Foto: Adobe Stock
O empréstimo pessoal se transformou em uma alternativa viável para pequenos empreendedores que buscam iniciar ou dar sequência às atividades. Quando trabalhado corretamente, o dinheiro extra pode ser a solução para quem precisa de uma ajuda para alavancar a iniciativa.
Com a taxa de desemprego batendo os 9,3% no segundo trimestre deste ano, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílios (Pnad) Contínua, aliás, a solução se transformou no caminho trilhado por muitos brasileiros que apostam no empreendedorismo.
Segundo pesquisa da SuperSim, 70,3% dos brasileiros das classes C e D pediram um empréstimo pessoal no último ano. Do total, a maioria solicitou o dinheiro para investir no próprio negócio, com uma fatia de 37% do total. Na sequência aparecem: pagar parcelas de compras (18%) e arcar com despesas inesperadas (11%).
Ainda de acordo com o levantamento, 70,45% pediram empréstimo pessoal de até R$ 2.500. Do total, 38,2% possuem entre 35 e 44 anos de idade e 40,3% têm o ensino médio completo.
Motivos para o empréstimo pessoal
Diversos motivos levam o nano, micro e pequeno empreendedor a solicitar um empréstimo pessoal. No caso da SuperSim, por exemplo, que atua em uma faixa da classe C e D, as finalidades normalmente se direcionam a investir em pequenos negócios informais locais ou trabalhos para geração de renda extra.
Dessa forma, muitas vezes são pessoas que não possuem o dinheiro necessário para dar início às atividades com mais tranquilidade. Ou pessoas que já atuam no segmento, mas precisam do empréstimo para comprar matéria-prima ou investir na manutenção ou aquisição de algum equipamento.
Por exemplo: uma profissional que prepara bolos ou marmitas que encontrou dificuldades para adquirir os produtos necessários por conta da alta do preço dos alimentos.
Em situação similar se encontram artesãos, rendeiras, ambulantes e qualquer outro empreendedor que normalmente não possui à disposição o capital de giro necessário para superar toda e qualquer adversidade de um mercado tão imprevisível.
Dificuldades para conseguir o empréstimo
Como estamos falando de microcrédito ou até informais, as dificuldades em conseguir o empréstimo pessoal desejado no chamados “bancões” é maior. Isso porque são pessoas fora do interesse dos bancos e financeiras tradicionais.
“Estas instituições têm políticas de crédito muito ríspidas, o que gera um efeito de “sub-bancarização” dessa população, principalmente a classe D, pois consideram o risco muito alto e o retorno muito baixo para esse tipo de investimento”, destaca Carolline Volpato, chief of staff da SuperSim.
Portanto, o microcrédito se transforma na única opção para muitos desses empreendedores que desejam produzir alguma mudança por meio do acesso a recursos financeiros imediatos.

Dicas antes do empréstimo
Antes de solicitar um empréstimo, alguns cuidados são necessários. O primeiro passo é fazer um balanço geral das finanças da empresa e/ou pessoais. Isso ajudará a identificar possíveis despesas que podem ser eliminadas ou reduzidas.
Só para ter uma ideia, a pesquisa da SuperSim identificou que alimentação e contas de água e luz são as despesas que mais pesam no bolso de quem pede empréstimo.
Na sequência, é necessário avaliar o valor que realmente será preciso. Com essas informações em mãos será possível identificar se realmente é viável fazer um empréstimo pessoal, porque o empreendedor precisará ter certeza que contará com dinheiro suficiente para arcar com as prestações mensalmente. Afinal, o objetivo é lucrar e não obter mais uma dívida.
Onde solicitar o dinheiro?
Por falar em prestações, o empreendedor deve pesquisar bem para definir a melhor instituição para a aquisição de um empréstimo pessoal. Entre os critérios levados em consideração está a taxa de juros, assim como as facilidades para a conquista do dinheiro desejado.
Mais uma vez, é importante lembrar que pequenos empreendedores muitas vezes encontram dificuldade para ter acesso a linhas de crédito tradicionais.
Dessa forma, leve em consideração a taxa de aprovação porque, mesmo encontrando no mercado recursos financeiros a juros muito baixos, se torna difícil conquistar a aprovação e, consequentemente, a liberação do dinheiro.
No caso da SuperSim, por exemplo, o empréstimo com garantia de celular aumenta significativamente a taxa de aprovação. A empresa possui a maior taxa de aprovação, inclusive para negativados.
“Taxa de juros e opções de redução de juros são cruciais para não criar a famosa bola de neve. É importante casar sua receita considerando as parcelas mensais”, destaca Carolline Volpato.
Agilidade e praticidade para a solicitação do dinheiro também precisam ser colocadas na balança no momento da escolha. A tecnologia, portanto, é uma grande aliada. Afinal, ela permite simular empréstimo, assim como solicitar o recurso online.
Outros benefícios de quem optar pela SuperSim são: possibilidade de pagar o empréstimo pessoal em 12 vezes, com parcelas pequenas que cabem no bolso; receber o depósito do dinheiro via Pix em poucos instantes; possibilidade de reduzir juros ao antecipar parcelas, entre outros.
Com tantos benefícios, vale conhecer mais sobre a melhor forma de conseguir empréstimo pessoal para iniciar ou alavancar um negócio, mesmo para negativados. Para saber mais, acesse SuperSim, empréstimos pessoais.