir ainda mais a estratégia online:

• 74% desejam aprender mais sobre estratégias do e-commerce;
• Mais de 68% querem ampliar canais de divulgação;
• 56% querem ampliar os canais de venda online.

As vendas online continuam quentes neste ano: só em janeiro, houve um crescimento de 20% no faturamento das PMEs em relação ao mesmo mês do ano anterior. O segmento de moda liderou as vendas, movimentando R$63,7 milhões, seguido por Acessórios (R$16,2 milhões) e saúde & beleza (R$11,5 milhões).

O número de pedidos online foi de 762 mil, o que representa um aumento de 13,6% em relação a janeiro de 2021 (670,7 mil pedidos). Já o total de produtos vendidos chegou a 3,4 milhões, volume cerca de 13% maior que no primeiro mês do ano anterior.

Por isso, vale a pena continuar investindo em estratégias para fazer parte do crescimento das vendas online. Afinal, uma pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo mostrou que 70% das pessoas pretendem continuar comprando pela internet. O hábito de comprar online veio para ficar.

Confira agora os canais de venda da Nuvemshop e saiba como vender seus produtos!

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