Solução desenvolvida pela NDD otimiza processos e reduz custo
com o controle da logística das empresas em uma única plataforma.
NDD Elog: automação completa da logística empresarial. Fonte: Johannes/Adobe Stock
Complexa e com inúmeros detalhes, a logística representa um custo significativo no valor dos produtos de qualquer companhia. Dessa forma, aprimorar os processos e economizar são ações que permitem aumentar a competitividade e, consequentemente, refletem positivamente nos resultados de uma empresa.
Em meio a atividades manuais e falhas, os gestores buscaram na tecnologia soluções para resolver problemas pontuais, com planilhas tradicionais e aplicativos que solucionam situações específicas. Entretanto, algumas brechas ainda comprometiam os resultados.
Foi nesse cenário que surgiu o NDD Elog. Criado pela NDD, este TMS Embarcador – sigla do termo em inglês Transportation Management System, ou Sistema de Gerenciamento de Transporte, em uma tradução livre – automatiza inúmeros processos, concentrando em uma única plataforma o controle em uma única plataforma um maior controle da logística da empresa.
Além da redução de custos, a tecnologia agiliza e qualifica os processos, eliminando possíveis erros e inconsistências de atividades realizadas manualmente. Por sua vez, o controle mais completo dos inúmeros dados permite aprimorar a gestão e, claro, identificar novas oportunidades.
Consequentemente, a inovação se transformou no principal aliado para os embarcadores: indústrias que necessitam gerenciar toda a logística de insumos e produtos acabados.
Gestão logística de ponta a ponta
Mas, na prática, como isso realmente funciona? Para entender melhor os diferenciais do NDD Elog, torna-se necessário conhecer as necessidades do setor e o processo evolutivo que gerou a criação da solução.
Fundamental para qualquer companhia, o setor de logística possui desafios complexos que envolvem desde a parte burocrática da gestão completa do pedido até a entrega da mercadoria e o pagamento do frete. São diversas etapas que exigem uma grande quantidade de funcionários para tentar agilizar e atender às demandas.
Aos poucos, o controle feito em papéis presos em pranchetas migrou para planilhas em computadores. Entretanto, as peculiaridades e variações do setor de logística ainda exigiam muito tempo e investimento.
Em meio a tudo isso, surgiu há 10 anos a vertical de logística da NDD. Head deste segmento na empresa, Rafael Orsi explica que o primeiro desafio foi desenvolver uma aplicação para centralizar contratação, pagamento e auditoria de fretes.
Na sequência, surgiu a necessidade do mercado por uma ferramenta – o NDD Cargo – para emissão de CIOT, pagamento Eletrônico de Frete (PEF), despesas de viagem e vale pedágio obrigatório (VPO), onde fomos pioneiros na criação do Hub de TAG de pedágios possibilitando que nossos contratantes efetuassem o pagamento do VPO em diversas TAGs na mesma operação. Posteriormente, uma nova dor do setor exigiu o desenvolvimento de uma solução para o monitoramento inteligente e em tempo real das entregas, quando surgiu o NDD Move.
Apesar dos avanços, o mercado ainda necessitava de uma plataforma para agregar essas funcionalidades, trazendo ainda novas ferramentas para automatizar e otimizar todos os processos. “Em linhas gerais, o NDD Elog é uma junção de todos os produtos, mas com algumas particularidades. Ele ajuda qualquer negócio que tenha de fazer a gestão completa do transporte, de ponta a ponta”, diz.
Exemplos de utilização do NDD Elog
Segundo Orsi, a solução surgiu a partir de uma necessidade do mercado. “Antes, os nossos clientes nos contratavam para atender a uma situação específica. Com isso, identificamos que não existia uma solução completa. Agora, além de unificarmos tudo em uma única plataforma, conseguimos resolver de ponta a ponta as necessidades desses embarcadores”, afirma.
Basicamente, o NDD Elog faz a jornada completa, com acompanhamento em tempo real, desde o planejamento, roteirização, emissão de documentos, auditoria de valores e tributos, monitoramento em tempo real da entrega no prazo, até o pagamento do frete e encerramento da viagem.
Ainda assim, com o apoio da inteligência artificial (IA), é possível programar com elevada eficiência as rotas e validar informações, incluindo o reconhecimento de assinaturas no momento da entrega do pedido.
Entre as inúmeras aplicações, podemos apresentar algumas funcionalidades para exemplificar. Ao receber os pedidos, o gestor utiliza a plataforma para organizar e otimizar a distribuição das mercadorias nos diversos veículos, tendo como parâmetros algumas regras, como capacidade de transporte, localização, rotas, entre outros.
Se necessário, é possível fazer a emissão dos documentos de transportes para a transportadora que fará o frete, como o CT-e e o MDF-e. “Alguns embarcadores utilizam o conceito de primarização, em que criam uma transportadora dentro do próprio grupo e depois contratam transportadores e emitem os documentos fiscais dessas empresas”, explica Orsi.
A plataforma possui uma ferramenta de monitoramento e gestão de entregas, também conhecida como Torre de Controle, permitindo monitorar as entregas em tempo real e tratar todas as ocorrências em rota, reduzindo assim custos com devoluções e reentregas. “No NDD Elog eu organizo as entregas, faço seu monitoramento, trato eventuais ocorrências e, no final, tenho a garantia da entrega com sucesso, permitindo finalizar a viagem e efetuar o pagamento do transporte.”
Benefício de uma gestão de ponta a ponta
Com grande experiência no setor, Orsi explica que a correta gestão faz toda a diferença nos resultados de qualquer empresa. “A logística costuma gerar um custo de aproximadamente um terço, o que é muito significativo. Então, é preciso buscar vantagens competitivas para reduzir esses valores. Portanto, quanto mais você automatiza os processos, maior a margem de competitividade”, afirma.
Dessa forma, a gestão completa com a automação de diferentes processos se transforma em um diferencial estratégico relevante. Por um lado, a solução aprimora e agiliza o trabalho, eliminando diversas atividades manuais factíveis a erros. Por outro, permite que os profissionais sejam aproveitados em outras atividades estratégicas.
Para exemplificar, Orsi destaca o caso de uma grande empresa que produz equipamentos para a agropecuária. “Essa companhia precisa de uma grande quantidade de pessoas para fazer o planejamento, contratação de frete e gestão da entrega por meio de processos manuais. Com a solução, a estimativa é de reduzir próximo de 50% a mão de obra nesses processos manuais e repetitivos.”
Já em uma outra empresa, a automação permitirá eliminar erros, garantindo mais controle na auditoria. “Durante um evento, um empresário informou que conta com uma equipe para auditar por amostragem se os valores dos fretes estão sendo cobrados corretamente. Com a solução, será possível verificar tudo automaticamente.”
Ao escutar as necessidades do mercado, a NDD conseguiu desenvolver uma plataforma completa para a gestão logística. Com o tempo, a inovação certamente se transformará em um diferencial competitivo para as empresas, facilitando até mesmo a escalabilidade dos negócios. Principalmente em um mercado que atua com margens tão competitivas, a tecnologia é indispensável. Para saber mais, acesse https://ndd.tech/logistica/ndd-elog.