Aneel revela potencial de inclusão de até 76 milhões de usuários na iniciativa,
impulsionando o acesso ao crédito e o desenvolvimento econômico.
Fonte: Adobe Stock
Com um potencial para incluir até 76 milhões de usuários, a iniciativa visa melhorar o acesso ao crédito em condições mais justas à cada perfil, promover a inclusão financeira e impulsionar o desenvolvimento econômico da população geral.
Inclusão no Cadastro Positivo
Como parte integrante da terceira etapa do programa, o setor de energia elétrica alcançou uma marca significativa com mais de 70% de seus consumidores na base de dados do Cadastro Positivo.
A quarta fase, voltada às empresas de saneamento básico, já está em andamento e tem um potencial para incluir até 55 milhões de registros, o que vai ampliar ainda mais os benefícios do sistema à população.
Vale ressaltar que, desde julho de 2019, o Cadastro Positivo, regido pela Lei 12.414 e suas alterações, tem operado no modelo de adesão automática e seu propósito é fornecer informações positivas que auxiliem na avaliação de risco na concessão de crédito.
Com isso, os credores acabam tendo uma visão mais completa do histórico de pagamentos de Pessoas Físicas e Jurídicas, o que permite uma visão mais apurada da capacidade de pagamento de quem solicita crédito, com condições mais justas.
Os benefícios do Cadastro Positivo
“A adesão do setor ao Cadastro Positivo é de grande importância, não apenas para facilitar o acesso ao crédito, mas principalmente para proporcionar condições favoráveis de crédito, essenciais para o desenvolvimento econômico da sociedade“, revelou Sandoval Feitosa, Diretor Geral da Aneel.
O presidente da ANBC (Associação Nacional dos Bureaus de Crédito), Elias Sfeir, ressalta a relevância estratégica do setor de energia elétrica na ampliação da viabilidade de crédito para os brasileiros, enfatizando os benefícios socioeconômicos advindos dessa iniciativa, como, por exemplo, aprimoramento dos instrumentos de recuperação de crédito, inclusão financeira e redução de inadimplência.
“Graças à sua capilaridade, o segmento de energia elétrica é estratégico para ampliar a visibilidade creditícia dos brasileiros, promovendo uma série de benefícios socioeconômicos, entre eles a queda da inadimplência, a melhora dos instrumentos de recuperação de crédito e a inclusão financeira“, analisa Elias.
Destaque internacional
O modelo brasileiro do Cadastro Positivo é destaque no cenário internacional com diferenciais como a consulta gratuita da nota de crédito por pessoas físicas e a participação de empresas, além das instituições financeiras, como os setores de telecomunicações, energia, saneamento e gás encanado.
“O Cadastro Positivo brasileiro foi baseado em modelos internacionais e aprimorado. Hoje nosso modelo tem destaque mundial“, finaliza Sfeir. A atuação da ANBC vai muito além das fronteiras nacionais, promovendo intercâmbios das melhores práticas e mostrando como a experiência brasileira na gestão de dados pode contribuir mundialmente
Quer saber mais? Acesse https://anbc.org.br/perguntas-frequentes/ e confira as respostas às dúvidas mais frequentes sobre o Cadastro Positivo.
Conteúdo produzido por Lab Persona Estadão