Blue Studio Express

Conteúdo Patrocinado

Blue Studio Express / Tecnologia

Franquias no Brasil: como escolher o modelo certo e minimizar riscos na expansão

Capacidade de investimento, alinhamento de perfil e disponibilidade de agenda são fatores que devem ser levados em conta nas franquias; confira
Estadão Blue Studio Express
Conteúdo de responsabilidade do anunciante
28 de fevereiro de 2025
Foto de Anna Tarazevich no Pexels

Em 2024, o Brasil registrou 874 mil novas microempresas, um aumento de 21% em relação a 2023, segundo levantamento do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) com base em dados da Receita Federal do Brasil. O resultado ultrapassa em 152 mil o número de aberturas no ano anterior.

O setor de serviços foi o que mais registrou aumento de novos empreendimentos, com concentração de 60%, seguido pelo comércio (25%).

O aumento é resultado da retomada da economia brasileira e a consolidação do empreendedorismo como alternativa de geração de renda para os brasileiros. Além disso, o crescimento do setor de serviços também reflete a tendência global de digitalização, automatização e terceirização das atividades.

Franquias atraem os empreendedores

No Brasil, o segmento de franquias movimenta mais de R$ 211 bilhões em faturamento por ano, em mais de 184 mil operações em todo o país. E tem se mostrado uma alternativa bastante atraente para os empreendedores iniciantes, assim como para os empresários mais experientes.

De acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o Brasil tem 93 milhões de empreendedores. Por sua vez, cerca de 51 milhões de adultos pretendem abrir um negócio dentro de três anos.

As franquias ocupam um papel importantíssimo no cenário de inclusão dos empreendedores – muito mais até do que outros modelos de negócios, que não são capazes de entregar o que eles necessitam. Além disso, as franquias possuem uma taxa de mortalidade quatro vezes menor do que a de empresas em geral.

Atualmente, o franchising no Brasil registra mais de R$ 211 bilhões em faturamento por ano, uma margem de 2,5% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.

Como escolher o modelo certo?

De acordo com o Sebrae, entre os inúmeros fatores que devem ser levados em consideração, os principais são: análise da capacidade de investimento do empreendedor; as habilitações exigidas; tempo disponível para dedicação ao negócio e disponibilidade do segmento na região em que deseja abrir o negócio; além da afinidade com o ramo de negócio e com a marca.

Para o empreendedor que deseja investir em uma franquia, aqui estão mais algumas dicas:

1 – Promova uma avaliação criteriosa sobre a lucratividade do negócio para identificar se realmente o investimento será rentável.

2 – Verifique todos os detalhes sobre o franqueado, identificando se a empresa escolhida realmente tem experiência e credibilidade, assim como se oferece o suporte necessário.

3 – Entre em contato com outros franqueados para identificar os pontos positivos e negativos antes de fazer o investimento.

4 – Fuja de promessas milagrosas de retornos e evite investir por impulso. Analise de forma criteriosa cada passo.

E quais são as práticas para reduzir riscos ao expandir o negócio?

Depois de entender o que é necessário para optar pelo modelo de franquias, é importante entender quais são os riscos e como minimizá-los em uma expansão do negócio. Para isso, deve ser considerado:

Um bom planejamento

O plano deve conter um plano de negócios estruturado, com projeções financeiras e estratégias de marketing de acordo com o ramo escolhido.

Desenvolvimento contínuo

Treinamento e capacitação oferecidos pelo franqueador, além de programas de entidades do segmento, são essenciais nesse meio.

Acompanhamento do desempenho

Desenhar metas e estabelecer objetivos, além de implantar os principais indicadores que deverão ser acompanhados são passos importantes na operação, para identificar áreas de melhoria e corrigir o que for necessário.

Partindo do alinhamento de perfil do empreendedor com o segmento desejado, planejar, se desenvolver e acompanhar dados são etapas fundamentais na vida de quem entre no universo das franquias. Dessa forma, é possível diminuir riscos e garantir a sustentabilidade do negócio.

Patrocinado por:

Encontrou algum erro? Entre em contato