Blue Studio Express

Conteúdo Patrocinado

Conteúdo Patrocinado

Conteúdo criado pelo Estadão Blue Studio, departamento de branded content do Grupo Estado, para promover a marca patrocinadora.

Blue Studio Express / Saúde

São Paulo recebe o maior evento das Américas sobre a planta Cannabis

Por Estadão Blue Studio Express
Conteúdo de responsabilidade do anunciante
29 de setembro de 2023 | 12h23

Hemp Fair Brasil 2023 reunirá em São Paulo representantes de países atuantes
nos mercados da Cannabis Medicinal e do Cânhamo Industrial

São Paulo recebe o maior evento das Américas sobre a planta CannabisFoto: Divulgação/ABICANN

Organizada pela Associação Brasileira das Indústrias de Cannabis (Abicann), a Hemp Fair Brasil 2023 reunirá em São Paulo diversos públicos dos países atuantes nos mercados da Cannabis Medicinal e do Cânhamo Industrial.

Com a expectativa de se tornar a maior feira temática da Cannabis sativa no continente americano, o evento será realizado no Transamerica Expo Center, nos dias 19 e 20 de outubro. Os ingressos começaram a ser vendidos em setembro e ainda estão à disposição.

Até o momento, já confirmaram presença nos palcos da Hemp Fair Brasil os representantes dos seguintes órgãos, instituições e conselhos: Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA); Ministério da Saúde (MS); Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA); Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA); Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI); Frente Parlamentar Mista da Saúde (FPMS); Ordem dos Advogados do Brasil (OAB); Instituto de Tecnologia do Paraná (TECPAR); Conselho Federal de Farmácia (CFF); Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) e Indústria Química do Estado de Goiás (IQUEGO), assim como governadores, senadores e deputados.

Além destes, também foram convidados: Supremo Tribunal Federal (STF); Ministério Público Federal (MPF); Conselho Federal de Química (CFQ); Confederação Nacional das Indústrias (CNI) e Conselho Federal de Medicina (CFM), assim como outros órgãos do Governo Federal e dos Poderes.

Em uma área física com 4.100 metros quadrados, autoridades governamentais, órgãos reguladores, profissionais de saúde, lideranças dos mercados nacionais e internacionais da Cannabis se reunirão para debater e conhecer mais sobre o tema. Representantes técnicos e de entidades sociais e econômicas de 30 países são esperados.

Atuando em concordância com as legislações vigentes e em consonância com as regulamentações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o espaço com estandes para produtos e serviços contará com a presença de ao menos 50 participantes.

Na área, os expositores vão compor o cenário de organizações públicas, empresas privadas e prestadores de serviços, interessados em abrir diálogos com públicos variados para gerar negócios em escala e divulgar marcas.

Durante o evento, a equipe de relacionamento e comunidades da feira internacional atuará para facilitar a comunicação das temáticas mais técnicas com o público leigo.

Entre as iniciativas, serão realizadas ações para estimular oportunidades de trabalhos no ambiente agroindustrial e diálogos para incentivar uma cultura empreendedora.

O evento contará ainda com uma série de reuniões reservadas, a fim de estimular fomentos à produção científica no Brasil, após 85 anos de proibição do cultivo da Cannabis sativa e da Cannabis sativa L. (cânhamo/hemp) em solo nacional.

Cannabis em debate

Com a Cannabis no centro do debate, a Hemp Fair Brasil 2023 permitirá aos participantes aprenderem mais sobre canabinoides e inovações no uso medicinal, descobrindo a versatilidade das matérias-primas do cânhamo e seus usos.

Geradora de eventos nacionais de educação, tecnologias e política por pesquisas com a Cannabis, a agência Comunicar Bem Comunicação e Relacionamento é a responsável pela curadoria da Hemp Fair Brasil 2023.

Entre os temas indicados para o debate estão a redução de danos e “quem cuida de quem cuida”.

Estamos preparando um evento que nunca existiu no Brasil. Será um novo paradigma, antes e depois da Hemp Fair Brasil. Cidadãos anônimos se encontram com políticos, artistas, jornalistas, empresários e lideranças de norte a sul das Américas. Há presidentes, ministros e lideranças políticas de diversos países entre os convidados”, explica Adriana Dias, gerente de produção da agência.

Eventos regionais

Como forma de ampliar o debate do tema, a internacional Hemp Fair Brasil promoveu de outubro de 2022 a março deste ano eventos regionais em cinco Estados, intitulados de Hemp Fair Experience – Conhecimentos Profundos.

Durante os encontros, subiram aos palcos representantes do governo federal, dos Legislativos estaduais e das universidades públicas, além de médicos, farmacêuticos, veterinários, engenheiros agrônomos, industriais, associações de saúde, pacientes, entre outros.

Só para ter uma ideia, os encontros regionais contaram com participantes do Ministério da Agricultura e Pecuária, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Ministério da Saúde, Confederação Nacional da Indústria, Embrapa, Conselho Federal de Medicina Veterinária e dezenas de outras organizações públicas e privadas.

No total, os eventos regionais rodaram 12.700 mil quilômetros em 5 Estados brasileiros, com a participação de mais de 2.400 profissionais durante mais de 60 horas de transferência de conhecimento ao público. Além disso, mais de 80 especialistas e autoridades subiram aos palcos para falar sobre o assunto.

Durante os eventos regionais, a Hemp Fair EXP e a Abicann estimularam a criação de associações de pacientes, startups inovadoras, parcerias científicas e empreendedoras, em ações de networking nos encontros e espaço de negócios.

No cenário das políticas públicas foram realizadas aproximações diplomáticas na busca pelo apoio às regulamentações e legislações da Cannabis medicinal e do cânhamo industrial no Brasil.

Debate qualificado

Em conjunto com a Abicann, empresas, técnicos, governos e organizações educacionais e científicas buscam promover um debate qualificado sobre a temática em torno da Cannabis sativa.

Para os organizadores, o diálogo com o poder público e com autoridades nacionais e internacionais colabora para gerar debates mais equilibrados.

“Desde 2017, estamos comprometidos em apoiar pesquisadores, cientistas, agentes técnicos do governo federal, legisladores e investidores. Se forem bem regulados, os mercados tendem a estimular o nascimento de uma nova economia verde e social brasileira”, projeta Thiago Ermano, presidente da Abicann e gestor da Hemp Fair Brasil 2023.

De acordo com Ermano, as instituições que atuam no ecossistema de cooperação da Abicann olham com cuidado para aprender com o passado, colaborando com o cenário presente. “Neste momento, estão construindo o futuro que se apresenta ao Brasil da Cannabis legal”, complementa o profissional, que se dedica à formação e gestão de redes de relacionamentos há quase duas décadas.

Atualmente, 100 países possuem regulamentação ou legislação ampla da Cannabis sativa e devem faturar mais de US$ 350 bilhões até 2030. Vale lembrar que no Brasil ainda não existe uma lei nacional sobre a Cannabis.

Atualmente, o que existe são projetos de lei na Câmara dos Deputados, no Senado Federal e nos Estados da União. Além disso, ao menos 15 Estados possuem legislação local ou regional, com a intenção de gerar uma política pública e oferecer acesso a milhões de pacientes médicos aos produtos de saúde com Cannabis.

A Abicann estima mais de 18 milhões de pacientes médicos em situação grave, crônica ou terminal e com potenciais reais ao consumo terapêutico de canabinoides.

De acordo com dados da Abicann, o país tem a chance de atrair para a economia mais de US$ 30 bilhões por ano, caso ocorra a aprovação de uma legislação ampla e, consequentemente, o cultivo pelo agro.

Ainda segundo a associação, os resultados ocorreriam por meio da produção de sementes e de genéticas específicas de plantas, com a indústria brasileira produzindo óleos, fibras e outras matérias-primas de uso humano, animal ou ambiental.

Serviço

Hemp Fair Brasil 2023.

Data: de 19 a 20 de outubro.

Local: Transamerica Expo Center (Hall F), em São Paulo.

https://hempfair.com.br.

Contatos: portal@abicann.org e telefone +55 13 99607-9093 (WhatsApp).

Patrocinado por: