Blue Studio Express

Conteúdo Patrocinado

Conteúdo Patrocinado

Conteúdo criado pelo Estadão Blue Studio, departamento de branded content do Grupo Estado, para promover a marca patrocinadora.

Blue Studio Express / Educação

Benefícios da leitura de bons livros para a sua vida

Além de enriquecer o conhecimento, ler livros promove diversos benefícios para a saúde, vida pessoal e profissional

Por Estadão Blue Studio Express
Conteúdo de responsabilidade do anunciante
3 de novembro de 2021 | 14h27

Infelizmente, o brasileiro não possui o hábito de ler livros, diferentemente do que ocorre em outros países. Por aqui, a média de leitura é de apenas 5 publicações por ano. Muitos, aliás, costumam apenas apreciar pequenos textos nas redes sociais ou só observam mesmo as imagens ou vídeos engraçados e distribuem “likes”.

Para esses, é importante lembrar que o hábito de ler bons livros transforma vidas. Quer se tornar uma pessoa bem-sucedida? Então basta seguir o exemplo de empresários de sucesso. Bill Gates é um dos diversos exemplos de pessoas que se declaram apaixonadas pela literatura. Mark Zuckerberg, Oprah Winfrey e Warren Buffett também fazem parte da lista.

Além de enriquecer o conhecimento, a literatura também promove diversos benefícios para a saúde, vida pessoal e profissional. Para isso, porém, é preciso construir esse valioso hábito.

Duvida? Consultamos a equipe do Mural dos Livros para destacar os benefícios da leitura. Aproveitamos ainda para separar algumas boas sugestões para quem deseja começar nessa jornada.

Livros e seus benefícios

De acordo com os especialistas, o hábito de ler bons livros traz diversos benefícios que refletem n dia a dia. Melhorar o vocabulário e a escrita, por exemplo, é apenas a “ponta do iceberg”.

Quando falamos sobre os benefícios para a saúde, o próprio hábito de ler é uma atividade relaxante, que ajuda a acalmar os nervos, diminuindo o nível de estresse e combatendo também a ansiedade.

Além disso, os livros também ajudam a exercitar a mente. Dessa forma, reforçam a memória e, até mesmo, ajudam a prevenir doenças como o Alzheimer.

Já no quesito profissional, os livros contribuem na resolução de problemas, deixando ainda o pensamento “mais afiado”. Mesmo que a leitura seja de um gênero e a área de atuação de outro, com pouco tempo a pessoa consegue identificar a evolução do modo de pensar, tornando-se mais crítico e assertivo.

Avaliação

Mas o que considerar como bons livros? Aqui, é importante destacar que o critério é subjetivo. Afinal, depende muito do gosto e estilo do leitor. Dessa forma, o critério a ser utilizado é o prazer em ler determinada publicação.

Claro que existem livros considerados indispensáveis. São obras atemporais, que permitem ao leitor evoluir em diversos aspectos de sua vida. De acordo com a do Mural dos Livros, o mais importante é desenvolver o pensamento crítico, permitindo o leitor enxergar o mundo com “novos olhos”.

Diversificação

Como já mencionado, o primeiro ponto que precisa ser levado em consideração ao escolhe os livros é o gênero. Isso porque uma pessoa se o leitor não gosta de romance, por exemplo, certamente abandonará a leitura no meio do caminho, mesmo sendo um clássico recomendado.

Para facilitar o entendimento, basta fazer uma analogia com os filmes. Existem vários filmes bons de diferentes estilos. A escolha, portanto, depende do gosto.

Apesar disso, o leitor não precisa ser fiel a apenas um estilo. Isso porque a diversificação é com certeza o melhor caminho, pois aumenta o leque de boas opções, enriquecendo o conhecimento com informações variadas.

Para quem está começando o hábito de leitura, porém, o mais indicado é começar por um gênero específico. Entretanto, conforme o hábito vai evoluindo, o ideal é diversificar os gêneros. Por exemplo: se uma pessoa só gosta de ação, talvez dar uma chance para o terror possa ser uma boa.

Dica para os iniciantes

Assim como diversas coisas na vida, adquirir o hábito de ler livros exige constância. Com o tempo, a pessoa acrescenta naturalmente a literatura na rotina do dia a dia, transformando isso em um momento de prazer.

Para crianças, o melhor é começar com livros famosos do gênero, como por exemplo “Harry Potter” e “Percy Jackson”. Já para adultos, o caminho é seguir para os gêneros que mais agradem. Os livros da Agatha Christie costumam ser uma boa escolha para quem está começando.

Além disso, uma boa maneira de construir o hábito de leitura é definir um local específico da casa e um horário especial para abrir o livro. Mesmo que o dia tenha sido cansativo, 15 páginas antes de dormir certamente fazem toda a diferença.

Para quem considera pouco, basta fazer uma conta simples: com 15 páginas por dia a pessoa conseguirá ler 450 páginas em um mês. Dependendo da publicação escolhida, isso pode representar até 3 livros no período.

Levando em conta que o brasileiro costuma ler uma média de 2,5 livros por ano, a pessoa terá ultrapassado a média em apenas um mês.

Livros “indispensáveis”

O gênero, preferido, é o ponto de partida para escolher a obra preferida. Entretanto, existem algumas publicações consideradas indispensáveis. Para ajudar na escolha, a equipe do site Mural dos Livros preparou uma lista com os 34 melhores livros para ler antes de morrer.

Entre os indicados estão clássicos como: O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry; Dom Casmurro, de Machado de Assis; Grande Sertão Veredas, de João Guimarães Rosa; Ensaio sobre a Cegueira, de Jose Saramago, entre outros.

Para conferir a lista completa é só acessão link. Aliás, quem deseja aproveitar ao máximo os benefícios de ler livros encontra no site Mural dos Livros um grande amigo.

Foto de Tima Miroshnichenko no Pexels.

Patrocinado por: