Blue Studio Express

Conteúdo Patrocinado

Conteúdo Patrocinado

Conteúdo criado pelo Estadão Blue Studio, departamento de branded content do Grupo Estado, para promover a marca patrocinadora.

Blue Studio Express / Negócios

NDD recebe homologação do Banco Central para atuar como instituição de pagamento

Por Estadão Conteúdo
Conteúdo de responsabilidade do anunciante
5 de fevereiro de 2026 | 10h00

Conquista surge em um momento estratégico para a empresa, facilitando a oferta de soluções completas e inovadores em um mercado em transformação, com a Reforma Tributária e o Pix Automático

NDD é homologada pelo BC como Instituição de Pagamento

NDD é homologada pelo Banco Central como Instituição de Pagamento. Imagem: Adobe Stock.

Hub de soluções tecnológicas para a gestão fiscal, logística, financeira e de dispositivos, a NDD deu mais um importante passo em seu processo de expansão. No dia 8 de janeiro, o grupo foi homologado pelo Banco Central (BC) como instituição de pagamento. A decisão da autarquia foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) no dia 12 de janeiro.

Victor Tortelli, presidente da instituição de pagamento, comenta que a mudança de patamar surge em um momento importante e estratégico para a empresa, que conquista mais autonomia e escalabilidade para atender as evoluções necessárias da reforma tributária e operações de meio de pagamento eletrônico de frete.

Com a Reforma Tributária em vigor desde o dia 1.º de janeiro, o mercado necessita cada vez mais de soluções inteligentes, completas e integradas, que consigam promover a convergência estratégica entre o fiscal e o financeiro, facilitando a automação e auditoria de ponta a ponta de todo processo.

Com os tributos sendo calculados a partir do regime de caixa e não mais pelo regime de competência, as áreas de backoffice das empresas precisam estar cada vez mais conectadas. A integração entre fiscal e financeiro passa para um próximo nível, necessário para auditoria da apuração assistida.

Victor afirma que a NDD atua há mais de 12 anos na operação de pagamento eletrônico de frete, oferecendo soluções que conectam transportadoras e embarcadores à contratação de caminhoneiros autônomos e equiparados com eficiência e confiabilidade. Essa homologação fortalece ainda mais nossa proposta de valor ao agregar uma camada adicional de governança e controle, reduzindo riscos, aumentando a conformidade regulatória e trazendo mais segurança para a gestão de fretes dos nossos clientes.

Como Instituição de Pagamento homologada, a companhia passa a ter acesso a um conjunto robusto de funcionalidades promovidas pelo Banco Central. O principal diferencial, no entanto, está na capacidade de aplicar esses recursos diretamente nas operações dos clientes, orientados a necessidade real do negócio. Isso se traduz desde o acesso e uso inteligente de informações financeiras para suportar o cálculo de IBS e CBS, passando pela geração de documentos fiscais e cobranças nativamente integradas, até a utilização de inteligência de dados para auditoria e rastreabilidade de todo o processo. Além disso, habilita novas frentes de eficiência e inovação, como iniciação de pagamentos e transferências inteligentes integradas às soluções, ampliando a gestão e automação da operação.

Para Lilian Schultz, líder de Produtos Financeiros da NDD, a atuação como Instituição de Pagamento abre um amplo leque de possibilidades para o desenvolvimento de novas soluções, como a automação de cobranças, o Pix Automático e a consolidação das visões fiscal e financeira. Essa integração dá origem a um produto estratégico, capaz de oferecer às empresas a visibilidade necessária para estruturar suas estratégias e se diferenciar em um cenário de Reforma Tributária já em vigor.

Nesse contexto, a homologação ocorre em um momento especialmente estratégico, em que as transformações do mercado exigem rápida adaptação, maior eficiência operacional e soluções inovadoras capazes de endereçar novas demandas e preencher lacunas ainda existentes.

Tudo passa a se conectar para que possamos oferecer um portfólio completo ao cliente PJ, atendendo de ponta a ponta, desde o documento fiscal até a emissão de cobranças. Vivemos hoje um momento de transição, em que o BolePix — ainda considerado disruptivo no modelo B2B — evolui para o Pix Automático. Estamos muito confiantes e entusiasmados com as oportunidades que esse cenário nos traz.”

De acordo com a executiva, a empresa, reconhecida como referência em automação fiscal, fecha agora um elo estratégico ao ampliar sua atuação para o financeiro, passando a atender seus clientes sem a necessidade de intermediários. “Mais do que uma licença, essa homologação representa a consolidação de uma visão de longo prazo sobre onde queremos chegar”, explica Lilian.

Nosso grande objetivo é construir um ecossistema financeiro completo para o B2B, no qual o dado fiscal não seja só um requisito de compliance, mas um ativo estratégico, permitindo ao cliente olhar o fiscal e o financeiro como um elo, trabalhando em conjunto, para que consiga tomar decisões mais inteligentes e assertivas”, finaliza Lilian.

Para Alceu Keller, Diretor Comercial e Marketing da NDD, “a NDD passa a fornecer aos clientes e parceiros de produtos fiscais, uma solução que conecta nativamente os documentos eletrônicos e a transação financeira, gerando automação total e conciliação instantânea. Além disso, promove a auditoria e previsibilidade de crédito e débito de impostos, permitindo que a empresa tome decisões para melhorar o fluxo de caixa, o qual será impactado pela reforma tributária. E para quem usa nossas soluções logísticas, passamos a ter um meio de pagamento ainda mais robusto, confiável e capaz de resolver a complexidade operacional e regulatória,” conclui.

Para saber mais sobre as soluções da NDD, acesse o site https://ndd.tech.

Patrocinado por: