De acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o mercado de franquias brasileiro acelerou no primeiro trimestre de 2024, com um crescimento de 19,1% comparado ao mesmo período de 2023. O setor registrou faturamento de R$ 60,560 bilhões. O resultado foi influenciado, principalmente pelo bom desempenho dos setores de alimentação e serviços.
O levantamento ainda mostrou um bom desempenho no ritmo de expansão das franquias. No período, foram abertas 4,3% mais operações e encerradas 1,9%, saldo positivo de 2,4%. A variação no primeiro trimestre de 2024 representou um acréscimo de 7.473 operações de franchising frente ao mesmo período do ano passado, totalizando 191.376 operações.
Nesse segmento de franchising, o pilar principal é a expansão. Para que seja um modelo de negócio rentável, é muito importante que os empresários façam investimentos nas marcas para alcançar novos mercados e públicos.
Plano de expansão de franquias
Crescer é o principal motivo quando um investidor opta pelo mercado de franquias. Como uma estratégia de expansão, o franchising necessita de metas e objetivos bem definidos com ações bem direcionadas.
Mais do que o desejo de expansão, o empreendedor deve considerar que precisa ser um “vendedor”, porque o setor depende do investimento de empreendedores que tenham interesse em franquear.
Além de trabalhar na atratividade, todos os processos internos precisam estar em dia – seja financeiro, jurídico e compliance ou até mesmo questões de estrutura.
Por isso, a franquia deve também estar com todas suas adequações em dia, para que se venda como um investimento sério e de confiança. Nenhum detalhe estrutural ou jurídico deve passar batido ao oferecer a franquia a novos investidores.
A partir daí, todo o planejamento precisa conter as estratégias, projetos, campanhas e tomadas de decisão. Ele deve estar alinhado à visão do empreendedor que irá franquear o negócio, pois deve já prever um plano para os próximos cinco anos, por exemplo.
Quantas unidades deverão ser abertas no período, por exemplo? A franquia pode ser internacionalizada? Tudo deve estar mapeado, dentro do plano, e acompanhado frequentemente para possíveis ajustes de rota.
Benefícios de uma expansão eficiente
A boa execução de um plano de expansão pode evitar o desperdício de recursos humanos e financeiros, além de reduzir riscos para o franqueador. Porque, com todas as propostas centralizadas, é possível estudar cenários e avaliar o contexto geral do negócio.
Com isso, também é possível prever e atual na contenção de danos, quando e se isso acontecer, porque os riscos estavam mapeados e previstos no planejamento inicial.
Além disso, o planejamento correto de expansão de franquias traz vantagem competitiva, porque o planejamento impacta diretamente na ação dos times, que já possuem direcionamento claro sobre o que deve ser feito desde o início para alcançar os objetivos e metas estabelecidas, fazendo a marca sair na frente de concorrentes que não produziram um plano tão detalhado e estruturado.
E, por fim, outro dever e também benefício é a automatização de processos. Como a atuação é em rede, são muitas informações coletadas e dados para administrar. A tecnologia se torna essencial, facilitando os processos do dia a dia, gerando mais insights para tomadas de decisão mais estratégicas.
Tecnologia é fundamental
Padronização é a principal diretriz no mercado de franchising, fator que o diferencia de outros modelos de negócio. Para isso, uma gestão eficiente é fundamental para esse trabalho e planejamento.
Com um sistema de gestão de franquias, a operação da rede franqueadora é centralizada, integrando todos os departamentos em uma única plataforma online. É possível ter acesso a todos os dados em tempo real por todos os usuários que precisam ter acesso a eles, trazendo autonomia e automatização para os processos da empresa.
A GCOM, empresa pioneira da gestão em nuvem, oferece sistemas de gestão completos para todo tipo de empresa, incluindo uma solução de gerenciamento de rede franqueada, além de lojas próprias da rede.
Os sistemas oferecem todo o suporte para o empreendedor gerir suas franquias. Entre eles está o GCOM ERP, solução de Gestão Empresarial (ERP), que possui módulos necessários para gestão contábil, fiscal, financeiro, produção, estoque, compras e vendas. Já a solução GCOM PDV é flexível para atender qualquer canal de venda, seja físico ou digital, nas mais diversas modalidades: balcão, retirada e entrega. Como complemento ao PDV, a empresa oferece o GCOM MyData, sistema de sincronismo que permite extrair do GCOM PDV os principais dados da marca, para um banco de dados gerenciado pela própria empresa, para uma gestão eficiente de dados.
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