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Finanças

‘Esperem um posicionamento de mercado mais agressivo’, diz novo CEO da Credilink

Estadão Blue Studio Express
Conteúdo de responsabilidade do anunciante 14 de fevereiro de 2024

Pioneira no segmento de enriquecimento e tratamento de dados, a Credilink
se transforma em empresa de solução que usa dados para tomar decisões

‘Esperem um posicionamento de mercado mais agressivo’, diz novo CEO da CredilinkRafael Melo, CEO da Credilink. Foto: Divulgação Credilink

No final de 2023, Mauro Melo assumiu o cargo de presidente-fundador e transferiu o posto de CEO da Credilink para seu filho Rafael Melo. Com a experiência de quem cresceu dentro da empresa e passou por diversos cargos, o novo CEO dá continuidade ao processo de expansão da companhia, trabalhando com a equipe um novo posicionamento, causando uma mudança positiva e significativa no mercado.

De forma resumida, nós queremos fazer cinco anos em um ano. A gente quer de fato tracionar mais forte que os outros, andar mais rápido que os outros, errar mais rápido que os outros e aprender mais rápido que os outros. E nesse processo o que fará a diferença são as pessoas”, destaca Rafael Melo.

Mas o que isso significa? Pioneira no segmento de enriquecimento e tratamento de dados, a Credilink agora dá mais um importante passo, transformando-se em empresa de solução que usa dados para tomar decisões, permitindo em poucos minutos que as empresas tomem decisões fundamentadas que anteriormente levariam alguns dias.

Na luta para alcançar esse objetivo, a empresa manterá uma importante característica, que é trabalhar com inovação e ineditismo em seus produtos.

Para ilustrar melhor esse processo evolutivo, Rafael Melo recorda um pouco da história da empresa. “Começamos com uma ideia básica, que era trabalhar e tratar dados. Hoje pode parecer um conceito básico e estruturado, mas não era na época.

Nessa época, os dados em um processo de inteligência atendiam às necessidades de todos os setores, de uma forma mais generalista. “Hoje o mercado tomou musculatura e precisa de maior rapidez e agilidade para a tomada de decisão. E isso eu faço me especializando em cada uma das etapas das entregas de produto.

Personalização das soluções

Portanto, ao atuar de forma mais customizada, é possível fazer entregas personalizadas para cada um dos setores que atuam com os dados. Prova disso é o processo de consulta reputacional, diretamente interligado com AML. Do termo em inglês Anti-Money Laundering, a sigla se refere ao trabalho estratégico de combate à lavagem de dinheiro e à fraude, que envolve ações de inteligência em conjunto com tecnologia avançada.

No setor financeiro, queremos gerar a especialização na AML, onde conseguimos agregar uma maior entrega de valor. Entretanto, a AML é só o início desse processo de transformação e de reestruturação. Porque o nosso foco é gerar especialidade para as diversas frentes de produto. Vamos customizar e fazer entregas personalizadas para cada um dos setores que consideramos como público-alvo”, destaca o CEO.

Importância das pessoas

Como em todo processo de transição, nada ocorre do dia para a noite. Na Credilink não é diferente. Afinal, a empresa possui uma base sólida, construída ao longo dos anos, sempre trabalhando com a inovação como um dos seus diferenciais.

Apesar disso, Rafael Melo destaca a boa aceitação do mercado e, também, dos colaboradores. “É gratificante ver a aceitação das pessoas com os novos propósitos, mesmo sabendo que isso é um processo que vai aos poucos, principalmente se tratando de uma empresa familiar, onde você tem um aspecto cultural muito estabelecido.

Para superar os desafios do pioneirismo, Rafael Melo destaca um fator muito importante. “A base de todo o processo de mudança são as pessoas. É preciso dar valor às pessoas que estão nadando e remando comigo na crista da onda.

Nesse contexto, o CEO ressalta a importância dos gestores darem espaços para os colaboradores falarem, posicionarem-se e apresentarem críticas construtivas.

Não é aquilo que você quer escutar, mas aquilo que a pessoa quer falar. Isso permite entender o que é ponto de melhoria e o que você pode absorver e aprimorar.

Visão dos clientes nos produtos

Com esse fundamento colocado em prática, os produtos são trabalhados com a opinião criativa de todos os envolvidos. “Contamos com grupos especializados olhando para o produto e avaliando: onde podemos melhorar? Onde podemos agregar? Onde de fato podemos trazer maior benefício com o foco do cliente.

E aqui surge outro ponto disruptivo nesse processo de evolução da Credilink: a importância do olhar dos clientes na construção de soluções cada vez mais customizadas, ágeis e assertivas.

Para explicar melhor o que isso significa, Rafael Melo traz mais uma história: “Eu gosto de estratégias e produtos que possam ser entendidos em poucas frases escritas em um guardanapo de um barzinho”. Ao conseguir resumir as explicações necessárias em poucos parágrafos, é possível transmitir com facilidade a ideia e o propósito para as equipes de trabalho.

Mais do que trazer um produto e uma ideia de inovação, eu trago um propósito com o produto, que é o propósito do cliente. O meu produto não entrega benefícios, ele entrega um valor emocional, que é resolver o seu problema em um único clique.

Dessa forma, o novo posicionamento da Credilink atua para ofertar de forma qualificada e customizada uma das moedas mais valiosas na atualidade: o tempo.

Todo mundo tem as mesmas 24 horas. O que diferencia é o que eu faço com o meu tempo. E, se eu falo para você que antes você levava três a quatro dias para tomar uma decisão e agora consegue fazer isso em um clique em menos de 2 minutos, eu não te entreguei somente um benefício, eu te entreguei algo com muito mais valor, que é tempo.”

Ao explorar esses pontos em projetos pioneiros e inovadores, a companhia conseguirá promover a desejada mudança no mercado. “Esperem um posicionamento de mercado mais agressivo neste ano, que é fazer cinco anos em um”, finaliza Rafael Melo.

Conteúdo produzido por Lab Persona Estadão

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