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Startup alavanca as vendas do mercado imobiliário em Porto Alegre

Estadão Blue Studio Express
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26 de julho de 2022

Incorporadora vendeu em 21 dias 100% das unidades em empreendimento
que conta com parceria com o Charlie.

Investimento em Imóveis: Startup alavanca as vendas do mercado imobiliário em Porto AlegreFoto: Adobe Stock

Startup com propósito de ressignificar a hospitalidade, o Charlie demonstrou ser um parceiro valioso para as incorporadoras de Porto Alegre, trazendo modernidade para um mercado tradicional por meio da tecnologia e novas formas de locação.

As ações desenvolvidas na capital gaúcha apresentam resultados expressivos em pouco mais de um ano de atuação na região. Só para ter uma ideia, o empreendimento da Cyrela Goldsztein que conta com a parceria com o Charlie vendeu 100% das unidades em 21 dias. Já outro empreendimento da mesma incorporadora conseguiu alavancar as vendas assim que começou a contar com a condição de aluguel garantido da startup.

“A parceria com o Charlie é importante para a Cyrela Goldsztein, principalmente quando falamos daqueles clientes que adquirem o imóvel com foco em investimento. Ao facilitar o contato com quem deseja alugar o imóvel e otimizar todo o processo de reforma da unidade, precificação, divulgação e atendimento, nosso cliente ganha em agilidade e segurança. O Charlie é uma solução para algumas das principais demandas enfrentadas por quem está alugando um imóvel”, explica Rodrigo Putinato, CEO da Cyrela Goldsztein.

Em 2021, o mercado de Porto Alegre terminou o ano aquecido, com alta de quase 19% na quantidade de lançamentos, na comparação com 2020, segundo dados do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Rio Grande do Sul (Sinduscon-RS).

O desafio agora é manter o desempenho do setor, mesmo em um ano com turbulência no cenário econômico, com juros altos e as incertezas do mercado financeiro. Em abril deste ano, Porto Alegre tinha em estoque 5.801 unidades novas, com a comercialização de 426, ainda de acordo com dados do Sinduscon-RS.

“O mercado está com grande oferta de produtos qualificados e a demanda está mais criteriosa por causa da conjuntura econômica brasileira e mundial com alta de inflação e, consequentemente, da taxa de juros. Acredito que a forma de se destacar é qualificando cada vez mais o atendimento ao cliente, atento às necessidades e mudanças do perfil do consumidor e atuando com transparência e segurança nas informações”, destaca Putinato.

Para superar os desafios, contar com diferenciais competitivos se transforma em um importante atrativo para conquistar os investidores.

“O Charlie vem descomplicando as possibilidades de estadas e aluguéis em várias cidades brasileiras, além de aumentar o apetite de investidores e incorporadoras pelo negócio”, afirma o CEO do Charlie, Allan Sztokfisz.

Por conta dos benefícios competitivos, muitos incorporadores estão procurando o Charlie em Porto Alegre, o que demonstra potencial para o crescimento da solução na região. Só para ter uma ideia, dois novos empreendimentos na cidade deram início com a parceria em junho.

Os benefícios da plataforma são conquistados por conta de uma combinação de fatores alinhados dentro da proposta da solução. “Por meio da nossa plataforma 100% digital e atendimento personalizado, unidades diferenciadas e localizações privilegiadas, que aliam flexibilidade de contrato à praticidade de serviços, estamos ressignificando o conceito de hospedagem, moradia e investimento em imóveis. Nos próximos três anos, queremos administrar mais de R$ 3 bilhões em ativos e até 2026 pretendemos ultrapassar a operação de 20 mil apartamentos, impulsionando ainda mais o modelo de moradia flexível”, explica Sztokfisz.

Benefícios para as incorporadoras

Lançado em 2020, o Charlie foi desenvolvido para se tornar uma das principais gestoras de locação de imóveis no Brasil. A startup tem como foco oferecer soluções completas para três grupos: inquilinos, proprietários e incorporadoras.

Com dois anos de operação, a plataforma já atingiu mais de R$ 600 milhões em ativos administrados, expandindo sua atuação de São Paulo para Porto Alegre, Rio de Janeiro e Recife. Nesse período, fomentou mais de 30 parcerias com incorporadoras, dentre elas: Trisul, Eztec, Grupo Cyrela, Cury, Gamaro, Lavvi, Next Realty, Yuny e Tecnisa.

A maior procura por imóveis para investimento também demonstra a importância de contar com a solução. O trabalho de gestão de locação demanda conhecimento, experiência, técnica e mão de obra qualificada para que o proprietário consiga os melhores resultados. Dessa forma, quando a incorporadora oferece essa solução a um potencial comprador, aumenta muito o interesse pela aquisição.

Para as ações apresentarem os resultados desejados, o Charlie busca gerir pelo menos 20 apartamentos por projeto para otimizar a operação de gestão da locação, manutenção e serviços no mesmo prédio. Com a parceria, as incorporadoras têm à disposição serviços que agregam valor ao empreendimento. Um exemplo é a possibilidade de oferecer experiências no local no estilo “test drive”, permitindo a possíveis compradores se hospedarem no imóvel antes de fechar o negócio.

Por sua vez, os corretores recebem treinamentos completos sobre o modelo de negócio para que consigam utilizar o Charlie como um diferencial importante para alavancar as vendas dos empreendimentos.

Além disso, a startup oferece acompanhamento aos corretores durante alguns dias no estande para auxiliá-los com possíveis dúvidas. Até o momento, mais de 2 mil pessoas já passaram pelo treinamento, número que segue em constante expansão.

Vantagens para os investidores

Mas como a solução se transforma em um diferencial para atrair os investidores para os empreendimentos? A startup oferece acomodações que atendem a diversos perfis de hóspedes, com preços que variam de acordo com a localização, tamanho e design. As unidades estão disponíveis para reserva no site do Charlie e nas maiores plataformas de locação (OTAs).

Com o objetivo de descomplicar a vida do proprietário de imóveis, a empresa também oferece uma solução de ponta a ponta com serviços de reforma, precificação e administração, garantindo a otimização da rentabilidade.

“Nossa proposta vai além de expansão de unidades e lucros financeiros. Queremos ressignificar a hospitalidade no Brasil e no mundo. Muito mais que oferecer experiências incríveis aos nossos hóspedes e moradores, também estamos transformando conceitos e quebrando paradigmas. Criamos um movimento e nos posicionamos como principal opção no mercado de moradia flexível, onde investidores e incorporadoras conseguem ampliar a usabilidade de seus ativos com alto retorno”, destaca Sztokfisz.

Sobre o Charlie

Criada em julho de 2020 por Allan Sztokfisz e Flavio Ghelfond, o Charlie é uma startup que transforma a maneira de morar. Para isso, mescla as praticidades do hotel com o conforto de casa, oferecendo uma experiência de estadia e serviços sob demanda para curta, média e longa duração.

A empresa tem como objetivo estabelecer uma relação benéfica para toda a cadeia, ou seja: incorporadoras, proprietários e hóspedes. Atualmente, o Charlie possui 19 empreendimentos com imóveis e estandes em São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Porto Alegre e, para este ano, a empresa pretende dobrar o número de apartamentos, que hoje, entre residências e hotéis, conta com mais de 500 quartos.

Para conhecer mais sobre esse projeto inovador, é só acessar o site do Charlie.

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