Com a necessidade de aprimorar a governança e eliminar riscos na gestão,
empresas investem em soluções como as da clickCompliance, que
utilizam tecnologias como a IA em benefício do compliance
Crédito: Divulgação Click Compliance
Ao definir em 2013 responsabilidades e mecanismos de controle sobre a prática de atos ilícitos contra a administração pública nacional ou estrangeira, a Lei Anticorrupção, de n° 12.846, transformou-se em um marco para o compliance no Brasil. De lá para cá, Estado e iniciativa privada seguem em um sistema de amadurecimento constante para o desenvolvimento de processos mais rigorosos para estar em conformidade com as leis vigentes.
Até mesmo por conta de novas legislações criadas no Brasil e no mundo relacionadas com o tema, a tecnologia se transformou em um grande diferencial para as empresas que necessitam se adequar e aprimorar os processos, mas sem comprometer a parte operacional. Tanto que levantamento do Gartner estima um aumento de 50% no investimento das empresas em sistemas de governança e conformidade até 2026.
Nesse cenário, surge a clickCompliance com o desenvolvimento de soluções diferenciadas para revolucionar os programas de integridade corporativa, tornando-os mais eficientes e acessíveis. Muito mais do que adaptar tarefas e mitigar riscos, o sistema facilita os processos e aprimora a gestão, permitindo que as companhias trabalhem o compliance de forma estratégica.
Empresa do setor que mais investe nessa inovação, a clickCompliance surgiu em 2016 com o desafio de desenvolver um sistema de governança de documentos para uma grande empresa do setor de educação.
De forma pioneira, a empresa de tecnologia agregou ao time especialistas no tema, o que permitiu a criação de sete módulos alinhados com as necessidades do mercado com relação ao compliance.
Com um perfil arrojado, a clickCompliance deu mais um importante passo em 2023, intensificando o investimento em inteligência artificial (IA) nos módulos Canal de Denúncias, Treinamentos de Compliance, Governança de Documentos e Compliance Chatbot. Essas soluções são integradas à OpenAI por meio de contrato com a Microsoft, o que confere segurança às ferramentas.
Tamanha dedicação e pioneirismo permitiu à clickCompliance assumir a primeira colocação no Ranking Top 100 Open Startups, na categoria de LegalTechs, por dois anos consecutivos (2023 e 2024).
Importância da tecnologia para o compliance
A eficiência das soluções desenvolvidas pela clickCompliance estão conectadas com a importância das empresas investirem em compliance, até mesmo como um diferencial estratégico.
Ao aprimorar os processos essenciais dos programas de integridade corporativa, a tecnologia de ponta permite que as empresas reduzam custos operacionais, minimizem riscos e transformem a área de compliance em um setor mais estratégico e eficiente.
Hoje, o compliance se faz muito presente em áreas altamente regulamentadas, como o setor financeiro, seguradoras, construtoras, entre outros. Entretanto, diversos outros segmentos já entenderam a importância e os benefícios em adotar processos de controle mais firmes.
Em estruturas enxutas, é possível manter uma operação com ferramentas mais simples. No entanto, à medida que as operações crescem, se tornam mais complexas e o número de colaboradores aumenta, ferramentas mais robustas são necessárias.
Dessa forma, é preciso encontrar uma maneira de trabalhar com procedimentos de controle rigorosos, mas sem prejudicar o andamento das atividades.
“A burocracia não pode se tornar um problema para as empresas. Dessa forma, a tecnologia simplifica para todo mundo, facilitando e otimizando os processos tanto para os colaboradores quanto para os gestores”, explica Marcelo Erthal, especialista em tecnologia para gestão de compliance e integridade corporativa e CEO da clickCompliance.
Entre os benefícios da tecnologia para o compliance estão:
Eficiência: a tecnologia permite substituir processos manuais e burocráticos por soluções automatizadas, reduzindo o tempo gasto com tarefas operacionais e minimizando erros.
Monitoramento contínuo: ferramentas avançadas possibilitam um acompanhamento preciso das iniciativas de compliance.
Inteligência de dados: a inovação transforma uma massa significativa de informações armazenadas em dados estratégicos para tomada de decisões mais ágeis e assertivas.
Segurança e confiabilidade: o uso de tecnologia em canais de denúncia e gestão de normativos aumenta a proteção de informações sensíveis e reforça a credibilidade do setor.
Democratização do compliance: ao simplificar processos e melhorar a experiência do usuário, a tecnologia incentiva a maior adesão dos colaboradores e o engajamento de toda a empresa.
Inteligência artificial no compliance
Em meio ao processo de democratização do compliance promovido pela tecnologia, a inteligência artificial dá mais um importante passo, agregando ainda mais eficiência e segurança para os processos. Prova disso é o trabalho pioneiro desenvolvido pela clickCompliance.
Para facilitar o entendimento, vale conhecer os diferenciais do Canal de Denúncias. A solução com atendimento feito por IA conta com uma atendente virtual que, por meio de uma conversa natural e humanizada, faz perguntas contextualizadas a partir do relato do denunciante para obter mais informações sobre a denúncia.
“Em processos tradicionais, muitas denúncias não são investigadas exatamente pela falta de dados, o que prejudica a empresa. Por sua vez, com o auxílio da inteligência artificial, as equipes de compliance têm informações mais completas para conduzir uma investigação assertiva”, destaca Erthal.
Na comparação com os serviços tradicionais, contar com a solução de IA em um Canal de Denúncias traz inúmeras vantagens. Entre elas, é possível destacar a disponibilidade.
A atendente virtual atua 24 horas por dia durante os 7 dias da semana. Além disso, a linha nunca fica ocupada, diferentemente dos canais tradicionais, em que há relatos de pessoas aguardarem até meia hora para conseguirem fazer uma denúncia.
Outro ponto importante é a segurança elevada. Por se tratar de uma atendente virtual, o denunciante fica mais confortável e sem receio da voz ser reconhecida.
A tecnologia também garante, com maior eficiência, o sigilo das informações e anonimato da denúncia. Além disso, a IA elimina o risco de erros humanos, sem juízo de valor em cima da denúncia e sempre de acordo com as legislações vigentes, como a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).
“Sempre preservando a identidade do denunciante, a tecnologia facilita a investigação e o acompanhamento dos processos. Só para ter uma ideia, existe uma funcionalidade no sistema pela qual o gestor manda uma mensagem para o denunciante para pedir mais informações necessárias para a investigação sem saber a identidade de quem fez a denúncia, o que mantém o anonimato preservado”, finaliza Erthal.
Este, claro, é apenas um dos inúmeros exemplos que comprovam a importância do investimento em sistemas de gestão de compliance que utilizam tecnologia de ponta para facilitar e aprimorar os programas de integridade corporativa.
Hoje, a inovação se transformou em sinônimo de eficiência estratégica quando o assunto é compliance. Por isso, é indispensável contar com um parceiro especializado no desenvolvimento de soluções para este segmento. Quer saber mais sobre o assunto? Então acesse o site da clickCompliance.
Conteúdo produzido Lab Persona Estadão.