Blue Studio Express

Conteúdo Patrocinado

Conteúdo Patrocinado

Conteúdo criado pelo Estadão Blue Studio, departamento de branded content do Grupo Estado, para promover a marca patrocinadora.

Blue Studio Express / Negócios

Como escolher uma franquia de acordo com o seu perfil?

O perfil do investidor tem ligação direta na escolha da franquia certa para conquistar os resultados desejados

Por Estadão Blue Studio Express
Conteúdo de responsabilidade do anunciante
29 de agosto de 2022 | 09h04
Foto de Karolina Grabowska no Pexels

Que a franquia é um modelo de negócio lucrativo todos já sabem. Entretanto, no mercado existem diversas opções para o empreendedor optar. Uma das formas de identificar qual a melhor opção é escolher de acordo com o perfil do interessado. Dessa forma, uma pessoa com afinidade com o setor educacional, por exemplo, pode optar por alguma atividade nessa área.

Dentre os empreendedores, há dois grandes grupos. Um abarca os empreendedores por necessidade, que apenas fazem isso para sobreviver, enquanto o outro reúne os empreendedores por oportunidade, responsáveis por identificar um nicho com potencial de crescimento.

Existem cinco principais perfis de empreendedores: carismático, corporativo, inovador, social e visionário. Um deles – ou a junção de alguns – poderá ser o seu perfil. Vamos conhecê-los?

Franquia e o perfil do empreendedor

Os carismáticos influenciam de maneira positiva, fazendo com que os outros fiquem atraídos pelas palavras e histórias que dizem. Assim, o carisma natural será fortíssimo aliado nos negócios, ajudando no crescimento.

Já o corporativo tem como característica aplicar as características empreendedoras na vida e na empresa, sempre para melhorar e requintar produtividade e bons resultados, sem medo de arriscar. Vontade de aprender e conhecimento da maneira de otimizar a equipe estão no pacote.

Por sua vez, o inovador identifica novas necessidades e oportunidades no mercado, com boas ideias, ferramentas e recursos que facilitem. Tudo isso, no entanto, torna-se financeiramente rentável nas mãos deles.

O social foca em causas humanitárias e resolução de problemas. O lucro não é o seu primeiro objetivo, mas também ganha dinheiro, de modo a atingir sustentabilidade financeira cumprindo metas sociais – o que não deixa de ser um grande desafio -, usando a ética contra as injustiças.

Por fim, o visionário, como o próprio nome já diz, enxerga à frente de seu tempo, vaticinando evoluções do mercado, tendências de consumo ou os dois fatores, o que significa resultados financeiros e minimização de prejuízos, unindo com uma boa administração.

Conseguir alinhar esses perfis com a escolha da franquia desejada faz toda a diferença para o bom andamento das atividades.

MoveEdu

Dentro do segmento de franquias educacionais, um exemplo é a MoveEdu. São escolas que acompanham todos os momentos da vida do aluno, desde a infância, passando pelo Ensino Fundamental, pela introdução no mercado de trabalho – incluindo até cursos técnicos – e terminando na graduação.

Além dessa presença marcante, a metodologia é aliada à tecnologia, de modo a se adaptar à rotina do estudante, característica fundamental dos tempos velozes da atualidade.

“No geral, a MoveEdu possui um amplo catálogo de produtos oferecidos. Temos anos de atuação no mercado de educação, além de propostas de inovação”, afirma Rogério Gabriel, presidente da MoveEdu.

Para contemplar tantas etapas da vida educacional e ajudar no poder de escolha do potencial empreendedor, a MoveEdu possui quatro franquias: Prepara Cursos, Microlins, Ensina Mais e People Tech and English. Cada uma tem características voltadas a um ou mais perfis juntos de empreendedores.

A Prepara Cursos é focada para a qualificação profissional, cada vez mais necessária para a recolocação no mercado de trabalho, em um momento em que o número de desempregados sobe de maneira contínua, ou para se conjugar com acerto o verbo reinventar. O investimento é baixo e os resultados são surpreendentes. É o estilo do empreendedor com perfil social e corporativo. Afinal, o amor pela educação dentro das premissas de que ela transforma vidas por intermédio do desejo de qualificar pessoas e emprega-las compõem este caminho.

Já a Microlins também é voltada para o ensino profissionalizante. Foi criada em 1991 e está há 18 anos no sistema de franquias, formando mais de 4 milhões de alunos. A Microlins foi eleita como uma das melhores franquias no Brasil em 2020 pela Pequenas Empresas Grandes Negócios, além de ostentar o mesmo status em 2019 pela Associação Brasileira de Franchising e escolhida a maior franquia de ensino profissionalizante do Brasil pela SEGS. Só isso – e não é pouco – ajuda demais a perceber que se trata de uma chance de qualidade para empreender. Esta franquia é alinhada para o empreendedor com perfil corporativo e visionário, de olho na geração de empregos no País por intermédio dos cursos profissionalizantes.

Por sua vez, a Ensina Mais é para a educação das crianças em desenvolvimento. Foi eleita a melhor microfranquia do País em parceria com a Turma da Mônica, mostrando-se um negócio rentável e sólido. Trata-se de um negócio para o empreendedor com perfil social e carismático, daquele que ama ensinar, se importa com o meio em que vive e acredita que a educação é essencial para a sociedade, além de admirar a turminha criada pelo cartunista Maurício de Souza dentro desse processo.

Por fim, a People Tech and English é focada na formação moderna de profissionais, de acordo com as expectativas e tendências do mercado, ligados ao inglês e às profissões do futuro, como a robótica. Em uma franquia, são oito negócios, formando um mix de cursos para todos os públicos. Além disso, as mais de quatro décadas no franchising garantem estabilidade e espírito inovador necessários para o investimento.

Ou seja, o perfil inovador e visionário do empreendedor é o mais adequado, pois são necessários o amor pela tecnologia, a crença de que a educação deve estar alinhada com as habilidades do futuro e que acompanha as tendências do mercado. Quer saber mais? Então acesse o site da MoveEdu.

Patrocinado por: