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Mudanças no mercado de benefícios exigem conexão com o bem-estar corporativo

Por Estadão Blue Studio Express
Conteúdo de responsabilidade do anunciante
27 de maio de 2024 | 16h38

Até mesmo por conta das alterações na Lei do PAT, o mercado de
benefícios brasileiro encontra na Up Brasil um parceiro eficaz.

Mudanças no mercado de benefícios exigem conexão com o bem-estar corporativoFonte: Adobe Stock

Muito mais do que um facilitador para a boa alimentação, o mercado de benefícios se transformou em uma ferramenta estratégica para os trabalhadores e também para as empresas. Com a mudança no perfil dos colaboradores e os aprimoramentos da lei, a solução está mais conectada com o bem-estar corporativo.

Até mesmo por conta das alterações na Lei do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), o setor passou por um amadurecimento. Dessa forma, contar com um parceiro qualificado evita multas e, principalmente, transforma-se em um diferencial competitivo para as companhias.

Mas o que isso realmente significa? Com a chegada da geração Z ao mercado de trabalho, os profissionais buscam muito mais do que um bom salário. Nesse contexto, a busca pela qualidade de vida conecta o ambiente pessoal com o profissional.

Assim, as companhias precisam ofertar soluções que impactem positivamente a vida dos colaboradores. Nesse cenário, horário de trabalho flexível e auxílio para o home office atuam em conjunto com outros benefícios, que permitem a construção de uma vida mais saudável, sustentável e feliz.

Consequentemente, isso permite construir equipes mais motivadas e qualificadas, refletindo de forma positiva na produtividade e nos resultados conquistados pelas empresas.

Portanto, o caminho para o sucesso corporativo está conectado com o desenvolvimento de um programa de benefícios apropriado, contando com o suporte de um parceiro que realmente sabe do assunto.

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Benefícios corporativos como solução estratégica

Com a entrada da geração Z no mercado de trabalho, a gestão dos profissionais exigiu mudanças. Consequentemente, os benefícios se transformaram em uma ferramenta valiosa para as equipes que atuam nos departamentos de recursos humanos (RH).

Parte integrante de uma estratégia, essa solução gera benefícios diretos para as companhias, que conseguem tanto atrair quanto reter os talentos.

Conquistar os resultados desejados, porém, exige conhecimento, experiência e qualificação, até mesmo por conta das mudanças recentes no mercado de benefícios brasileiro. Portanto, o caminho está em contar com um parceiro que realmente consiga contribuir para o sucesso das companhias.

Entre os exemplos, podemos destacar a UP Brasil. Com 60 anos de história e presente em mais de 20 países, a multinacional chegou ao Brasil em 2016. De lá para cá, conseguiu se consolidar como uma das líderes do mercado, desenvolvendo soluções que impactam positivamente as companhias, alinhadas com práticas mais sustentáveis, justas e saudáveis.

Conectado com o bem-estar corporativo, a UP Brasil atua de forma estratégica, contribuindo para impulsionar a economia local com a oferta de benefícios que fazem a diferença na vida dos trabalhadores e, também, da sociedade como um todo.

Nesse cenário, traz soluções diversificadas e versáteis, conectadas com segmentos como: alimentação, refeição, mobilidade, gestão financeira, entre outros.

Mudanças na legislação e os cuidados necessários

Em meio à transformação do mercado de benefícios, as alterações na lei do PAT impactam diretamente o setor. Entre as mudanças, a nova legislação trouxe a flexibilização na utilização dos recursos e, até mesmo, a possibilidade da portabilidade, funcionando de forma similar ao que acontece atualmente com as operadoras de telefonia móvel.

Deixando de lado algumas questões que ainda exigem uma regulamentação mais clara para o funcionamento, é importante abordar alguns pontos. O primeiro diz respeito à capacidade das empresas de benefícios em atuar de acordo com as regras.

Apesar dos avanços tecnológicos e a entrada de novos players ao mercado, constantemente empresas são multadas por não atuarem de acordo com as “regras do jogo”.

Dessa forma, é fundamental contar com um parceiro estruturado e atualizado, capaz de atender às necessidades de uma companhia para a construção de uma estratégia de benefícios eficaz.

Por outro lado, é importante lembrar que, no caso do PAT, o programa tem como objetivo promover a alimentação adequada aos profissionais. Só para ter uma ideia, cerca de 24,5 milhões de profissionais brasileiros são beneficiados pelo programa por meio da rede de aceitação credenciada, segundo dados disponíveis no site da Associação Brasileira de Empresas de Benefícios ao Trabalhador (ABBT).

A flexibilidade, portanto, não pode prejudicar o bem-estar do profissional, refletindo até mesmo de forma negativa na sociedade.

Quer um exemplo? Imagine um trabalhador que enfrenta problemas com o alcoolismo que consiga gastar todo o valor do benefício em um dia comprando bebidas alcoólicas ao invés de se alimentar.

Nessa situação, diferentemente de garantir a qualidade de vida do profissional, o benefício flexibilizado consegue contribuir para um problema de saúde, podendo refletir também na sociedade, com casos de agressões familiares, por exemplo.

Dessa forma, torna-se necessário que o programa de benefícios seja realmente qualificado, atuando dentro da lei e como parte integrante de uma estratégia realmente benéfica, tanto para os resultados da companhia quanto para a promoção do bem-estar dos trabalhadores.

A Up Brasil é uma multinacional de benefícios corporativos presente em 22 países que atua no modelo de cooperativa com foco regional para atendimento próximo aos clientes, fomentando a economia local entre empresas e estabelecimentos. A companhia também faz a gestão de benefícios para auxiliar os times de recursos humanos, trazendo soluções que promovem maior fidelização e satisfação dos colaboradores, aumentando sua felicidade, engajamento e produtividade. A empresa está entre as líderes do seu segmento e faz parte do Grupo Up, fundado em 1964, na França, chegando ao Brasil em 2016. A multinacional conta com mais de 21 milhões de beneficiários e 1 milhão de clientes em todo o mundo, sempre planejando ações econômicas contemplando atitudes éticas, conscientes e que colaboram para um planeta melhor.

Para mais informações, acesse o site https://upbrasil.com.

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