A expressão “o cachorro é o melhor amigo do homem” facilmente poderia ser adaptada para “o pet é o maior amigo do ser humano”. Isso porque os animais de estimação são os protagonistas de diferentes momentos na vida de quem opta pela adoção.
Para alguns, uma grande companhia para as situações corriqueiras do dia a dia. Para outros, um amigo indispensável nos passeios e viagens. Muitas vezes, tornam-se até mesmo aquele ombro amigo necessário em dias difíceis.
Aliás, não são raros os casos em que o pet consegue ajudar até mesmo a superar situações difíceis, contribuindo para combater por exemplo casos de estresse e depressão.
Um companheiro tão leal, portanto, exige cuidados especiais. Afinal, é um membro da família. Portanto, tanto a alimentação quanto os produtos especializados devem ser apropriados.
Cuidados com o pet
Atualmente, existe uma grande quantidade de opções, seja para a alimentação, o entretenimento ou os cuidados necessários com o pet. Duvida? É só entrar em uma das diversas lojas especializadas para ver um “mar” de produtos.
Antes de mais nada, é importante lembrar que cada pet possui suas particularidades. Essa máxima vale tanto para as espécies quanto para outras características. Afinal, o que é bom para um cachorro já com uma certa idade pode não ser indicado para um filhote de gato.
Mas então como escolher? Contar com a ajuda de um veterinário é sempre importante. Para cuidar e entender melhor o seu animal de estimação, existe também outra ferramenta muito eficiente e útil: o site Amor pelos Pets, que oferece uma grande variedade de análises de rações e produtos.
Para auxiliar você na identificação das melhores escolhas, separamos algumas dicas com a ajuda da equipe do site.
Critérios
No caso das rações, a pessoa deve seguir algumas recomendações para escolher a melhor opção. Em linhas gerais, os critérios mais importantes são idade e porte do pet.
Isso porque os fabricantes oferecem produtos variados para atender diferentes perfis. Aqui, é importante lembrar que cada fase da vida exige nutrientes diferentes, balanceados corretamente nas rações específicas.
Custo benefício
Já o critério “preço” nem sempre é a melhor indicação para determinar a qualidade do produto. Segundo especialistas, existem sim opções mais baratam que conseguem promover uma boa nutrição para o pet.
No Brasil, as rações são classificadas em categorias:
- Standard;
- Premium;
- Premium Especial;
- Super Premium.
Dessa forma, é importante sempre ficar atento com as classificações no momento da compra. Apesar da Super Premium ser considerada a melhor, é possível encontrar rações Premium com um preço acessível e sem perder as boas qualidades.
Quer economizar entre R$ 20,00 e R$ 40,00 por pacote? A dica da Amor pelos Pets é pesquisar e comprar o produto pela internet. De acordo com os especialistas, isso ocorre porque as lojas online não possuem sindicatos, determinados impostos, funcionários e outros fatores que influenciam no preço final.
Atenção
No momento da compra da ração, alguns outros cuidados também são necessários. Como já destacado, o ideal é evitar rações que não estejam de acordo com raça, porte e idade do pet.
Além disso, é importante ler a embalagem para avaliar a composição do produto. Isso porque alguns ingredientes são recomendados, como:
- Xarope de milho;
- Conservantes;
- Milho, trigo e soja;
- Corantes.
Para criar os rankings, a equipe do site Amor pelos Pets utiliza determinados critérios. O primeiro ponto é exatamente avaliar a composição do produto. Caso seja identificado algum dos itens mencionados, a ração é retirada da lista. Além disso, a opinião dos compradores também é levada em consideração.
Outros produtos
Além da ração, outros produtos também são necessários para o bem-estar do pet. Dessa forma, eles também merecem uma atenção especial para a análise de qualidade e funcionalidade.
Atualmente, as lojas possuem vários artigos para quem gosta de presentear o animal de estimação. Entre os mais importantes estão:
- Potes para água e ração;
- Caminha;
- Itens de passeio, como por coleira;
- Brinquedos, como bolinhas de pegar e, principalmente, os utilizados para mastigar e exercitar os dentes.
- Itens de segurança para transporte, como cadeirinha específica para o carro ou mochila pet para transporte.
Para identificar qual é o item mais indicado para o pet, é preciso levar em consideração o porte do animal. Além disso, a pessoa precisa avaliar e identificar as reais necessidades do animal de estimação. Por exemplo: não adianta comprar uma cama pequena se o cachorro é de grande porte.
Antes de seguir para a loja, é preciso levar em consideração também as particularidades da raça. Isso porque alguns são mais quietos. Já outros costumam ser mais brincalhões. Essa dica facilita identificar qual o brinquedo ideal, por exemplo.
Coleira e brinquedos
Item com extrema importância, a coleira exige uma atenção especial para a escolha. A princípio, esqueça a cor oi a estampa. Segundo os especialistas, o primeiro critério é o conforto.
O ideal é verificar se a coleira é resistente, evitando o risco de o acessório partir durante os passeios. Além disso, precisa ser fácil de colocar.
Já com relação os brinquedos, verifique se eles não possuem partes que possam ser engolidas pelo pet. Evite os que costumam quebrar em pedaços para não comprometer a saúde do seu amigo.
Atenção especial também com os brinquedos que fazem barulho. Sempre verifique a reação do animal com o item. Isso porque alguns pets se irritam com o som.
Ao seguir essas dicas você certamente conseguirá transformar o dia a dia do seu pet mais agradável. Para saber mais sobre o assunto, acesse o site Amor pelos Pets.
Foto de Lisa no Pexels