
As tendências de rastreamento de caminhão para 2024 surgem como parte do processo evolutivo deste setor. Impactado diretamente pela inovação, o segmento encontra na tecnologia um elemento primordial para superar as inúmeras situações que se formam no dia a dia de quem lida com a gestão de frotas.
Com o desenvolvimento constante, o setor de transporte de cargas por via terrestre exige cada vez mais dos gestores, tanto no planejamento quanto no gerenciamento das inúmeras particularidades que envolvem o dia a dia da atividade.
E desafios não faltam. Dados divulgados pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) demonstram que o custo operacional aumentou quase 33% em 2023 por conta da má conservação das rodovias. E isso em um País onde boa parte das mercadorias são transportadas por via terrestre.
Por isso, manter uma gestão eficiente da frota faz toda a diferença para as empresas, gerando economia e atuando até mesmo como um diferencial competitivo. E isso seguirá também em 2024.
Neste desafio, as inúmeras variáveis relacionadas com o bom desenvolvimento do setor envolvem elementos internos e externo à companhia. Dessa forma, é possível afirmar que os resultados estão relacionados desde a administração dos veículos e dos motoristas até o alinhamento da operação com os diversos parceiros necessários para que o trabalho ocorra com eficiência e segurança.
Nesse contexto, encontra-se o rastreamento de caminhão como um elemento-chave para garantir a eficiência do transporte de cargas. E como aprimorar esse processo? É isso que as tendências indicam.
Importância do rastreamento de caminhão
Antes de conhecer as tendências para 2024, é importante aprender um pouco mais sobre a importância do rastreamento de caminhão.
Muitos, aliás, relacionam o tema exclusivamente com a segurança e o combate ao crime. Afinal, o monitoramento facilita localizar tanto o veículo quanto a carga em um possível roubo ou furto.
Claro que associar o assunto com a segurança faz sentido. Afinal, o número de ocorrências registradas aumento de 22,5% nos 5 primeiros meses de 2023, na comparação com igual período do ano anterior.
Entretanto, esse não é o único ponto impactado pelo rastreamento de caminhão. Atualmente, a gestão de frota trabalha com diversos dados na busca pela eficiência do trabalho.
Dessa forma, o rastreamento de caminho é capaz de gerar informações valiosas, como o acompanhamento em tempo real da carga, o desempenho do motorista e do veículo, o consumo de recursos, possíveis problemas mecânicos, entre outros fatores relevantes para a atuação do setor.
Tendências do rastreamento de caminhão para 2024
Com essas informações iniciais, fica fácil agora entender como as tendências do rastreamento de caminhão para 2024 estão interligadas com a inovação.
Isso porque a tecnologia funciona como um “braço direito” do gestor para a organização e análise dos dados, auxiliando no monitoramento e também nas diversas tomadas de decisão necessárias no dia a dia do trabalho.
Dessa forma, aqui estão as cinco tendências do rastreamento de caminhão para 2024:
1 – Otimização de processos
No próximo ano a otimização de processos seguirá como uma forte tendência para as empresas que buscam aprimorar cada vez mais a eficiência das atividades. Com as “máquinas” realizado tarefas repetitivas, os profissionais terão mais tempo para uma atuação estratégica, trazendo mais qualidade para o trabalho. No rastreamento de caminhão, essa otimização tem ligação tanto com o monitoramento do veículo e da carga quanto na geração de dados analíticos para a equipe de gestão.
2 – Vigilância em tempo real
A evolução do processo de monitoramento da frota ganhará novo capítulos em 2024 com o aprimoramento dos processos e, consequentemente, o melhor relacionamento da empresa frotista com a companhia que presta o serviço de rastreamento de caminhão. As informações qualificadas geradas e analisadas em tempo real garantirão maior segurança para os motoristas e também para a carga, interferindo positivamente também na redução dos custos de toda a operação.
3 – Análise preventiva e assistência 24h
Outra tendência para 2024 é o aperfeiçoamento na utilização de soluções para a análise de informações relacionadas com a manutenção preventiva e o desgaste de peças. Com as informações geradas pelo rastreamento de caminhão interligado com o sistema de gestão da frota, torna-se mais efetivo e rápido a assistência em possíveis emergências, como guincho 24h por dia.
4 – Aprimoramento logístico
O aprimoramento logístico também está entre as tendências para 2024 com o rastreamento de caminhão. Como já destacamos, a geração e análise de informações em tempo real permite uma gestão mais eficaz, com benefícios para a logística e, consequentemente, para os cofres das companhias.
5 – Controle de gastos mais efetivo
Com o rastreamento de frota aprimorado, torna-se possível fazer um controle mais rigoroso dos gastos. Nesse contexto, podemos destacar situações como: gerenciamento de motoristas, controle de multas, gastos com combustível, entre outras.
Conclusão
Como foi possível observar, a tecnologia se faz presente em todas as tendências relacionadas com o rastreamento de caminhão para 2024. Para colocar em prática essas ações, porém, torna-se necessário usufruir de soluções que realmente consigam resultados significativos.
Como uma “tendência extra”, podemos destacar a unificação dos serviços em uma única plataforma, garantindo um diferencial valioso para a gestão de frotas.
Atualmente no mercado o Delta Fleet é a única plataforma de gestão de frotas que desempenha esse papel. Assistência 24h especializado em frotas, rastreamento, telemetria, gestão de motoristas entre outros. Todas as informações em único lugar.
Apontada como a mais completa da América Latina nesse setor, a solução da Delta Global fornece ferramentas que atuam como um diferencial estratégico para qualquer empresa. Para saber outros detalhes sobre a plataforma, é só clicar no link.