Blue Studio Express

Conteúdo Patrocinado

Tecnologia

Seminovos de TI da Selbetti reduzem o impacto ambiental em até 79,05%, aponta estudo

Estadão Blue Studio Express
Conteúdo de responsabilidade do anunciante 26 de outubro de 2023

Levantamento realizado por organização internacional por iniciativa da Selbetti
comprova o impacto ambiental positivo promovido pela economia circular

Seminovos de TI da Selbetti reduzem o impacto ambiental em até 79,05%, aponta estudoCrédito: Impulso Produções/Divulgação Selbetti

A utilização de equipamentos seminovos na área de Tecnologia da Informação (TI) representa uma queda significante no impacto ambiental provocado por estes equipamentos. A conclusão faz parte do estudo independente da Selbetti – Avaliação e rastreabilidade para sustentabilidade –, realizado pela Bureau Veritas, uma organização internacional de certificação em normas.

Na comparação com os equipamentos novos, os notebooks remanufaturados representam uma redução potencial do impacto ambiental de 64,10% para potencial de aquecimento global (PAG), assim como diminuição de 63,77% para potencial de depleção de recursos fósseis (PDR) e de 60,30% para potencial de consumo de água (PCA).

De acordo com o estudo, os indicadores impressionam ainda mais quando o assunto são os computadores. Neste grupo, os equipamentos remanufaturados apresentam uma redução potencial do impacto de 78,60% para potencial de aquecimento global, de 79,05% para potencial de depleção de recursos fósseis e de 76,08% para potencial de consumo de água

O levantamento realizado pela Bureau Veritas demonstra que a locação e a compra dos notebooks e computadores seminovos da Microexato, empresa do grupo Selbetti, resultam em considerável baixo impacto ambiental, reforçando o engajamento enquanto empresa que busca se consolidar no âmbito das práticas sustentáveis.

Entendemos que nós só conseguiremos progredir enquanto empresa se considerarmos nossa responsabilidade com a sustentabilidade, construindo práticas que não ficam apenas na esfera do discurso e contribuem para superarmos os desafios relacionados ao tema”, destaca José Nauro Selbach Junior, CEO da Selbetti.

Economia circular e detalhes do estudo

Para comprovar a importância dos equipamentos seminovos na área de TI para a economia circular, o estudo da Bureau Veritas foi estruturado de acordo com a metodologia de Avaliação do Ciclo de Vida (ACV), do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict).

Este processo é capaz de mensurar os possíveis impactos associados aos produtos e serviços ao longo de seu ciclo de vida. Ou seja, inclui processos desde a extração de matérias-primas até o consumo e fim de vida.

Por conta da eficiência na análise, a ACV foi utilizada como ferramenta norteadora da pesquisa, que avaliou o desempenho ambiental da remanufatura de notebooks e computadores pós-consumo pela Selbetti.

Dessa forma, conseguiu traçar uma perspectiva de ciclo de vida, comparando a locação e compra de seminovos com o desempenho ambiental da produção de notebooks e computadores novos.

Ao todo, o estudo avaliou três índices principais: aquecimento global, depleção de recursos fósseis e consumo de água, com o objetivo de cumprir escopos ligados à sustentabilidade, que são a rastreabilidade dos produtos da Selbetti. Além disso, promoveu a definição de indicadores de sustentabilidade que possibilitem avanço na coleta de informações sobre o tema.

Importância do estudo para as empresas

Os números realmente surpreendem, comprovando a eficiência e a importância da economia circular em ações efetivas para a redução dos impactos ambientais.

O tema, aliás, é de extrema importância para as empresas que entendem a necessidade de adotar boas práticas de ESG, sigla que representa Environmental, Social and Governance – ambiental, social e governança, em uma tradução livre para o português.

Afinal, a relevância da economia circular associada aos equipamentos seminovos tem sido reafirmada com frequência. Isso é demonstrado tanto pela própria legislação – por intermédio da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) – quanto pela comunidade científica, assim como na divulgação constante de pautas relacionadas com o assunto pelos veículos de comunicação.

Tachada anteriormente como “modismo” por alguns, a economia circular demonstrou sua eficiência como uma ferramenta estratégica em políticas ESG. Nesse contexto, transformou-se ainda em um diferencial competitivo em relação ao mercado.

Por um lado, a economia circular promovida com a utilização de equipamentos seminovos na área de TI reduz a quantidade de resíduos eletrônicos despejados e proporciona a economia de recursos. Por outros, garante soluções tecnológicas de alta qualidade com custos mais atrativos.

Dados divulgados no início do ano pela Gartner demonstram que a sustentabilidade ambiental é atualmente uma das dez prioridades dos líderes empresariais e CEOs. Consequentemente, essa atitude do mercado exige que fornecedores de serviços de tecnologia também se adaptem às metas de desempenho ambiental definidas pelas organizações.

Para conhecer outros detalhes do estudo Avaliação e rastreabilidade para sustentabilidade e dos benefícios da economia circular associada aos equipamentos seminovos na área de TI, acesse o site da Selbetti.

Conteúdo produzido por Lab Persona Estadão

Patrocinado por:

Encontrou algum erro? Entre em contato