Blue Studio Express

Conteúdo Patrocinado

Blue Studio Express / Tecnologia

O poder da omnicanalidade na experiência do consumidor

Foco cada vez maior na experiência do consumidor também contribui para o fortalecimento das ações de omnicanalidade
Estadão Blue Studio Express
Conteúdo de responsabilidade do anunciante
27 de maio de 2024
Foto de Andrea Piacquadio no Pexels

O universo dos negócios evolui de acordo com as necessidades do consumidor e as atualizações de tecnologias e as atividades que vão surgindo. Por conta de todas as suas contribuições e vantagens, um conceito que permanece é o da omnicanalidade.

Na prática, o termo significa integrar diferentes canais com o cliente, fornecendo uma única experiência (ou pelo menos parecida) em todos os meios de interação, seja no ambiente físico ou no online.

Nesse contexto, as empresas têm à disposição uma grande variedade de canais, como: lojas físicas, e-commerce, site da marca, redes sociais e aplicativos, por exemplo.

A ideia, portanto, é construir uma jornada contínua e simplificada para o consumidor, não importando por qual canal que ele escolha interagir.

Por isso, os dados do cliente devem ser trabalhados para proporcionar o consumidor uma experiência personalizada em todos os canais trabalhados por uma empresa. Isso, claro, lembrando sempre a necessidade de respeitar as determinações da Lei geral de Proteção dos Dados (LGPD).

A era da experiência do consumidor

Hoje, vivemos um mundo onde a experiência faz toda a diferença no processo de decisão. Dessa forma, torna-se relevante priorizar o contato que o consumidor, ou potencial cliente, tem com a empresa desde o início.

Só para ter uma ideia, pesquisa realizada pela Opinion Box constatou a preferência de 87% dos entrevistados por empresas que oferecem a melhor experiência.

Do total de participantes, 75% falaram que escolhem dessa forma, mesmo pagando um pouco mais pelo produto ou serviço. Os dados comprovam a influência que o bom relacionamento com o cliente tem na decisão de compra.

Mas o que o consumidor espera de uma jornada omnichannel? De acordo com levantamento da All In, a união entre lojas física e online se destaca na hora de avaliar a importância das facilidades proporcionadas aos consumidores.

Para 42% dos entrevistados, é muito importante receber assistência para comprar um item no online quando não encontra o produto na loja física, por exemplo.

Foco no cliente

Ao apostar na omnicanalidade, o objetivo deve ser a satisfação do cliente. Por isso, é essencial que a empresa conheça quem é seu público-alvo antes mesmo de integrar todos os seus canais.

De início, é preciso entender hábitos de compra dos consumidores para saber como e onde encontrá-los. Assim, fica fácil investir em uma comunicação mais adequada.

Quando esses pontos de contato forem definidos, dá para partir para a ação, com a personalização de acordo com as características da persona do negócio.

Ao integrar os canais de venda de maneira eficaz, é possível construir um posicionamento de marca consistente, capaz de transmitir ao consumidor a mesma experiência em todos os seus canais.

Vantagens de utilizar múltiplos canais

Quando o assunto é ominicanalidade, existem alguns mitos envolvendo o assunto. Muitas pessoas imaginam que ser omnichannel significa oferecer os mesmos produtos e serviços em todos os canais. Também pensam que só grandes companhias podem apostar no varejo omnicanal. Mas isso não é verdade.

Empresas de qualquer porte podem adotar uma estratégia omnichannel e integrar seus canais para alcançar o consumidor. Independentemente do segmento, adotar essas ações continuará melhorando a experiência do cliente.

Com uma estratégia bem estruturada e consolidadae, as empresas conseguem ter rastreabilidade das preferências e do comportamento de seus clientes. Isso permite que a marca se adapte ao perfil de consumo e adeque a experiência do cliente de acordo com suas necessidades e expectativas, aumentando as oportunidades de vendas.

Confira outros benefícios:

– Novas oportunidades de venda:quando você está presente em diversos canais, identificação de novas oportunidades de vendas com a maior presença em vários canais de atendimento;

– Gestão eficiente:o uso da tecnologia com softwares de atendimento ao cliente unifica todas as informações e fornece relatórios com métricas e indicadores de desempenho em tempo real;

– Identificação de gargalos nas operações: com indicadores disponíveis, a empresa consegue entender em qual ponto está ocorrendo atrito e o que precisa ser melhorado de acordo com a jornada de compra do consumidor;

– Boa visibilidade e reputação: quando os canais funcionam e atendem de forma eficiente, o consumidor fica satisfeito.

Interação com o cliente

Atualmente, os clientes desejam e esperam ter uma experiência completa, produtiva e agradável com a empresa com a qual estão se relacionando. Isso significa interagir em todos os canais e pontos de contato oferecidos com a mesma eficiência.

A GCOM oferece um sistema de gestão completo para todo tipo de empresa, com uma experiência de atendimento universal, abrangendo o GCOM My Orders (gestão de pedidos), GCOM PDV Food (gestão de vendas e cardápio), GCOM PDV (gestão de catálogo de produtos físico ou digital), GCOM Fidelidade (programa de relacionamento), GCOM MyData (banco de dados) e GCOM ERP (gestão completa, contábil, fiscal, financeiro, produção etc.).

Para saber mais sobre esta e outras soluções, acesse o site da GCOM.

Patrocinado por:

Encontrou algum erro? Entre em contato