Blue Studio Express

Conteúdo Patrocinado

Negócios

ESG: o que significa e qual a importância da sigla para as empresas?

ESG e Logística: qual a relação?
Estadão Blue Studio Express
Conteúdo de responsabilidade do anunciante 31 de março de 2022
Foto de Lê Minh no Pexels

A cada dia a sigla ESG conquista mais relevância nas empresas, atraindo também a atenção dos clientes e, até mesmo, dos investidores. Isso porque simboliza as práticas ambientais, sociais e de governança adotadas de forma eficiente dentro de uma estratégia bem definida.

Dessa forma, essas ações representam muito mais do que o cumprimento rigoroso da legislação e a padronização das rotinas em busca de eficiência e qualidade. O ESG demonstra o comprometimento de determinada empresa com a sociedade. Afinal, todos possuímos responsabilidades para a construção de um mundo mais justo e igualitário.

A sigla vem do inglês environmental, social and corporate governance. O termo surgiu em 2004, em publicação do Pacto Global em conjunto com o Banco Mundial. Na ocasião, o secretário geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Kofi Annan, fez uma provocação para um grupo de CEOs, questionando como essas práticas poderiam ser integradas com o mercado de capitais, segundo relato registrado no site do Pacto Global.

De lá para cá, a assunto conquistou cada vez mais relevância. Tanto que atualmente esses pilares são utilizados como referência para a aquisição ou não de ativos de determinadas empresas.

Por isso, é muito fundamental entender bem sobre o assunto, assim como conhecer soluções que facilitem colocar em prática as ações traçadas.

Importância de adotar práticas de ESG

As empresas que adotam práticas ambientais, sociais e de governança colhem bons frutos com os resultados alcançados. Por isso, gradativamente as companhias se dedicam cada vez mais ao ESG.

“As empresas finalmente entenderam que elas precisam deixar mais transparente como elas fabricam, como elas entregam, como elas compram as matérias primas que utilizam para produzir”, explica Gustavo Padial, Chief Operations Officer (COO) da Comprovei – empresa líder de mercado em gestão de entregas.

Já na outra ponta, o consumidor está muito mais preocupado como essas práticas, preferindo contar apenas com empresas que realmente se dediquem a boas causas. “A sociedade como um todo começou a entender que se as coisas não caminharem de maneira sustentável, remaremos para traz”.

Contribuições do ESG

Segundo Padial, as práticas do ESG não são direcionadas apenas para a sustentabilidade ou as questões sociais, que envolvem pluralidade e diversidade. As ações buscam também as melhores práticas para o meio ambiente, assim como o aprimoramento das condições de trabalho para os colaboradores.

A tecnologia, aliás, tem importante papel no despertar do interesse para as contribuições das ações de ESG. Para o COO da Comprovei, tudo isso nasceu com a facilidade de comunicação que a internet proporcionou, garantindo mais visibilidade tanto para as boas quanto para as más práticas.

“Hoje em dia é muito comum ver uma empresa que foi cancelada em virtude de ter comprado, por exemplo, matéria prima proveniente de mão de obra escrava”, destaca o especialista.

Dessa forma, ações não alinhadas com as boas práticas afastam os consumidores e, até mesmo, podem impactar nas ações das companhias na bolsa de valores.

Por outro lado, os consumidores cada vez mais reconhecem e valorizam as companhias que possuem uma estratégia bem definida com relação às práticas ambientais, sociais e de governança. “O ESG veio para ficar. Sem clichê, é possível afirmar que as ações constroem um mundo melhor”.

Eficiência e boas práticas

Quando falamos sobre ESG, alguns temas relacionados ao assunto são: diversidade, pluralidade, meio ambiente, eliminação da mão de obra escrava, entre outros.

Além disso, é possível ver ações que buscam conquistar a eficiência desejada, mas com a adoção de práticas mais sustentáveis. Dessa forma, é possível entregar um produto da forma correta, sem denegrir o trabalho humano.

“Hoje em dia todo mundo quer praticidade e eficiência. Entretanto, é importante que as empresas consigam também proporcionar um ambiente digno e com melhores condições de trabalho aos seus colaboradores”, destaca Padial.

Cuidado com os colaboradores

Como já mencionamos, o ESG também aborda práticas positivas para preservar o bem-estar dos colaboradores das empresas. Principalmente por conta da pandemia do coronavírus, os cuidados precisaram ser redobrados.

Com isso, as empresas que promovem boas práticas de ESG, por exemplo, adotaram ações positivas para preservar a saúde e o bem-estar das equipes, mesmo longe dos escritórios.

Só para citar um exemplo, vale conhecer a atuação da Comprovei. “Como estão trabalhando em home office, nos preocupamos sempre em verificar se estão bem e se precisam de alguma coisa para melhorar ainda mais o trabalho que executam em casa”.

De acordo com Padial, a empresa sempre teve essa preocupação de maneira genuína. “Nosso maior patrimônio são as pessoas”.

Tecnologia no ESG

Nesse contexto, a tecnologia apresenta um importante papel não somente na divulgação, mas diretamente na implantação de boas práticas de ESG. Na área de logística, vale destacar como exemplo os benefícios de contar com uma solução que facilita monitorar os caminhões de entrega, por exemplo.

Mas qual a ligação disso com o assunto? Padial explica. “Quando o gestor sabe o que está acontecendo em campo com relação às entregas, ele consegue saber se o motorista está andando com o veículo. Assim, é possível programar a ligação somente em momentos em que não estejam dirigindo, evitando correr o risco de acontecer uma fatalidade”.

Outro exemplo que demonstra a importância da tecnologia nas práticas de ESG tem relação com o meio ambiente e com projetos de neutralização de carbono.

“Nossa solução é capaz de mostrar quantos quilômetros o motorista rodou. Assim, a solução oferece os dados necessários para as empresas utilizarem para a neutralização do carbono emitido durante as viagens realizadas pelos motoristas”.

Esses são apenas alguns exemplos práticos de como a tecnologia interligada com o ESG traz mais praticidade para a vida do motorista e garante melhores condições de trabalho.

Quer saber mais como a tecnologia pode contribuir com a eficiência e a adoção de boas práticas de ESG? Então acesse o site da Comprovei.

Patrocinado por:

Encontrou algum erro? Entre em contato