Blue Studio Express

Conteúdo Patrocinado

Negócios

Como o canhoto digital auxilia a logística de entregas?

Entenda como a tecnologia se transforma em um grande diferencial para as empresas
Estadão Blue Studio Express
Conteúdo de responsabilidade do anunciante 30 de maio de 2022
Foto de Tima Miroshnichenko no Pexels

Manter uma logística de entregas eficiente torna-se sinônimo de prazos cumpridos, garantia de lucros e satisfação. Isso porque falhas nas entregas geram retrabalho, reclamações e prejuízos.

Consequentemente, preservar a qualidade desse setor da empresa também auxilia na atração de novos clientes, garantindo resultados positivos com crescimento exponencial.

Em um mundo cada vez mais dinâmico, a prancheta não tem mais espaço em empresas que realmente levam a sério o controle do serviço. Por isso, contar com a tecnologia faz toda a diferença em um setor tão competitivo.

Mas como realmente funciona essa dinâmica, com as inovações contribuindo para a evolução das empresas? No caso da logística de entregas, os processos manuais são substituídos por soluções tecnológicas, dando mais eficiência e segurança, afirma Valdineia Alves, da área comercial e marketing da Comprovei, plataforma para Gestão de Entregas, onde é possível acessar informações em tempo real.

“O setor de logística de entregas trabalha com muitos dados. A tecnologia veio justamente para fazer com que esses dados possam ser trabalhados de forma mais eficiente e em menor tempo. Utilizar um sistema é uma forma de garantir mais confiança nas informações que são geradas e compartilhadas entre as pessoas”, explica.

Evolução na logística de entregas

De acordo com Valdineia, investir em tecnologia é buscar mais agilidade aos processos e ter um apoio real na tomada de decisões. Dessa forma, os riscos são minimizados, mantendo um planejamento mais eficaz e obtendo melhores resultados, com prazos cumpridos e clientes satisfeitos.

Ela afirma que em muitas empresas, a comprovação de entrega é feita com canhotos assinados pelos clientes. Por sua vez, esses comprovantes, muitas vezes são armazenados em caixas, reféns da ação do tempo e sob o risco de perda, devido a grande quantidade desses documentos.

No entanto, atualmente há uma nova realidade, em que é possível o uso do canhoto digital. “A digitalização veio para agilizar esse processo, uma vez que você não precisa mais ficar procurando um documento em meio a vários canhotos. Isso gera demora e utiliza mão de obra em um trabalho que poderia estar sendo mais bem aproveitado em outra atividade relevante. Além do que gera custos com papel e ainda de armazenamento”, diz Valdineia.

Ela lembra, ainda, que o canhoto digital utilizado na Comprovei tem validade jurídica e pode ser substituído pelo uso do canhoto em papel.

Vantagens

Entre os benefícios listados para o uso de um comprovante digital que possui validade jurídica, estão, ainda, a redução de extravios.

Ela conta ainda que o comprovante de entregas digital garante automatização e visibilidade de todo o processo. “Traz ganhos tanto para embarcadores, quanto para as transportadoras que tem o seu recebimento de frete agilizado”. Diminui burocracia e reduz a quantidade de erros. Dessa forma, promove entregas seguras que aumentam a credibilidade das empresas ao deixar o cliente mais satisfeito.

Desafios

A cadeia logística no País ainda enfrenta dezenas de desafios. Parte por conta da própria infraestrutura brasileira, que depende de fatores não ligados às empresas, como a rede de estradas e a falta de estrutura urbana em muitas cidades.

“O setor de transporte de cargas tem várias dificuldades, levando em conta as condições precárias de infraestrutura disponíveis no Brasil, altos impostos e aumento constante no valor do combustível. No geral, toda a cadeia e processos são afetados”.

Entre esses desafios, certamente o maior deles, para Valdineia, é realizar entregas rápidas. “É uma cobrança constante. Percebemos uma crescente devido às facilidades que a internet trouxe. Mas não basta só entregar rápido. As encomendas precisam estar dentro das exigências e especificações combinadas”.

Por isso, a utilização da tecnologia é muito importante. Para ela, se a empresa dispor de um bom planejamento e processos eficientes, ela também pode oferecer agilidade e qualidade aos seus clientes e garantir a sua satisfação.

Soluções

Na visão da Valdineia, a inovação tecnológica é o único caminho para seguir eficiente no setor. “Investimento de tecnologia torna a empresa muito mais competitiva e com diferencial.

Só com estes pontos é possível o melhor gerenciamento dos processos e o aumento da produtividade, evitando reentregas, dando mais segurança nos dados e operações.

“Como consequência, os clientes têm uma melhor experiência e ficam mais satisfeitos. Clientes satisfeitos compram novamente e ainda indicam sua empresa para outras pessoas. Esse sim é um ciclo muito bom”.

Valdineia explica que, com a plataforma da Comprovei, é possível acessar as informações em tempo real. O motorista terá em mãos o trajeto mais rápido, gastando menos combustível e sem atrasos nas entregas.

“Ele pode informar ocorrências que serão importantes para que os clientes possam ter informações de suas entregas de forma antecipada, assim ele não precisa ligar para saber se a entrega já está chegando. A previsão de entrega traz a ele uma melhor experiência e mais segurança para todos os envolvidos”, conclui.

Quer saber mais como a tecnologia pode auxiliar na logística de entregas da sua empresa? Então acesse o site da Comprovei.

Patrocinado por:

Encontrou algum erro? Entre em contato