Blue Studio Express

Conteúdo Patrocinado

Blue Studio Express / Negócios

Flexibilidade é uma realidade para a atração e retenção de talentos

Gestores e líderes encontram na flexibilidade nos modelos de trabalho o caminho para se diferenciar da concorrência
Estadão Blue Studio Express
Conteúdo de responsabilidade do anunciante
3 de setembro de 2024
Foto de Karolina Kaboompics no Pexels

Antes um ajuste necessário, a flexibilidade nos modelos de trabalho se transformou em uma ferramenta valiosa para os departamentos de recursos humanos (RH) conseguirem atrair e reter talentos.

Seja o formato híbrido ou o home office, adotar essa estratégia facilita impulsionar os negócios, com a formatação de equipes mais qualificadas e engajadas.

Esse valioso ensinamento apresentado e testado durante a pandemia demonstrou um caminho eficaz para conseguir se destacar no “meio da multidão” em um mercado corporativo cada vez mais competitivo e volátil.

Mas, apesar da eficiência comprovada pela flexibilidade, por que muitas empresas ainda resistem às mudanças?

Atualmente, o cenário empresarial demonstra que muitas companhias voltaram a priorizar o trabalho 100%, entrando assim em conflito com os anseios de talentos que almejam encontrar o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal.

Consequentemente, essa resistência a mudanças pode resultar na perda de valiosas oportunidades para atrair os melhores talentos do mercado, perdendo até mesmo espaço para a concorrência.

Mas o que fazer para que isso não aconteça? Basta adotar a flexibilidade nos modelos de trabalho e tudo ficará bem? Claro que não é tão simples. Entretanto, com a estratégia certa, a situação pode melhorar com facilidade.

Flexibilidade como ferramenta de atração

A flexibilidade dos modelos de trabalho não é um fenômeno da pandemia. Entretanto, foi durante essa fase que os profissionais e as empresas conseguiram avaliar com mais intensidade esses formatos.

Com os avanços tecnológicos e os investimentos realizados, boa parte das companhias conseguiram muito mais do que sobreviver, aumentando a produtividade das equipes e, consequentemente, obtendo resultados mais expressivos nos negócios.

Por sua vez, os colaboradores sentiram o “gostinho” dos benefícios da flexibilidade, ofertando produtividade e melhores resultados e recebendo mais tempo para priorizar a qualidade de vida.

Esse processo se encaixou perfeitamente com as novas gerações de colaboradores, que buscam muito mais do que bons salários, priorizando empresas que se alinhem com seus princípios.

Dessa forma, a flexibilidade dos modelos de trabalho se transformou em um imã para atrair e reter os principais talentos, principalmente aqueles que formarão as novas gerações de líderes em seus segmentos.

Necessidade de mudança

Em um mundo cada vez mais conectado, a flexibilidade nos modelos de trabalho permite que as empresas se adaptem com mais facilidade às mudanças de cenários no mercado, ajustando-se rapidamente principalmente em momentos de crise.

Outra vantagem é a eliminação de restrições geográficas. Isso significa que é possível contratar um profissional em qualquer canto do planeta, sem a exigência de mudanças de cidade ou, até mesmo, de país.

Ao adotar essa estratégia, fica mais fácil também demonstrar aos colaboradores a disposição da empresa em valorizar o bem-estar dos profissionais.

Com tantos benefícios, porém, muitos gestores e líderes retrocederam, voltando a priorizar o trabalho 100% presencial. Essa postura mais rígida tem se transformado em uma barreira para a atração e retenção de talentos, que cada vez mais priorizam a qualidade de vida.

Claro que não estamos falando em se render a todos os desejos dos colaboradores, deixando de lado as necessidades do negócio. Entretanto, em um cenário empresarial cada vez menos autoritário, torna-se necessário buscar o equilíbrio perfeito para construir uma cultura organizacional harmoniosa, atrativa e, claro, produtiva.

Respeitando as particularidades de cada atividade, a flexibilidade nos modelos de trabalho se encaixa em um pacote de benefícios poderoso para um processo seletivo que realmente fará a diferença.

Com uma estratégia bem desejada, será capaz de conquistar os principais talentos do mercado, facilitando formar os novos líderes que farão a diferença nos resultados de qualquer companhia.

Para não perder essas oportunidades, portanto, os gestores devem direcionar a atenção para as mudanças necessárias, buscando no novo os caminhos necessários a construção de uma empresa realmente produtiva e diferenciada.

Nesse processo, torna-se indispensável contar com o suporte de consultores especializados, que consigam auxiliar na identificação e retenção dos talentos, contando com a flexibilidade como uma ferramenta poderosa.

Quer saber mais como uma consultoria especializada consegue atuar em conjunto com a sua empresa na busca dos melhores resultados? Então acesse o site da Acelera RH.

Patrocinado por:

Encontrou algum erro? Entre em contato