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Galerias de supermercados: atrativo para franquias de todos os portes

Por Estadão Blue Studio Express
Conteúdo de responsabilidade do anunciante
23 de setembro de 2024 | 14h17

Com clientes fiéis e outros benefícios, esses espaços vêm crescendo
nos últimos anos e se tornaram uma alternativa atrativa para os comerciantes

Galerias de supermercado      Diego Neves, proprietário da Praça da Moça Café. Foto: Gabriel Alegreti/Lab Persona Estadão.

Escolher um bom local para abrir um ponto comercial é um dos principais aspectos para o sucesso de um negócio. Este quesito precisa ser avaliado e estudado logo na etapa de planejamento estratégico da empresa.

Antes, a decisão era sobre abrir uma loja de rua ou uma loja em shopping, modelos com grandes diferenças, principalmente em relação ao valor de aluguel, fluxo de pessoas, estacionamento e segurança. Há alguns anos, porém, as galerias comerciais localizadas em supermercados se transformaram em uma ótima opção, porque reúnem inúmeros atrativos capazes de alavancar um negócio.

“Com espaços como galerias dentro de nossas lojas do Grupo Carrefour Brasil (Atacadão, Carrefour e Sam’s Club), reunimos muitos benefícios. Oferecemos ótima estrutura, com conforto, segurança e praticidade para os clientes, e ótimas possibilidades para quem deseja abrir um comércio. Estamos sempre de olho nas necessidades dos consumidores e lojistas, adaptando e evoluindo sempre que necessário”, comenta Fernanda Ferrari, diretora administrativa e gestão imobiliária do Carrefour Property, unidade de negócios do Grupo Carrefour Brasil responsável pela gestão e desenvolvimento dos ativos imobiliários do Grupo. Com uma abordagem inovadora, destaca-se pela combinação de conveniência, experiência e entretenimento, além de empreendimentos multiúso.

Oportunidade para os franqueados

Com um olhar de inovação e oportunidades, o Carrefour Property tem a missão de olhar para todos os espaços do Grupo Carrefour Brasil, analisando qual seria o mix ideal de lojas para comporem as galerias, com base nas especificidades de cada localidade.

Pelas inúmeras possibilidades que esse modelo de negócio oferece nas áreas que o Grupo Carrefour Brasil possui, grandes marcas enxergaram vantagens e ótimas oportunidades. A chegada dessas empresas colaborou também para atrair outras franquias de diversos segmentos, como cafés, costura, lavanderias, entre outros.

“Inspirados nos bancos de praça e buscando a conexão entre as pessoas e a praça, localizada na cidade de Diadema (SP), minha esposa e eu, amantes de café, tivemos a ideia de abrir um negócio próprio durante a pandemia e, em 2024, já franqueamos nosso negócio. Recebemos uma proposta do Carrefour Property e fomos estudar os pontos oferecidos. O primeiro local escolhido foi a unidade do Hipermercado Carrefour Limão (SP), porque observamos um fluxo grande de pessoas, um público cativo e fiel – aquele conceito de bairro crescendo ao redor do espaço comercial. Fechamos negócio e inauguramos nossa primeira loja em junho”, diz Diego Neves, dono do Praça da Moça Café, cafeteria que, atualmente, está presente em quatro galerias do Grupo Carrefour Brasil, além do Butantã Shopping.

O público cativo, segurança e estacionamento são diferenciais atraentes. “Para além de ter uma ótima infraestrutura, a questão da segurança – somos mais seguros que lojas de rua e temos estacionamentos, na maioria das vezes gratuitos – nos destaca muito e atraímos ainda mais franquias e marcas para nossos espaços”, afirma Fernanda.

Diego e a esposa viram muita vantagem em levar seu negócio para as galerias do Grupo. “Estamos em um ambiente em que a conveniência e praticidade são fatores que pesam para os consumidores. As pessoas já iriam naturalmente para fazer compras. Elas têm dia e horário certo para frequentarem o espaço e vêm para consumir como em um shopping. Existem dias, inclusive, que o tíquete acaba sendo maior em lojas de galeria do que na loja de shopping”, comenta Diego.

Vantagens das galerias em supermercados

As galerias em supermercados possuem algumas especificidades. Para os franqueados, é importante observar e se planejar para estar em lugares como esses. Confira as principais vantagens:

Visibilidade

As galerias comerciais do Grupo Carrefour Brasil têm grande visibilidade por causa do alto fluxo de visitantes das suas lojas. A localização privilegiada atrai um grande público, aumentando a exposição das marcas e conquistando novos clientes. São mais de 60 milhões de clientes por mês passando em todas as bandeiras do Grupo Carrefour Brasil.

Diferentes formatos

As galerias possuem oportunidades para todo tipo de negócio, como: lojas, quiosques, eventos, feiras, stands, vending machines, food trucks, trailers comerciais, containers, exposições, circos e parques, entre outros.

Conveniência

Estacionamento, Wi-Fi e praça de alimentação aumentam a satisfação e o tempo de permanência dos clientes.

Rentabilidade

Espaços comerciais de qualidade com custos competitivos e benefícios adicionais que aumentam sua margem de lucro.

Experiência completa e integrada

O Carrefour Property foi criado em 2012. Desde então, assumiu a missão de proporcionar aos consumidores uma experiência completa e integrada, que vai além das simples compras. Uma das principais estratégias da empresa é proporcionar conveniência e praticidade aos clientes nas lojas do Grupo Carrefour Brasil.

Após olhar para o mercado, entender as necessidades de clientes e lojistas, a unidade de negócios tem trabalhado para renovar suas galerias presentes em mais de 300 unidades no Brasil. Esse movimento aconteceu principalmente depois da pandemia, em que se observou a redescoberta do comércio de vizinhança, com os clientes valorizando a proximidade e a praticidade dos comércios locais.

Com uma proposta de combinar lojas que atendam às diferentes necessidades dos clientes, esses centros comerciais passam a ser destinos de compra completos, proporcionando muito mais do que compras essenciais, mas descanso e lazer, garantindo que cada ida àquele espaço seja prazerosa, favorecendo a fidelização do cliente e destacando a empresa no setor de gestão de espaços comerciais.

O Carrefour Property possui três shoppings em São Paulo, o Butantã Shopping, Jardim Pamplona Shopping e Paseo Alto das Nações. Fazem parte do Grupo também mais de 300 galerias comerciais de diferentes portes em mais de 130 cidades brasileiras, que são ancoradas por grandes marcas do Grupo Carrefour Brasil: Carrefour, Atacadão, Sam’s Club, Bompreço e Nacional.

Conteúdo produzido por Lab Persona Estadão.

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