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Com 1 bilhão de vendas recuperadas, Yampi explica como a jornada de compra mudou no e-commerce

Por Estadão Blue Studio Express
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10 de junho de 2025 | 12h09

Ao combinar estratégia com soluções diferenciais, é possível combater
um dos maiores problemas enfrentados pelas lojas online: o abandono de carrinho

Com 1 bilhão de vendas recuperadas, Yampi explica como a jornada de compra mudou no e-commerceCarrinho de compras online. Fonte: Adobe Stock

De compradores impulsivos a consumidores estratégicos, a mudança no comportamento dos clientes transformou a jornada de compra no e-commerce. Consequentemente, essa situação também impactou a rotina dos empreendedores e, claro, dos desenvolvedores das plataformas de lojas online. 

Por um lado, o aprimoramento constante da segurança para e-commerce para prevenir golpes na internet trouxe confiança e atraiu os consumidores. Por outro, o desenvolvimento de soluções mais robustas e criativas contribuiu com o aumento dos carrinhos recuperados, gerando mais vendas e, consequentemente, ampliando de forma significativa os lucros.

A inovação combateu um dos maiores problemas enfrentados pelos comerciantes digitais: as compras não finalizadas. 

Estudo da Baymard constatou que aproximadamente 70% dos consumidores desistem de uma compra online. No mundo, essa porcentagem chegou a 79,53% em 2023, conforme pesquisa da SaleCycle. 

Mas o que provoca tal situação? Muito mais do que uma simples desistência, inúmeros fatores podem provocar o abandono do carrinho, alguns relacionados até mesmo com a mudança do perfil dos consumidores.  

Apesar da complexidade em reduzir a taxa de carrinhos abandonados, existem caminhos para evitar que isso ocorra. O Checkout Transparente, da Yampi, por exemplo, já demonstrou que consegue resgatar mais de 20% dos pedidos que seriam desperdiçados. Entender melhor tudo isso, porém, exige conhecer um pouco mais sobre o assunto.

Inovação e os carrinhos recuperados 

Para aumentar a taxa de carrinhos recuperados, torna-se necessário identificar primeiro as causas responsáveis pela desistência. O Chief Marketing Officer da Yampi, Gustavo Miller, explica que 83% dos carrinhos no Brasil são abandonados quando alguém tem uma intenção de compra, segundo dados da indústria. 

Em uma visão inicial, muitos imaginam que o problema ocorre por conta do arrependimento no momento do pagamento em uma compra motivada por impulso. Entretanto, essa não é a grande realidade.

Diferentemente do que acontece em um marketplace – que funciona como uma vitrine de mercadorias diversas ofertadas por diferentes empreendedores –, os compradores de lojas online costumam gostar da marca ou do produto ofertado. Então, as barreiras estão durante a jornada de compra, principalmente relacionadas ao checkout. 

Nessa situação, o caminho está em identificar os fatos que prejudicam a jornada de compra e, consequentemente, desenvolver soluções para melhorar a experiência dos consumidores estratégicos, aqueles que realmente desejam comprar. 

Para explicar melhor tudo isso, Miller destaca algumas fricções que provocam o abandono de carrinho e apresenta as soluções. A começar pelo excesso de dados solicitados durante o checkout. “As pessoas não ficam confortáveis quando a plataforma pede para o usuário abrir uma conta e solicita o preenchimento de uma grande quantidade de informações. Muitos querem apenas informar e-mail, CPF, endereço de entrega, pagar e pronto.

Aqui, a solução desenvolvida pela Yampi reduziu a burocracia e facilitou a jornada de compra, com um checkout seguro, mas sem a exigência de login. “Todos os lojistas destacam o diferencial desta ferramenta.”

Diferenciais para combater os carrinhos abandonados 

Além do checkout facilitado, outras ferramentas atuam de forma conjunta no combate aos carrinhos abandonados. Entre elas está o funil de recuperação de vendas desenvolvido pela Yampi. Em linhas gerais, o sistema de automação incentiva o retorno dos clientes por meio de mensagens estratégias com diferentes meios de comunicação, como e-mail e WhatsApp. 

Em 2024, registramos em nossa plataforma R$ 1 bilhão de vendas recuperadas somente de carrinhos abandonados”, destaca Miller. 

O aprimoramento da forma de pagamento também traz retornos significativos para os carrinhos recuperados. A começar pela transparência. Determinadas plataformas direcionam os clientes para uma outra página no momento da compra. Essa metodologia gera insegurança em determinados consumidores, que acabam desistindo da compra.

O caminho adotado pela Yampi foi manter o consumidor no mesmo ambiente, com a jornada de compra ocorrendo de forma prática, simplificada e transparente. Além disso, reduziu a recusa de pagamentos, evitando que compras legítimas fossem bloqueadas. 

Em meio a tudo isso, as soluções desenvolvidas pela Yampi também se dedicam a melhorar a experiência do consumidor e, claro, ampliar as vendas das lojas, soluções nativas de cashback e ofertas de promoções para a aquisição de novos produtos durante a compra. 

Por conta disso, registramos 63% no aumento do tíquete médio. É importante destacar ainda que 82% dos brasileiros preferem adquirir produtos de estabelecimentos que oferecem programa de fidelidade, assim como a conversão é de 6% a mais para aqueles que utilizam a ferramenta”, finaliza Miller.

Ao combinar estratégia e soluções inovadoras, é possível melhorar a experiência dos consumidores, aperfeiçoando a jornada de compras. Como consequência, consumidores mais satisfeitos, aumento de fidelização com a marca, tíquete médio maior e, claro, resultados cada vez mais expressivos.   

Quer saber mais sobre o assunto? Então acesse o site da Yampi, plataforma de e-commerce que revolucionou os negócios de mais de 170 mil empreendedores brasileiros. 

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