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Seu negócio está pronto para escalar as vendas?

Escalar as vendas de uma empresa exige muito mais do que boa vontade. Metodologia eficaz traz resultados surpreendentes.
Estadão Blue Studio Express
Conteúdo de responsabilidade do anunciante 8 de março de 2024
Foto de Vlada Karpovich no Pexels

Escalar as vendas é o desejo de toda empresa. Afinal, ao escalar as vendas, você coloca sua empresa em uma posição de destaque no mercado, consolidando sua marca e construindo uma base sólida de clientes fiéis que manterão sua empresa financeiramente estável, possibilitando um crescimento sustentável e significativo. Entretanto, será que o seu negócio está realmente preparado para isso?

Antes de responder esta questão, alguns fatores precisam ser avaliados pelos gestores de forma franca.

Essa avaliação consiste tanto em critérios estruturais quanto comportamentais. Isso porque, para alcançar novos patamares, muitas vezes é preciso adotar uma nova cultura de colaboração e integração entre diferentes áreas na empresa.

Em meio a tudo isso, torna-se necessário fazer a combinação perfeita entre um processo eficaz e as novas tecnologias disponíveis no mercado, garantindo assim que a empresa esteja preparada para alcançar todo o potencial de crescimento com consistência.

O que fazer para escalar as vendas?

Para conseguir escalar as vendas é importante avaliar alguns critérios. O primeiro ponto é verificar se o modelo de negócio adotado está alinhado com as necessidades e desejos dos consumidores.

Será que realmente o seu produto ou serviço agrega valor ao consumidor? O atendimento é apropriado? Como o departamento comercial está alinhado com o restante da empresa? E o pós-vendas?

De acordo com os especialistas da Hyphen Consultoria, para que seja possível escalar as vendas, primeiramente sua empresa precisará estruturar quatro pilares: funil de marketing, funil de vendas, tecnologia e produtividade. Apesar da receita ser simples, é aqui que estão os maiores desafios das empresas.

“Os desafios para as empresas ganharem escala são sempre os mesmos, não importa o tamanho da empresa ou o produto que ela comercializa. Unificar a visão e estratégia de marketing com o processo e a capacidade de atendimento do departamento comercial exige planejamento, produtividade, tecnologia e controle dos processos. Sem isto, não é possível escalar as vendas de maneira sustentável”, destaca Diego de Castro, CEO da Hyphen Consultoria.

Ao encontrar as respostas para essas e outras questões relacionadas, o gestor consegue identificar quais pontos precisam ser aprimorados para poder escalar as vendas.

Afinal, sem a estrutura apropriada, não será possível suportar o maior volume, causando insatisfação nos consumidores e, consequentemente, prejuízos para a companhia.

Aqui, é importante também fazer uma análise da concorrência, identificando pontos positivos e negativos que possam ser explorados.

Lembre-se ainda de fazer uma análise sincera sobre o atual momento do mercado, identificando possíveis oportunidades e mudanças que permitam escalar as vendas. Dessa forma, garanta que a sua proposta de valor é clara e diferenciada, atendendo as necessidades e expectativas do público-alvo.

Importância da equipe

Uma empresa que deseja estar pronta para escalar as vendas precisa dedicar uma atenção especial para avaliar e, claro, qualificar os colaboradores, passando por todas as equipes que atuam na companhia. Afinal, a expansão do negócio tem ligação direta com a produtividade e o bom andamento das atividades desempenhadas.

Especificamente com relação à equipe comercial, torna-se necessário promover treinamentos específicos para aprimorar as técnicas de vendas, assim como a promoção de atividades motivacionais.

Aqui, é importante entender a importância de implementar uma estratégia eficaz, capaz de realmente fazer a diferença na atuação da equipe comercial. Isso envolve tanto a adoção de uma metodologia apropriada quanto a adoção de soluções tecnológicas para ganho de escala.

Suporte da tecnologia

Por falar em inovação, as novas tecnologias revolucionaram diversos segmentos, promovendo facilidades para o desempenho das atividades pessoais e também profissionais.

E, claro, isso não é diferente na área de vendas. Atualmente, o contato com o público-alvo se tornou mais rápido, ágil e, até mesmo, pessoal.

Além da facilidade na comunicação, o avanço tecnológico trouxe uma infinidade de recursos que contribuem para o monitoramento de hábitos, o que facilita a identificação da melhor solução para cada uma das pessoas, elevando o nível da customização.

No discurso, claro, tudo é perfeito. O grande dilema, porém, está na forma de utilização das soluções na busca por escalonar as vendas. Duvida?

A utilização inapropriada do WhatsApp no trabalho de prospecção pode gerar uma redução de até 80% na produtividade, de acordo com dados apurados pela Hyphen Consultoria. Além disso, cerca de 70% dos leads classificados como “perdidos” pelos vendedores não tiveram nem um único contato.

Isso permite dizer que o problema não está na ausência ou excesso de soluções, mas na forma de utilização. Sem uma estratégia eficaz, não adianta incentivar ou simplesmente adotar uma grande variedade de aplicações. Isso, aliás, só dificultará ainda mais a conquista das metas.

Portanto, as empresas que buscam escalar as vendas de forma consistente precisam adotar um plano de ação apropriado, que consiga combinar as qualidades da companhia e a estrutura disponível com a tecnologia.

A Hyphen Consultoria, por exemplo, desenvolveu uma metodologia exclusiva que pode ser utilizada por qualquer empresa e implantada em poucos dias. Chamada HYARCH, ela estrutura e aporta funil de marketing e vendas, incluindo uma tecnologia disruptiva com inteligência artificial para elevar a produtividade e garantir o aumento nas vendas.

Gostou das dicas? Para saber mais sobre como escalar as vendas do seu negócio, acesse o site da metodologia HYARCH.

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