Blue Studio Express

Conteúdo Patrocinado

Conteúdo Patrocinado

Conteúdo criado pelo Estadão Blue Studio, departamento de branded content do Grupo Estado, para promover a marca patrocinadora.

Blue Studio Express / Negócios

Design de embalagens agrega valor na exportação

O design de embalagens contribui para agregar valor na exportação, facilitando o acesso de produtos brasileiros a outros mercados. Entenda os benefícios

Por Estadão Blue Studio Express
Conteúdo de responsabilidade do anunciante
20 de outubro de 2021 | 09h00

Jose Cuervo - campanha Calavera para América Latina e Caribe. Projeto da Speranzini Design.

O design de embalagens está diretamente ligado ao sucesso de um produto. Quando bem desenvolvido, é responsável por impulsionar as vendas, destacando-se entre as diversas outras opções disponíveis nas prateleiras. Além disso, aproxima os consumidores das marcas, auxiliando na conservação dos produtos.

Com tamanha relevância, o design de embalagens também contribui para agregar valor na exportação, facilitando o acesso de produtos brasileiros aos mercados americano, europeu e asiático.

Esse, aliás, é um fator de extrema importância para que os produtos nacionais consigam disputar de igual para igual o espaço nas prateleiras de outros nações.

País com extenso território e grandes atributos, o Brasil se distancia geograficamente dos países mais ricos e desenvolvidos, como os Estados Unidos e as nações europeias. Essa aproximação ocorre principalmente pela exportação de commodities como: soja, milho, açúcar, óleos, proteína animal, minério de ferro, entre outros.

Apesar de relevantes iniciativas, o País ainda luta para conquistar grande destaque no comércio internacional na exportação de produtos de consumo com valor agregado.

Design de embalagens

Mas com produtos nacionais com tanta qualidade e relevância, como conseguir romper essas barreiras em mercados tão competitivos? Entre as ferramentas necessárias está o design de embalagens.

“Esta é a oportunidade para empresas nacionais criarem identidades fortes e produtos atrativos através do design de marcas e embalagens”, destaca Maurício Speranzini.

A afirmação é de quem tem experiência no assunto. Com mais de 30 anos de experiência nesta atividade, o diretor da Speranzini Design já exportou seus projetos através de produtos de consumo para mais de 45 países.

Entre as marcas comtempladas estão: tequila Jose Cuervo; melão Rei; Cepi, Dunort e água de coco e saborizada da Coco do Vale. Além disso, atuou para a Bayer, HEB Supermarket e Central Market, grupo com lojas nos Estados Unidos e México.

Assim como contribui para a disseminação de marcas nacionais para outros países, o design também se transforma em uma ótima ferramenta para a exportação de serviços. Com o advento da internet e a consequente redução das distâncias, profissionais brasileiros qualificados conseguem atuar em projetos internacionais e receber em dólar ou euro pelo trabalho desenvolvido.

Orientações

Seja através da exportação de produtos ou serviços, alguns cuidados são necessários para obter o sucesso desejado. O primeiro passo é estudar e identificar as particularidades e exigências, até mesmo, legais de cada país. Isso porque, para conseguir competir em condições justas, é preciso conhecer as regras do jogo.

No caso do design de embalagens, por exemplo, algumas informações técnicas e regulamentares podem ser obrigatórias, dependendo da legislação local. Dessa forma, o conteúdo precisa estar de acordo com a proposta traçada para a divulgação da marca.

Sobre o formato, não existe um padrão único. Portanto, a embalagem deve ser apropriada para determinado produto, oferecendo uma ótima experiência de consumo. A dica aqui é pesquisar tendências e os concorrentes, identificando as opções mais aceitas em determinado país. Lembre-se, porém, da importância de encontrar diferenciais para conquistar o destaque desejado.

Entre as qualidades desejadas, ela precisa ser facilmente entendida, proporcionando conforto e conveniência. Além disso, precisa ser adequada ao transporte e estoque, assim como garantir a segurança do conteúdo.

A embalagem precisa ainda atender as aspirações do mercado e ter custo compatível com o seu ciclo de vida. Outra preocupação é com relação ao meio ambiente. O material utilizado não deve agredir a natureza.

É importante lembrar que um bom projeto de design de embalagem conquistará a perfeita integração entre a comunicação do produto e os anseios e aspirações dos consumidores. Para isso, trabalha cores, imagens e textos, destacando-se, conquistando posicionamento e, consequentemente, fidelizando o cliente.

Conclusão

Estratégico, o design de embalagens vai além de sua representação gráfica. Isso porque ele trabalha como um dos principais vendedores da marca, influenciando na compra e divulgando a marca. Dessa forma, é uma ferramenta valiosa e que agrega valor na exportação.

Por isso, contar com o suporte de especialistas é fundamental para o sucesso de um produto, seja em território nacional ou em outros países. Para saber mais sobre o assunto, acesse o site da Speranzini Design.

Foto: Jose Cuervo – campanha Calavera para América Latina e Caribe. Projeto da Speranzini Design.

Patrocinado por: