Com a inovação tecnológica, as fintechs facilitaram a conquista do
empréstimo pessoal online até mesmo por negativados com taxas justas.
Foto: Freepik
Empréstimo é o ato de entregar para outra pessoa um bem para que possa utilizá-lo por um determinado período até devolvê-lo. Quando o assunto evolui para os bancos, a palavra empréstimo passa a significar um contrato firmado entre as partes. De um lado, a pessoa que precisa do dinheiro. Do outro, a instituição financeira que lucra com os juros.
Ao avaliar a situação dessa forma, parece algo simples e interessante para os dois lados da moeda. Mas então por que muitas pessoas ainda encontram dificuldades de levantar um dinheiro extra em instituições tradicionais para sair do sufoco financeiro?
Sem o chamado “crédito na praça”, muitas pessoas atrás do dinheiro necessário acabavam pedindo favores para familiares ou amigos ou, até mesmo, caindo na mão de agiotas e os juros abusivos.
Com um olhar inovador e o suporte da tecnologia, as chamadas fintechs mudaram esse cenário. Atualmente, até mesmo negativados conseguem obter um empréstimo pessoal online de forma rápida, prática e com taxas interessantes.
Seja com ou sem garantia, em alguns casos o dinheiro fica à disposição em poucos minutos. Isso porque as soluções inovadoras conseguem fazer rapidamente a análise de crédito, reduzindo a burocracia e facilitando a inclusão financeira através do empréstimo pessoal online.
Quais os critérios para a liberação do empréstimo?
O empréstimo em sua forma tradicional tem como característica uma análise rigorosa da vida financeira do interessado.
Sem entrar em detalhes técnicos, a verdade é que existem diversos critérios levados em consideração pelos chamados “bancões” antes de conceder ou não o dinheiro. A lista apresenta variações, mas podemos destacar alguns dados pesquisados.
Quais são os fatores considerados para a liberação do empréstimo?
• Dados cadastrais;
• Informações nos órgãos de proteção ao crédito (SPC e Serasa);
• Grau de maturidade na relação com o banco;
• Rendimento mensal individual ou familiar;
• Valor do patrimônio;
• Histórico de empréstimos passados;
• Outros fatores que possam comprovar a capacidade de assumir dívida.
Como conseguir empréstimo rápido?
Não existe um tempo padrão para que a liberação do crédito ocorra. Para pagadores considerados bons pelas instituições financeiras tradicionais, o objetivo é liberar o dinheiro o mais rápido possível. Já outros acabam até mesmo ficando sem a quantia desejada.
Mas e no caso das fintechs? Claro que elas também promovem a chamada análise de crédito. Cada uma com suas características e exigências. Entretanto, a tecnologia com a Inteligência Artificial (IA) e outros recursos agiliza e simplifica a conquista do empréstimo pessoal online.
Com isso, fica mais fácil a pessoa conseguir sair do sufoco, garantindo a paz que tanto deseja em momentos como esse. Isso não significa, porém, que todos são aprovados e recebem o empréstimo pessoal online. Mas a reprovação é significantemente menor.
A verdade é que a tecnologia agilizou e muito esse processo. Muitas vezes a análise e a liberação ocorrem em menos de 1h, as vezes até em 30 minutos, dependendo da quantia, objetivo e da empresa.
A velocidade e a praticidade promovidas pelas fintechs, aliás, foram copiadas também por grandes bancos. Dessa forma, correntistas com seus cadastros avaliados previamente têm à disposição crédito pré-aprovado, contratado rapidamente pelo app.
Mas e quem não tem conta na instituição? Aqui voltamos ao ponto inicial, onde as fintechs com seus projetos inovadores realmente se destacam na liberação do empréstimo pessoal online.

Quando vale a pena pegar um empréstimo?
Seja da forma tradicional ou através de um empréstimo pessoal online, existem diversos motivos para pleitear um dinheiro extra. Para alguns, é a oportunidade de realizar um sonho, como a conquista da casa própria, para outro, é a chance de sair do sufoco e ganhar o fôlego necessário para colocar a vida nos trilhos novamente.
Assim como a análise de crédito, o objetivo interfere diretamente no empréstimo que será pleiteado. Tanto que existem diferentes linhas à disposição, como:
• Financiamento imobiliário;
• Financiamento de veículo;
• Cartão de crédito (isso mesmo, é um empréstimo);
• Limite de crédito na conta corrente;
• Crédito consignado;
• Crédito com garantia de imóvel;
• Empréstimo pessoal online;
• Empréstimo com garantia de celular;
• Empréstimo sem garantia;
• Empréstimo para negativado.
Dessa forma, não é possível cravar quando vale a pena pegar um empréstimo pessoal online ou qualquer outra linha disponível. Isso dependerá da necessidade e desejo de cada um. O importante aqui é avaliar a real importância de pedir esse dinheiro extra e identificar se assumir essa dívida será benéfico para a conquista do objetivo traçado, seja ampliação do patrimônio ou a saída do sufoco.
Outro ponto que precisa ser levado em consideração são as condições impostas pelas empresas e, também, a forma de pagamento. Negativados, por exemplo, costumam encontrar mais dificuldades ou taxas mais rigorosas nas instituições tradicionais.
Determinadas fintechs, porém, costumam ter como princípio a democratização do acesso ao crédito e, consequentemente, a facilidade para a conquista desse dinheiro extra. Para quem precisa de microcrédito, isso se transforma em um trinfo valioso até mesmo para negativados.
O SuperSim, por exemplo, trabalha com empréstimo pessoal online com garantia de celular e, também, sem garantia. Os valores variam de R$ 250 a R$ 2.500, que podem ser quitado em até 12 vezes.
O pagamento ocorre via boleto bancário encaminhado por e-mail ou no acesso direto na conta SuperSim. Com valores competitivos, as taxas de juros variam de 12.9% a.m. até 17.5% a.m.
Outro diferencial é aprovação elevada, onde o cliente ter uma taxa cinco vezes maior apenas instalando o aplicativo. Além disso, após a aprovação, o empréstimo pessoal online é pago em até 30 minutos ou o contratante não paga juros.
Muitas vezes, essa é a oportunidade certa para colocar a vida financeira nos trilhos novamente. Por isso, é importante avaliar as reais necessidades e pesquisar as melhores oportunidades para contratar um dinheiro extra, seja tradicionalmente ou através de um empréstimo pessoal online, com os benefícios reservados pela tecnologia.