
Será que já é possível imaginar o próximo passo para a digitalização e inovação das lojas físicas, com carrinhos inteligentes? Já imaginou um cliente com total autonomia na hora de fazer suas compras no supermercado – sem a necessidade até de passar por um caixa, mesmo que de autoatendimento?
É nesse cenário de inovação e de incentivo à eficiência e facilidade aos consumidores que nasce o carrinho inteligente. Note que as compras em mercados sempre, em quase sua totalidade, estão baseadas em duas entregas: preço e conveniência.
Os carrinhos inteligentes, com tecnologia acoplada, conseguem rastrear as compras, cuidar das listas e controlar os gastos do cliente em tempo real, ajudando a fazer a gestão do orçamento no momento da compra no mercado. Com eles, as filas também acabam – é só finalizar a compra no próprio carrinho.
Autonomia, rapidez e segurança com carrinhos inteligentes
O carrinho inteligente surgiu no Brasil em 2022, em um grupo de supermercados. E essa tendência vem crescendo e ganhando adeptos entre os clientes, em um ambiente cada vez mais digital e acelerado, com tempo delimitado para as tarefas.
Esse é um cenário que mostra que já não cabe mais ao varejista impor ao cliente como ele deve realizar suas compras, mas, sim, se preparar para poder atender cada etapa da sua jornada, cuidando de suas necessidades.
Com os carrinhos inteligentes é possível controlar o que entra e o que sai do carrinho, calcular os gastos com aquela compra, até oferecer sugestões de itens personalizados ou ofertas mais direcionadas, além de disponibilizar o pagamento via app no smartphone. Isso garante maior autonomia, rapidez e segurança aos consumidores.
Coleta de dados
Basicamente, os carrinhos inteligentes possuem sensores, câmeras e tecnologias como NFC e QR Codes para registrarem as informações necessárias.
Assim como promovem uma nova experiência de compras para o cliente, o varejista também recebe dados valiosos sobre o comportamento dos consumidores. Essas informações geram inúmeras oportunidades para os empresários, principalmente na gestão do marketing, facilitando a criação de mídias e campanhas cada vez mais personalizadas e amigáveis para os clientes.
Mas como esse o carrinho inteligente funciona na prática? Diretamente no aplicativo do supermercado, o cliente utilizar um QR Code ou NFC para sincronizar os dispositivos.
Após esse procedimento, os produtos colocados no carrinho são identificados automaticamente. Em alguns casos, é possível fazer isso por meio do código de barras.
Durante o período de compras, a experiência do cliente é completa. Além de acompanhar em tempo real o preço de cada produto e o valor total das compras, o consumidor é abastecido com diversas outras informações úteis, como detalhes sobre determinados produtos, assim como promoções e ofertas customizadas.
Por fim, é possível até mesmo fazer o pagamento dentro do próprio aplicativo, sem precisar enfrentar fila.
O que é necessário para implantar carrinhos inteligentes?
Para oferecer essa facilidade, é essencial que o varejista conte com uma estrutura de tecnologia que permita a integração entre carrinho, app, sistema de gestão do estabelecimento e a forma de pagamento.
Dessa forma, contar com parceiros estratégicos é importante para poder oferecer sempre o melhor caminho a seguir. Quando o assunto é inovação, isso significa trabalhar com soluções completas e com eficácia comprovada, que consigam integrar as inovações utilizadas, extraindo e analisando os dados disponíveis para realmente ajudar na gestão do negócio.
Para os varejistas, essa atuação estratégica traz inúmeros benefícios, como controle do estoque e do fluxo de caixa e maior fidelização dos clientes. Outro ponto importante é a automação dos processos operacionais, o que elimina determinadas falhas e aumentar a produtividade.
Consequentemente, a integração da solução se traduz em resultados mais expressivos. Em um mercado cada vez mais competitivo, estar um ou alguns passos à frente da concorrência certamente faz toda a diferença.