Robotic Process Automation e Robotic Process Discovery são soluções mais conhecidas pelas suas respectivas siglas: RPA e RPD. Certamente, muito se discute atualmente sobre os processos de automação e as formas mais eficientes de implementá-los.
Por isso, essas ferramentas essenciais e suas funcionalidades foram tema da 4ª edição do “RPA – Robotic Summit 2021”. O evento digital – um dos mais importantes do segmento – aconteceu entre os dias 28 e 29 de junho e trouxe muitas novidades sobre o setor.
Apesar de siglas já bem difundidas, RPA e RPD nem sempre são recursos explorados em sua plenitude. Por isso, conhecer determinados detalhes é necessário para entender os benefícios em unir as duas soluções. Dessa forma, torna-se fácil construir uma jornada realmente eficiente para o cliente.
Definições de RPA e RPD
O primeiro passo para aprender sobre RPA e RPD é entender seus significados e diferenciações. Isso permite identificar como ambos se comunicam e, assim, trabalham em conjunto de forma eficiente.
Como já mencionamos, RPA é a sigla utilizada para representar Robotic Process Automation. Por sua vez, RPD é a abreviação de Robotic Process Discovery.
Consultor da Mex, Leandro Kojo explica que RPA é uma solução de automação de processos. Por sua vez, RPD utiliza inteligência artificial e machine learning para minerar, descobrir, mapear e recomendar os processos passiveis de automação para a RPA.
Nem todas as tecnologias de RPA, porém, possuem essa finalidade. “Em uma solução de RPA sem o RPD, quem analisa o processo de mapeamento e recomendação dos processos a serem automatizados são os especialistas capacitados”.
Outra definição importante para conhecer é a diferença entre robô assistido e não assistido. O primeiro auxilia os funcionários a executarem tarefas com maior velocidade, acuracidade e eficiência, funcionando como um guia através de processos ou automações.
Já os robôs não assistidos realizam as tarefas sem intervenção humana. Dessa forma, o processo é realizado do início ao fim pela automatização. “A força de trabalho é representada pelos robôs trabalhando para a empresa 24 horas por dia e sete dias por semana”.
RPA e RPD em números
Por conta dos benefícios já comprovados pelo mercado, RPA e RPD seguem em plena expansão de acordo com os dados destacados no próprio site do evento digital “RPA – Robotic Summit 2021”.
Segundo balanço, a receita mundial para o Robotic Process Automation deve conquistar a casa de US$ 1,89 bilhão este ano, um aumento de 19,5% na comparação com o ano anterior.
Além disso, especialistas acreditam que o crescimento do mercado de automação robótica alcance a taxa de dois dígitos até 2024. Essa expectativa, aliás, já leva em consideração as pressões econômicas provocadas pela pandemia do coronavírus.
Outro dado interessante consta no relatório da KPMG nos Estados Unidos. De acordo com o documento, 32% dos líderes pretendem aumentar o investimento em RPA até 2025.
Criação e finalidades
Desde 2017, o crescimento do Robotic Process Automation já superou os 100%. Mas quando e por que RPA e RPD surgiram como ferramentas de automação que realmente atuam de forma eficiente para melhorar a jornada dos clientes?
Segundo o consultor da Mex, o ponto de partida para o RPA foi a criação da tecnologia chamada screen scraping em meados da década de 90. Ela tinha como funcionalidade propagar dados de sistemas antigos para os novos que estavam surgindo.
Atualmente, o RPA é considerado uma evolução extremamente consistente e desenvolvida do screen scraping. “A solução viabiliza o acompanhamento dos processos de negócios e a coleta de dados. Isso entrega às empresas os recursos necessários para ajustar os fluxos de trabalho e melhorar ainda mais o customer xperience (CX)”, afirma Leandro Kojo.
Já o RPD surgiu posteriormente. Com a evolução das tecnologias, a maturidade da solução possibilitou utilizar o próprio sistema para descobrir e mapear os processos a serem automatizados.
Melhor forma de trabalho
Para obter melhores resultados, a interação entre RPA e RPD se faz necessária. Aqui, porém, alguns critérios são necessários para a adoção da prática e, consequentemente, a conquista do sucesso desejado.
“Quanto mais repetitivos, manuais, com fluxos bem definidos e mapeados os processos forem, melhor será o seu resultado na automação”, destaca o consultor da Mex.
De acordo com Leandro Kojo, outro fator relevante é a colaboração entre as equipes envolvidas no projeto. Além disso, é recomendada a criação de um centro de excelência RPA. Isso permite identificar as necessidades e implementar melhorias contínuas dos processos e do uso da solução.
Benefícios da integração
Quando bem realizada, a combinação entre RPA e RPD proporciona diversas vantagens para as empresas. Entre os principais benefícios está a desejada eliminação do erro humano.
Além disso, é possível identificar a redução do tempo na execução dos processos e a eliminação de boa parte do trabalho humano tedioso e moroso. O resultado, claro, é o aumento da produtividade e a melhoria da experiência do cliente e funcionário.
Quando utilizados juntos, a empresa obtém benefícios comprovados. “A duração de um projeto de RPA com RPD é muito inferior, na comparação com projetos que atuam somente com Robotic Process Automation”.
Isso ocorre porque, com o RPD, a própria tecnologia irá mapear, descobrir e documentar os processos para automação, com um tempo de implantação até cinco vezes menor, explica o consultor da Mex.
Principais tendências de RPA e RPD
Em constante evolução, essas soluções apresentam algumas tendências para os próximos anos. Entre elas, a expansão de RPA no mercado global. Isso ocorrerá desde as empresas com menor porte até multinacionais de diferentes segmentos.
Outro fator relevante será a busca por soluções de RPA em nuvem (cloud) exatamente com a funcionalidade do RPD. “Teremos também a criação de centros de excelência (CoEs) e, por fim, o foco na melhoria da experiência do colaborar (EX) e do cliente (CX)”, ressalta Leandro Kojo.
A Mex consulting é uma empresa de consultoria com foco na melhoria da experiência e jornada dos clientes e colaboradores. Para isso, utiliza conceitos de design thinking e o uso de ferramentas de automação de processos com inteligência artificial e machine learning.
O objetivo é acelerar a automação dos processos, revolucionando as organizações e maximizando os resultados. Para saber mais detalhes, acesse ao site da Mex.
Crédito da foto: Imagem de Gerd Altmann por Pixabay.