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Blue Studio Express / Educação

Estudar marketing digital vale a pena? 5 motivos para você dar o primeiro passo

Por Estadão Blue Studio Express
Conteúdo de responsabilidade do anunciante
30 de julho de 2021 | 15h24
Adobe Stock

Não há como negar o fato de que quase todas as grandes empresas pretendem trabalhar ou já trabalham com marketing digital. Com o avanço cada vez mais rápido da tecnologia e a demanda por profissionais superando a oferta, existem muitas oportunidades para quem deseja estudar marketing digital.

Mas será que esse hype vai mesmo durar? Continue lendo para aprender mais sobre o marketing digital e entenda quais são as previsões para essa área.

O que é o marketing digital?

O marketing por si só tem a ver com as atividades e processos que criam, comunicam ou entregam ofertas de valor para os clientes ou consumidores. Quando ele se torna digital, a diferença é a plataforma em que ele opera (no caso, na internet).

O marketing digital é um campo bem grande, com muitas estratégias e especialidades para ajudar a conectar uma marca com o seu público.

Branding, marketing de conteúdo, anúncios, otimização de mecanismos de pesquisa (SEO) e e-mail marketing, por exemplo, fazem parte do marketing digital. Os resultados normalmente acabam sendo mais baratos para as empresas do que no marketing tradicional (como comerciais de TV, por exemplo).

Afinal, vale a pena estudar marketing digital?

É necessário lembrar o clichê que você já viu muito, mas é real: o mundo está se tornando mais conectado do que nunca.

O recente “boom” de dispositivos como smartphones, smartwatches e smart TVs aumentou o alcance dos departamentos de marketing digital e solidificou ainda mais sua importância dentro de uma empresa.

Algumas pessoas podem pensar que o hype do marketing digital pode ter saturado a área, mas não é bem assim. Como hoje muitas empresas estão disputando o “território online” e a atenção dos consumidores, as estratégias precisam ser cada vez mais refinadas e os setores de marketing só tendem a crescer.

Além disso, estudar marketing digital pode abrir muitas portas para outras oportunidades de carreira – e pode ser essencial para quem quer abrir ou já tem um negócio próprio.

Como estudar marketing digital sozinho?

Num mundo em que o Google nos mostra praticamente tudo, aprender marketing digital sozinho pode ser uma alternativa bem interessante.

Mas antes vale um aviso super importante: cuidado com suas fontes! Nos últimos anos surgiram muitos profissionais que se colocam quase como “gurus” do marketing digital e prometem ensinar métodos super eficazes em cursos e workshops, mas nem todos são realmente bons.

Veja algumas sugestões de como você pode aprender marketing digital sozinho de uma maneira mais eficiente:

1 – Blogs

Uma coisa que a internet faz bem é produzir conteúdo de qualidade, basta saber onde procurar. Algumas dicas de blogs bem legais para aprender mais sobre o assunto são: Think With Google, HubSpot e Neil Patel.

2 – Participar de eventos

Agora na pandemia, muitos profissionais estão se reunindo em webinars para falar sobre marketing digital e você pode conferir de perto várias discussões sobre o tema. O Facebook mesmo sempre faz esse tipo de evento – veja aqui.

3 – Cursos

Invista em cursos que irão te conectar com o mundo profissional. Isso é essencial para que o conhecimento seja consolidado e você “saia da teoria”. Além disso, vale também conferir se o curso é certificado pelo Ministério da Educação e quem são os professores e mentores.

Como se destacar no mercado?

Ainda que a área de marketing digital tenha muitas oportunidades em diversas frentes, os cargos mais altos e melhores salários pedem o óbvio: especialização e conhecimento. Com o “boom” desse mercado nos últimos anos, muitos profissionais entraram em empresas sem muito conhecimento e acabaram trazendo estratégias ineficazes.

Um profissional que se formou em Marketing na graduação, por exemplo, dificilmente terá todo o conhecimento necessário para liderar um projeto todo estruturado no Marketing Digital.

Por isso, para se destacar no mercado hoje é preciso ir além do conhecimento básico e estar sempre (sempre mesmo, é sério!) atualizado com as novas tendências do Marketing Digital.

A internet é extremamente rápida e as tendências vêm e vão num piscar de olhos. Bons profissionais de marketing não se lamentam por ter que mudar suas estratégias, mas conseguem enxergar oportunidades em todas as novidades que estão surgindo.

Claro que, para isso dar certo, é preciso de muito conhecimento (prático, teórico e analítico) e algumas soft skills que podem te levar mais longe. Isso é o que a Galícia Educação oferece em seu curso de pós-graduação em Gestão de Marketing – Martech e Adtech.

Esse curso foi desenhado para que os profissionais ligados ao Marketing – de líderes seniores a jovens changemakers – possam desenvolver suas grandes ideias e network, resolver problemas complexos, e conferir experiências superiores a seus clientes de maneira sustentável.

Os participantes são desafiados a desenvolverem insights críticos para qualquer tipo de negócio e a entender a fundo a dinâmica de métricas e indicadores de performance para o setor de marketing e para toda a organização.

5 motivos para estudar marketing digital

Se você ainda está em dúvida se vale a pena ou não estudar marketing digital, olha só esses dados sobre a área e veja alguns (bons) motivos para se especializar nela:

1 – Aumento do e-commerce

Uma pesquisa da empresa McKinsey descobriu que a pandemia acelerou a adoção do e-commerce em 10 anos em apenas 3 meses.

2 – Investimento no mercado

Segundo o relatório “Global Digital Advertising and Marketing Industry”, desenvolvido pela empresa Global Industry Analysts, estima-se que o mercado do marketing digital atingirá o valor de 640 bilhões de dólares em 2027 (ele ficou em $ 322,5 bilhões em 2020).

3 – Estratégia de crescimento

De acordo com a Pesquisa Maturidade do Marketing Digital e Vendas no Brasil, 94% das empresas escolheram o Marketing Digital como estratégia de crescimento.

4 – Diferentes áreas

O marketing digital tem uma vantagem em relação às outras carreiras, que é a versatilidade. Com o conhecimento necessário você pode transitar da área criativa à área mais analítica com tranquilidade.

5 – Up na carreira

Mesmo que você não queira trabalhar diretamente com marketing digital, ele ainda pode te proporcionar um destaque no mercado de trabalho. Ele pode impulsionar o seu lado empreendedor e te ajudar na atração de clientes em qualquer área.

Bom, agora que você já sabe um pouco mais sobre as vantagens de estudar marketing digital, não esqueça de conhecer o curso de pós-graduação em Gestão de Marketing – Martech e Adtech aqui da Escola de Gestão da Galícia Educação e também se inscrever na nossa newsletter para ficar sabendo das novidades da área!

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