Blue Studio Express

Conteúdo Patrocinado

Negócios

Conheça as principais tendências da força de trabalho de 2024

Desenvolvimento de determinadas habilidades e a inteligência artificial estão entre as tendências da força de trabalho. Confira.
Estadão Blue Studio Express
Conteúdo de responsabilidade do anunciante 12 de março de 2024
Foto de Gustavo Fring no Pexels

As principais tendências da força de trabalho de 2024 estão interligadas com o processo evolutivo do mercado e, também, do mundo. Isso porque a cada dia as profissões e as necessidades corporativas se modificam, impulsionadas pelos avanços tecnológicos, as necessidades crescentes de adotar práticas sustentáveis e as mudanças nas expectativas dos trabalhadores.

Em constante mudança, esse cenário enfrenta transformações a todo momento, com as empresas se adaptando rapidamente com as novas exigências e, claro, os profissionais buscando um constante aprimoramento de conhecimentos e habilidades.

Em meio a todo esse turbilhão de informações e mudanças, surge a necessidade de promover novas contratações com eficiência, com a busca por profissionais que consigam se encaixar neste “novo mundo” de desafios e oportunidades.

Tendências da força de trabalho

Entre as tendências da força de trabalho estão profissões e habilidades relacionadas à tecnologia, automação, ESG (Environmental, Social, and Governance) e inteligência artificial (IA).

Esses temas, aliás, seguem interligados com um olhar para a melhor experiências dos clientes, dos profissionais, dos colaboradores, dos gestores e, claro, das empresas. Em resumo: é necessário ter um cuidado especial com todos.

Levando isso em consideração, o primeiro ponto a ser abordado é o aprimoramento dos processos de automação, com a inteligência artificial assumindo tarefas repetitivas, operacionais e burocráticas.

Atualmente, a IA cria novas oportunidades e desafios, exigindo conhecimento específicos e determinadas habilidades na análise de dados e no desenvolvimento de algoritmos, por exemplo.

Para os que se preocupam com o desaparecimento de determinadas atividades, é importante lembrar que essa mudança traz também novas oportunidades.

Entre os destaques, estão em alta profissões como: especialistas em automação, engenheiros de software e analistas de dados. Consequentemente, essa força de trabalho se conecta com a necessidade de habilidades e conhecimentos específicos, que precisam ser aprimorados constantemente.

Um olhar para o ESG

Também entre as tendências da força de trabalho para 2024 surgem as ações interligadas com os princípios ESG. O que muitos consideravam um “modismo passageiro”, agora se transformou em uma realidade, exigindo responsabilidade e atitude das empresas em meio ao desenvolvimento tecnológico constante.

Dessa forma, o mercado apresenta uma grande demanda por profissionais que consigam integrar os princípios ESG nas estratégias empresariais. Nessa linha estão especialistas em sustentabilidade, analistas de risco, consultores e, também, profissionais operacionais, que consigam colocar as ações em prática.

Entre as inovações tecnológicas e a necessidade de adotar práticas ESG, as habilidades humanas surgem no centro das atenções. Com a automação de processos repetitivos e burocráticos, os profissionais vão desempenhar funções mais estratégicas.

Com isso, as tendências da força de trabalho estão ligadas com o desenvolvimento de determinadas habilidades, como criatividade, empatia, inteligência emocional, capacidade de trabalhar em grupo, boa comunicação, entre outras.

Certamente, profissionais que possuem essas habilidades possuem vantagens competitivas, além das competências técnicas, principalmente em tarefas relacionadas com o atendimento ao público.

Flexibilidade e aprendizado contínuo

Ainda na lista de tendências da força de trabalho, não podemos deixar de lado a continuidade de determinados comportamentos que ganharam mais força no período da pandemia. Hoje, o trabalho remoto se tornou uma realidade, exigindo uma nova postura das empresas e, também, dos colaboradores, com a autogestão do tempo.

Nesse contexto, a tecnologia também se faz presente, com profissionais da área de tecnologia desenvolvendo novas aplicações para conectar as pessoas com segurança. Em meio a tudo isso, a proteção dos dados se destaca como uma tendência com ainda mais força em 2024.

Com o ritmo acelerado imposto pelas mudanças tecnológicas, a educação contínua e o aprendizado ágil tornam-se elementos desejados, vigorando entre as tendências da força de trabalho.

Além dos cursos formais já conhecidos, o aprendizado online ganha ainda mais força, por conta da praticidade, da eficiência e, claro, da redução de custos. Isso se conecta com a necessidade do aprimoramento ágil e constante, conectando as novas informações com as situações práticas.

Consequentemente, isso implica uma colaboração entre empresas e instituições educacionais no desenvolvimento de programas que atendam às necessidades emergentes do mercado.

O que esperar?

As tendências da força de trabalho de 2024 refletem uma combinação de avanços tecnológicos com a necessidade de práticas empresariais sustentáveis. Isso exigirá novas habilidades e conhecimentos, assim como uma mudança de mentalidade, com a busca por um aprendizado contínuo de novas técnicas e habilidades.

Outro ponto que se destaca em todo esse cenário é a velocidade de transformação e de adaptação. Consequentemente, isso exige um aprimoramento dos processos de seleção e contratação dos colaboradores, identificando de forma ágil e assertiva as pessoas certas para cada uma das vagas disponíveis.

Certamente, essa postura permitirá que as tendências da força de trabalho se transformem em diferenciais estratégicos para os resultados das companhias.

Para saber mais sobre o tema, acesse o site da Acelera RH.

Patrocinado por:

Encontrou algum erro? Entre em contato