Blue Studio Express

Conteúdo Patrocinado

Conteúdo Patrocinado

Conteúdo criado pelo Estadão Blue Studio, departamento de branded content do Grupo Estado, para promover a marca patrocinadora.

Blue Studio Express / Negócios

Embalagens eficientes impulsionam vendas e diminuem distâncias

Quando construídas adequadamente, as embalagens eficientes são responsáveis por armazenar corretamente o produto e atrair a atenção dos consumidores

Por Estadão Blue Studio Express
Conteúdo de responsabilidade do anunciante
5 de outubro de 2021 | 09h32

Speranzini Design

Vedetes nas prateleiras dos supermercados, as embalagens eficientes atuam praticamente como um garoto propaganda do produto. Quando construídas adequadamente, são responsáveis por atrair a atenção dos consumidores em uma combinação perfeita entre design e informação. Com isso, são eficientes na missão de impulsionar as vendas.

Além desse lado mais comercial, as embalagens também aproximam determinados produtos de diferentes públicos. Isso porque funcionam como uma ferramenta de otimização, contribuindo para a redução do desperdício de alimentos e perecíveis.

Para a conquista dos resultados desejados, porém, é fundamental contar com o suporte de profissionais especializados para o desenvolvimento de embalagens eficientes. Afinal, com tantas vantagens e detalhes em jogo, não é sensato arriscar essa missão para qualquer pessoa.

Embalagens eficientes

Dessa forma, o processo de vida das embalagens eficientes começa nas mãos do designer. De acordo com Maurício Speranzini, diretor da Speranzini Design, agência especializada em embalagens, esse profissional precisa conhecer profundamente o produto e seu público.

A partir desse ponto de partida, é possível criar um projeto de qualidade, que atenda aos requisitos que uma embalagem precisa ter para se destacar. Portanto, além de criatividade, o processo de produção exige conhecimento detalhado sobre o produto, assim como um aprimoramento das informações sobre o mercado.

Processo de criação

Portanto, é possível concluir que a criação de embalagens eficientes não depende apenas de um momento de inspiração, sorte ou de um “passe de mágica”. Mas então qual a fórmula para a criação de um projeto de sucesso?

De acordo com Speranzini, não existe uma fórmula padrão para criar embalagens eficientes. Dessa forma, cada produto tem suas próprias características.

Além disso, as empresas são diferentes, únicas, recursos, equipes, culturas, possibilidades e objetivos destintos.

O diretor da Speranzini Design lembra que muitas regras que o mercado sinaliza nem sempre são factíveis. Dessa forma, as empresas estão sempre surpreendendo.

Outro ponto relevante é a forma dinâmica como atua o consumidor. Isso porque o mercado registra constantemente mudanças de hábitos e comportamentos de compra.

“Para desenvolver um projeto vencedor e com resultados, a regra número um é justamente conhecer profundamente a empresa e o ambiente que ela está inserida. Portanto, é preciso experimentar, vivenciar, acompanhar suas operações e interpretar causa e efeito para as melhorias permanentes”, destaca.

Nas prateleiras

Com isso, as embalagens eficientes atuam como vendedores ocultos nos supermercados. Além disso, trabalham como aliadas no aumento de vida útil dos produtos. Mas, para isso, precisam ser construídas adequadamente.

Quando o processo de criação das embalagens eficientes e bem sucedido, as empresas conseguem facilmente identificar os diversos benefícios. Nos supermercados, por exemplo, fazem a vez de um informe publicitário.

“Se o consumidor reconhece o produto pela embalagem, no caso de alimentos e bebidas, tem vontade de degustar, entende seu posicionamento e valor, fideliza sua preferência. Certamente, o produto estará memorizado no subconsciente como algo importante e do seu interesse”, destaca o diretor da Speranzini Design.

De acordo com Maurício Speranzini, o mercado estima que 90% dos produtos presentes em um supermercado não possuem apoio de mídia relevante. Dessa forma, conquista o principal espaço aquele que melhor consegue se adequar às necessidades do comércio.

Palavra do especialista

Com projetos de marcas icônicas e exportadas para mais de 45 países, Speranzini acredita que os fatores apresentados conseguem comprovar o poder das embalagens eficientes para o sucesso de um produto.

“A embalagem transporta a logomarca do produto ou empresa. Isso é relevante na medida em que esta representação gráfica deve transmitir os valores e propósito daquela marca. O que é? O que faz? Como? As imagens utilizadas na comunicação precisam ser coerentes com o produto e suas efetivas manifestações”.

Mas a importância das embalagens eficientes não para por aí. Números da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) apontam que 40% das frutas e hortaliças no Brasil são desperdiçadas por causa da falta de armazenamento adequado.

Para Speranzini, essa situação vem ao encontro da função primária das embalagens, que é conter, proteger, armazenar, transportar de forma segura e manter suas características livres de contaminantes.

Além disso, é preciso lembrar que embalagens eficientes são responsáveis por aumentar o prazo de validade das mercadorias, o que evita o desperdício, assim como gera uma economia ao cliente.

“A embalagem é a forma de viabilizar o produto do seu local de produção, cada vez mais distante dos centros urbanos, até chegar às mãos do consumidor em perfeitas condições”, completa.

Para saber mais detalhes sobre o processo de criação de embalagens eficientes, assim como aprender sobre os seus benefícios, é só acessar o site da Speranzini Design.

Foto Speranzini Design

Patrocinado por: