Quando o assunto é marketing digital, seja no almoço da família ou no papo de bar, sempre surge um “entendido” que estufa o peito e diz: “anunciar no Google não funciona”. Para justificar a afirmativa, a pessoa costuma falar que já investiu na plataforma, mas não conseguiu vender nada.
Para contrariar esse ponto de vista, reflita um pouco sobre a seguinte questão: se realmente não funciona, por que será que grandes empresas investem milhões por ano para anunciar no Google AdWords?
Acredite, as principais companhias do mundo não costumam jogar dinheiro fora. Por isso, elas metrificam todos os resultados e, por conta do retorno, seguem atuando na plataforma.
A importância é tão grande que os principais especialistas em marketing digital exploram em suas estratégias a plataforma. Para facilitar o entendimento, Filipe Adam, CEO da Rocketship explica: “o Google é o maior site de buscas do mundo. Já o segundo maior é o Youtube, que faz parte do Google Ads”.
Campanhas no Google
Com tamanha relevância no mundo digital, é impossível desprezar a ferramenta. Mas então por que algumas empresas ainda costumam desacreditam no potencial da plataforma?
Algumas “lendas” acabam distorcendo a visão de muitos empresários, dificultando visualizar os verdadeiros benefícios oferecidos pelo Google. “Algumas empresas pensam que é caro demais. Já outras pensam que é complicada demais para trabalhar”, destaca Filipe Adam.
O problema, portanto, está na forma como alguns investem e nos mitos que costumam acreditar. De início, é preciso entender que o Google não vende o seu produto ou serviço. Essa é a função da sua empresa.
A ferramenta, porém, identifica as pessoas interessadas e coloca dentro da sua loja. Portanto, a plataforma entrega na sua mão as melhores cartas da mesa. Mas finalizar a “jogada” depende de você.
Orientações
Na parte técnica, é importante entender que existem diferentes formas de trabalhar com a ferramenta. Aliás, as campanhas no Google são dinâmicas, evoluem constantemente.
Em linhas gerais, quanto mais a plataforma entende da sua empresa e do seu consumidor, mais opções ela consegue oferecer para a conquista dos resultados desejados.
Saber customizar uma campanha para obter os melhores resultados, portanto, faz-se necessário. Dessa forma, é preciso conhecer bem as particularidades da ferramenta e, com isso, traçar e aplicar uma estratégia eficiente, ajustada constantemente com a maturação das ações.
Nessa missão, é interessante conta com a ajuda de um profissional, que conseguirá colocar em prática as ações necessárias. Com isso, o especialista saberá utilizar todas as ferramentas disponíveis para conquistar os resultados desejados.
Vale destacar também que o próprio Google auxilia na criação e customização dos anúncios.
Tráfego de intenção
O especialista da Rocketship afirma que, na maior parte das vezes, o principal erro é não começar a anunciar no Google logo de início. “Dependendo do lançamento, investimos até mais em Google do que no Facebook”.
Segundo ele, isso ocorre porque o Google traz o conhecido tráfego de intenção, onde a pessoa pesquisa sobre determinado assunto, o usuário promove a ação. “Enquanto que no Facebook é a empresa que busca a atenção do usuário”.
Mas quanto investir no Google para começar a obter os resultados desejados? É importante lembrar que existem diferentes estratégias. De forma geral, é indicado utilizar 50% da verba para captação nessa plataforma. “Boa parte deste investimento será no Youtube”.
Filipe Adam explica que o custo do lead no Google será maior. Entretanto, a conversão muitas vezes também ganhará do Facebook.
Outra dica valiosa é seguir uma máxima muito utilizada no setor financeiro: não deposite todos os ovos na mesma cesta. Com isso, trabalhar em diferentes plataformas permitirá construir uma estratégia mais sólida.
Cuidados necessários
Na trilha do sucesso, alguns cuidados são necessários para evitar complicações durante o percurso. Por isso, é importante conhecer os erros mais comuns cometidos pelas empresas para, certamente, evitá-los.
O primeiro passo é evitar anunciar sem o conhecimento necessário e sem uma estratégia bem definida. Isso significaria dar um “tiro no escuro”, o que pode gerar grande prejuízos. Por isso, o especialista da Rocketship recomenda: “domine a ferramenta para não fazer besteira”.
Para evitar desperdiçar tempo e, principalmente, dinheiro, Filipe Adam montou duas listas valiosas que vão facilitar durante a jornada.
O que fazer?
- Anúncios de Google Search;
- Anúncios de Youtube;
- Anúncios nas redes de Discovery e Display.
O que não fazer?
- Colocar campanhas com orçamentos altos sem saber mexer na ferramenta;
- Usar criativos ruins no Youtube;
- Deixar de fazer anúncios de branding em Google Search.
Infoprodutos
Atualmente, o Google é muito usado por quem vende produtos físicos. São empresas que já identificaram o poder do tráfego de intenção. Dessa forma, as estratégias adotadas buscam atingir leads um pouco mais maduros, que já buscam pelo assunto.
Por sua vez, os infoprodutores habitualmente optam por explorar principalmente as redes sociais. Para o especialista da Rocketship, porém, essa é uma decisão equivocada.
“Se os criativos, especialmente os de vídeo, ficarem muito bons, o Google é uma ferramenta obrigatória. Isso porque muitas vezes o público do Facebook e do Google são bem diferentes”.
Portanto, é importante entender a importância de atuar com maestria nas diferentes plataformas, com uma estratégia eficiente que consiga capturar tanto os leads existentes nas redes sociais quantos os que trafegam pelo Google.
Quer saber mais sobre o assunto? Então acesso ao site da Rocketship, uma agência especializada em tráfego pago para grandes lançamentos.
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