A prospecção ativa B2B bem-sucedida exige colocar em prática um conjunto de ações específicas, com uma estratégia comprovadamente eficaz

Estratégia é o diferencial na prospecção B2B de sucesso. Foto: Rawpixel / Freepik
Em meio ao tarifaço, ao aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), aos embates políticos e a diversos outros fatores que formam o atual cenário global, a prospecção ativa B2B ganhou os holofotes, tornando-se uma solução eficaz para ampliar a carteira de clientes, assim como para formar uma “blindagem” contra possíveis mudanças de rumo no mercado.
Adotar essa postura ganha ainda mais relevância em um país como o Brasil, que possui 23,7 milhões de empresas ativas, segundo dados do Mapa de Empresas do governo federal; mas com uma taxa de sobrevivência de 37,3% em cinco anos de existência, de acordo com pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Até mesmo por causa do avanço da inovação, a prospecção ativa B2B ganhou a atenção dos gestores, que agora buscam por caminhos para uma atuação eficaz. Hoje, as empresas têm à disposição uma grande variedade de dados, inúmeras opções de ferramentas tecnológicas – como os famosos CRMs –, e até mesmo mão de obra.
Além disso, constantemente surgem supostos especialistas divulgando nas redes sociais métodos de prospecção que prometem fazer “milagres” com apenas alguns cliques ou passos.
Assim como promovem facilidades, os avanços geram dúvidas e, também, abrem portas para a proliferação de soluções ineficientes e de atuações amadoras. Consequentemente, muitas empresas acabam apenas gastando tempo e dinheiro.
E com isso surge a dúvida: como determinadas empresas conseguem resultados realmente significativos e sustentáveis com a prospecção ativa B2B? O segredo está exatamente na estratégia.
Estratégia como diferencial da prospecção ativa
Para uma campanha de prospecção ativa B2B ser bem-sucedida, é indispensável colocar em prática um conjunto de ações específicas. A estratégia adotada precisa funcionar como uma orquestra. Isso envolve conhecimento, experiência e uma atuação específica, que consiga se moldar as necessidades e particularidades de cada companhia e de cada setor.
CEO da PaP, Stavros Frangoulidis é um dos principais nomes deste mercado. Com mais de 30 anos de experiência, ele afirma que apenas as empresas que trabalham com uma estratégia comprovadamente eficaz conseguem êxito. Para estas, os resultados são realmente expressivos e duradouros.
De acordo levantamento da PaP, a estratégia certa na prospecção ativa B2B é responsável por aumentar 30% em média o volume de leads qualificados; assim como promove crescimento de 25% no pipeline de vendas; incrementa em 20% a taxa de conversão; reduz 40% o custo de aquisição de clientes (CAC) e apresenta um ROI médio de 5:1 sobre o investimento.
A conquista desses resultados expressivos exige, porém, o desenvolvimento cuidadoso de cada elemento da estratégia, planejando desde a ação inicial até a geração de oportunidades qualificadas.
“Nossa metodologia integrada combina ferramentas avançadas, processos estruturados e expertise comprovada para entregar uma experiência completa de prospecção B2B. Com mais de duas décadas de experiência no mercado, refinamos cada aspecto do processo para garantir que nossos clientes recebam o mais alto padrão de qualidade em todos os serviços inclusos”, explica Frangoulidis.
Estratégia e tecnologia
Ao falarmos em estratégia, é importante evitar determinadas armadilhas do mercado. Diariamente surge nas redes sociais um novo “guru digital” vendendo metodologias genéricas, que prometem funcionar em qualquer situação, em qualquer segmento, mesmo para aqueles que não possuem qualquer conhecimento sobre o assunto.
Mas, quando o assunto é prospecção ativa B2B, não existe “fórmula mágica”. A qualidade do serviço envolve experiência, conhecimento e qualificação, contando ainda com o suporte de novas tecnologias, como a inteligência artificial (IA) para aprimorar a análise de dados.
Essa atuação eficaz e coordenada permite, por exemplo, qualificar a análise preditiva de leads, identificando padrões de comportamento e, consequentemente, aumentando as chances de conversão.
Por sua vez, o processamento de linguagem natural facilita entender a receptividade de leads em e-mails e chamadas. Dessa forma, é possível ajustar as diferentes abordagens para a conquista de resultados melhores.
Portanto, é possível afirmar que o sucesso da prospecção ativa B2B está diretamente relacionado com a utilização de uma solução completa, formada por serviços estrategicamente elaborados.
Entre os exemplos, podemos destacar o serviço especializado de construção estratégica de ofertas, conhecido também pela sigla CEO, elaborado para maximizar o impacto da sua prospecção e aumentar significativamente as taxas de conversão. Com o uso de inteligência artificial e análise de dados de mercado, garante-se propostas mais assertivas e alinhadas com as necessidades dos seus potenciais clientes.
Já a Análise Técnica de Apresentações (ATA) avalia os materiais comerciais da empresa e fornece recomendações estratégicas para maximizar o impacto. “Nossa análise combina experiência em vendas B2B com inteligência artificial para identificar pontos de melhoria que podem aumentar significativamente suas taxas de conversão”, diz Frangoulidis.
Outro serviço especializado é a Definição do Perfil Ideal de Cliente (PIC), elaborado para otimizar suas campanhas de prospecção e maximizar seus resultados, com o uso de inteligência artificial (IA), maching learning e uma extensa base interna de conhecimento interna.
Com a estratégia certa e a atuação permanente, a prospecção ativa B2B promove a independência comercial de uma empresa, preparando a companhia para superar qualquer desafio.
Até por exigir uma atuação contínua, a terceirização desse processo é uma opção atrativa para garantir resultados realmente significativos, gerando leds qualificados com impactos realmente significativas nos lucros. Para mais informações, acesse o site https://www.papsolutions.com.br.