Blue Studio Express

Conteúdo Patrocinado

Sem categoria

Entenda a importância da Economia do Mar para uma nação

O desenvolvimento de um país está diretamente relacionado com a Economia do Mar.
Estadão Blue Studio Express
Conteúdo de responsabilidade do anunciante 22 de fevereiro de 2024
Foto de Martin Damboldt no Pexels

A Economia do Mar desempenha um papel de destaque para o desenvolvimento de qualquer nação. Portanto, necessita de um olhar mais atento de toda a sociedade para que os frutos sejam colhidos de forma a beneficiar o País, com a geração de empregos e renda.

Parafraseando o mundo náutico, é preciso saber navegar a favor do vento, escapando das tormentas e chegando com mais facilidade ao rumo traçado.

Dedicar um cuidado especial com este tema é algo urgente. Afinal, em um mundo tecnológico e inovador, onde a evolução caminha cada vez mais a passos largos, não se pode deixar de lado determinadas oportunidades, com o risco de perder para sempre o “bonde da história”.

Muito mais do que transportar pelo mar alimentos, insumos e produtos, o setor está inserido em um cenário estratégico que envolve diversas variáveis, como ciência, tecnologia inovadora, desenvolvimento econômico e preservação ambiental, entre outras.

Para aqueles que ainda não acreditam ou desconhecem o potencial da Economia do Mar, basta avaliar como as atividades marítimas se comportaram no desenvolvimento da civilização e, consequentemente, no crescimento das diversas nações que entenderam e desenvolveram ao máximo o potencial desse setor.

Desde os fenícios, passando pelos navegadores europeus e posteriormente o desenvolvimento naval norte-americano, diferentes nações utilizam o aprimoramento desse setor para elevar o potencial competitivo. Quer outro exemplo? Então pesquise sobre os portos modernos na China e o que estão chamando atualmente de a nova rota da seda.

Economia do Mar e as oportunidades

Utilizando a história de diferentes países e momentos como base, fica mais fácil compreender a necessidade de promover uma ação estratégica para o crescimento do País com base no desenvolvimento da Economia do Mar.

Em um setor repleto de oportunidades, é preciso ir além da atuação já conhecida com cargas, graneis sólidos ou líquidos. Nesse contexto, é necessário dedicar uma atenção maior para a reindustrialização naval, entendendo que esse assunto precisa ser considerado como uma questão de Estado.

Um ponto que pode servir como referência neste debate é o pré-sal e todo o seu potencial para o desenvolvimento do País, exigindo uma atuação estratégica para a proteção desta riqueza.

E este é apenas um dos diversos exemplos existentes, assim como o descomissionamento de plataformas e desmantelamento de plataformas e navios. Atualmente, está em andamento o PL 1584 que trata da reciclagem de embarcações em debate em âmbito nacional, parte da solução no trato ESG, em conformidade com o protocolo de Hong Kong, que trata do desmantelamento de embarcaçòes no mundo. É importante para o Brasil por ser ecológico e economicamente sustentável.

Certamente, a Economia do Mar se interliga com a imensa cadeia logística que envolve a indústria naval. Nesse contexto, existem oportunidades em diferentes áreas, como reparo, manutenção e construção naval, interligados também com o desenvolvimento de tecnologia de ponta.

Essa combinação de fatores faz parte de um cuidado especial de todos com o desenvolvimento da indústria naval, dedicando um olhar especial também para a Marinha Mercante.

Necessidade da união de forças

E aqui é importante lembrar a necessidade de promover a união de todos os atores envolvidos nesse contexto. Isso, aliás, representa com perfeição a importância de contar com a atuação estratégica de um cluster naval, interligando a indústria, com o poder público o meio acadêmico.

A missão, portanto, é adotar e colocar em prática estratégias modernas para o desenvolvimento da Economia do Mar, atuando com capacitação, gestão, governança, compliance e conteúdo local.

Esse conjunto de fatores precisam se relacionar a uma ação eficiente e efetiva que consiga garantir o aumento da competitividade, permitindo assim disputar em condições de igualdade com mercados externos.

Dessa forma, o Brasil conseguirá conquistar relevância em mais um segmento, como acontece em outras frentes, como o agronegócio e a indústria aeronáutica. No final, isso significa um engrandecimento da nação, com a geração de empregos e renda, de olho em um futuro próspero.

Para ficar atualizado sobre as novidades que envolvem a Economia do Mar e a indústria naval, acesse o site do Cluster Tecnológico Naval.

Patrocinado por:

Encontrou algum erro? Entre em contato