Blue Studio Express

Conteúdo Patrocinado

Negócios

Benefícios de longo prazo ajudam atrair e reter talentos

Estruturar um pacote de benefícios de longo prazo eficaz se transforma até mesmo em um diferencial competitivo.
Estadão Blue Studio Express
Conteúdo de responsabilidade do anunciante 16 de abril de 2024
Foto de Artem Podrez no Pexels

Muito mais do que uma remuneração apropriada, a oferta de benefícios de longo prazo contribui para a atração e, também, a retenção dos talentos nas empresas.

Quando bem estruturado, esse pacote de incentivos retrata o compromisso da companhia com o desenvolvimento dos colaboradores, auxiliando na formação de equipes cada vez mais engajadas com os objetivos traçados. Principalmente para os profissionais que ocupam cargos de gestão, os benefícios de longo prazo também se comportam como um balizador dos resultados alcançados em determinado período.

Dessa forma, as empresas que buscam formar equipes qualificadas e engajadas para a conquista de novos patamares precisam fomentar um pacote de incentivos que realmente façam sentido para os colaboradores. Mas como o departamento de Recursos Humanos deve atuar para conseguir atuar com eficácia nesse ponto? Quais os desafios e caminhos para seguir?

Vantagens dos benefícios de longo prazo

Em gerações passadas, os profissionais eram movidos a desafios e, claro, a bons salários. O desejo por uma remuneração maior motivava a busca por qualificação e especialização. Por sua vez, as empresas utilizavam as promoções e aumentos salariais para tentar reter os talentos.

Hoje, os avanços tecnológicos e a mudança do perfil dos colaboradores trouxeram outros elementos para essa equação. Com isso, os benefícios de longo prazo também são levados em consideração.

Claro que muitas empresas já costumam ofertas(R) determinados incentivos, como plano de saúde, acessos a academias, descontos em eventos culturais, cursos, entre outros.

Entretanto, o pacote de benefícios a longo prazo vai além. Isso porque traz determinadas compensações relacionadas, com o desempenho apresentado e a conquista de metas estabelecidas. Assim como se conecta com a mudança do perfil dos profissionais, que buscam mais qualidade de vida, mantendo a harmonia entre a vida profissional e pessoal.

“Nesse contexto, os benefícios emergem como ferramenta estratégica para as organizações que desejam destaque no mercado como empregadoras de escolha. Tais benefícios variam de maneira ampla, incluindo desde planos de saúde diversos até flexibilidade de horário, opção de trabalho remoto e programas de desenvolvimento pessoal, a chave para o sucesso nesse tipo de abordagem é, além da personalização, a relevância dos benefícios oferecidos que devem se alinhar com as expectativas e necessidades do público-alvo”, explica Jhony Rocha, Head Hunter e um dos consultores da Acelera RH.

De acordo com o especialista, benefícios alinhados com as necessidades dos profissionais aumentam de forma exponencial a satisfação dos profissionais. Consequentemente, isso reflete positivamente tanto na produtividade quanto na qualidade das tarefas realizadas.

“Além disso, quando os colaboradores sentem que a empresa se importa de maneira genuína com seu bem-estar e desenvolvimento, é mais provável que desenvolvam um senso de lealdade e comprometimento com a organização”. Esse posicionamento da companhia também reflete na facilidade em atrair novos talentos, reforçando as equipes em posições estratégicas.

Benefícios de longo prazo para gestores

No caso dos profissionais com cargos gerenciais, os benefícios de longo prazo se transformaram em uma estratégia para a manutenção desses profissionais nas equipes, evitando que sejam facilmente atraídos pela concorrência.

Valorizados e conscientes das vantagens, os gestores atuam com mais empenho na busca pela superação das metas estabelecidas.

“Além de atrair, os benefícios são fundamentais para construir uma cultura de lealdade e comprometimento, reduzindo a rotatividade, consequentemente fortalecendo as equipes”, destaca.

Segundo Jhony Rocha, os incentivos mais eficazes incluem ações ou opções de ações da empresa, planos de participação nos lucros e bônus de performance de longo prazo. “Estes não só motivam os gerentes a contribuir para o sucesso duradouro, como também oferecem vantagens financeiras significativas atreladas a desempenho”.

Para a estratégia funcionar, porém, é preciso conseguir implementar um programa de benefícios realmente eficaz e transparente. “Isso inclui a necessidade de estabelecer metas claras e mensuráveis, bem como desenvolver sistemas para monitorar o desempenho ao longo do tempo”, finaliza Jhony.

Patrocinado por:

Encontrou algum erro? Entre em contato