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A operação logística por trás da entrega: da separação até a casa do consumidor

Estadão Blue Studio Express
Conteúdo de responsabilidade do anunciante 10 de fevereiro de 2022
A operação logística por trás da entrega: da separação até a casa do consumidorFoto: Adobe Stock

A operação logística é um setor muito importante em qualquer e-commerce. Nesse sentido, ter um bom planejamento é fundamental, pois reflete, diretamente, na satisfação do cliente e no sucesso da marca.

É na operação logística que estão questões como frete, bem como todos os processos antes de o produto ser entregue. Como resultado, o empreendedor que faz um planejamento correto, consegue fidelizar seus clientes.

Prossiga com a leitura e entenda o que está por trás da operação logística e quais são os desafios dela para o e-commerce. Confira!

O que está por trás da operação logística?

Em geral, as empresas se preocupam com os gastos com frete. Segundo o relatório Nuvem Commerce 2022, produzido pela Nuvemshop, em 2021, 28,88% dos lojistas utilizaram os Correios como meio de entrega. Já 33,06% optaram por um meio personalizado e 33,98% utilizaram outras empresas do segmento. Apenas 4,08% ofereceram a opção de retirada física. Para este ano, 29,58% dos lojistas se preocupam em adotar novos modelos de frete e logística.

Contudo, não é só isso que movimenta uma operação logística, nem que garante que a entrega vai ser um sucesso e dentro do planejado.

É necessário saber todas as questões que envolvem a operação logística e que merecem a sua preocupação. Confira abaixo:

Gestão de Estoque

A gestão de estoque permite coletar dados sobre os itens estocados e os que estão em falta. Acima de tudo, tenha controle dos itens que precisam ser comprados.

Afinal, é frustrante quando um consumidor acessa sua loja e percebe que o produto que queria comprar está indisponível. Logo, você perde a oportunidade de fazer negócio.

Portanto, analise as suas demandas e faça estimativas de modo a se planejar para melhor atender os seus clientes.

Planejamento

Ter um bom planejamento é essencial para qualquer empresa, principalmente no meio online. Como resultado, beneficia a operação logística e ainda aumenta a lucratividade do seu negócio.

Se for preciso, utilize softwares para auxiliar no planejamento da logística da sua loja, desde frete, pagamento, bem como todos os processos antes de o produto ser entregue.

Cotações Financeiras

Os dados sobre cotações financeiras são imprescindíveis para o e-commerce. Com eles, você consegue prever os gastos com mercadoria e transporte.

Em síntese, é possível se planejar caso seja necessário mudar os valores de seus produtos de modo a não perder a sua lucratividade.

Negociação com parceiros

Estar disposto a negociar é essencial em qualquer negócio. Por isso, negocie valores e condições com os seus parceiros para que ambos se beneficiem da estratégia em conjunto.

Além disso, tenha com você parceiros que sejam acima de tudo: confiáveis, transparentes e que cumpram com os prazos pré estabelecidos.

Os empreendedores encontram na Nuvemshop, plataforma de e-commerce líder na América Latina, diversos parceiros de logística. Um deles é a Mandaê, que foi adquirida pela empresa. Ela oferece soluções logísticas para pequenos e médios e-commerces. O objetivo da aquisição é continuar reduzindo as barreiras do empreendedorismo na América Latina.

A Nuvemshop oferece envios e outros serviços logísticos e tem como foco aprimorar a experiência de compra, habilitar novos modelos de negócios e melhorar os resultados econômicos dos empreendedores.

Case Nuvemshop

Todo negócio tem suas dificuldades iniciais e o desafio logístico foi um dos principais para Marco Cardoso, conhecido como Marco Cebola, que fundou a CB Skate Shop em 2014. “De e-commerce e de Internet eu entendia um pouco, porque sempre fiz sites antes de abrir a loja. Mas na época não tinha muitas opções de frete barato e nem a variedade de empresas de entrega que temos hoje. Utilizávamos só os Correios e não tínhamos um preço de frete competitivo. Isso dificultava as vendas. Então, comecei a estudar mais sobre logística e a oferecer frete grátis, por exemplo, bem como entender detalhes de preço dos trechos de sul para sudeste, nordeste e vice-versa”, conta.

Hoje, a loja trabalha com quatro transportadoras diferentes e consegue ter um preço competitivo e uma entrega mais rápida. “Nossos principais parceiros de entrega são a Mandaê, que é parte do grupo Nuvemshop, os Correios, a Loggi e outras transportadoras pequenas focadas em regiões específicas”, explica o empreendedor.

A CB Skate Shop utiliza o Plano Empresarial, focado em empresas consolidadas e em crescimento. “Uma das vantagens do plano é poder conhecer e ajudar na testagem de novas ferramentas. Além disso, tem o suporte rápido, um gerente exclusivo e assistência em relação à correção de erros e a elaboração de estratégias principalmente em datas comemorativas”, ressalta Marco.

Desafios e Oportunidades

Entre os principais desafios da operação logística podemos citar:

• Logística reversa: a solicitação de trocas é comum. Por isso é importante pensar como esse procedimento será feito e como cobrir os custos da remessa. Do mesmo modo, ter informações claras na página da loja sobre esse assunto é essencial;

• Altos custos: a operação logística pode gerar altos custos, principalmente com transporte. Dessa forma, cortes bem planejados podem ser necessários, de modo a não prejudicar a qualidade do serviço prestado;

• Comunicação falha: erros podem ser fatais para o seu negócio. Todas as informações referentes aos pedidos feitos devem ser repassadas de forma clara e correta aos clientes.

A operação logística é essencial para qualquer negócio, inclusive para o e-commerce. Sem o planejamento correto, as entregas não seriam feitas e clientes irritados fariam reclamações sobre o seu negócio. Prejudicando, assim, a credibilidade da sua marca.

Desse modo, com uma operação logística eficiente é possível:

• Fidelizar e captar clientes;

• Ter uma loja estruturada e capaz de cumprir os prazos;

• Controlar o valor do frete e o estoque;

• Ter previsibilidade no prazo de entrega;

• Garantir um bom atendimento ao cliente.

Esses são fatores determinantes para os consumidores na hora de escolher em qual loja realizar as suas compras. Portanto, a operação logística para o e-commerce é um elemento capaz de melhorar a visibilidade e aumentar as vendas do seu negócio.

Contar com uma empresa especializada no assunto, como a Nuvemshop, é ter a certeza de entregar um atendimento de excelência em todos os processos antes de o produto ser entregue. Afinal, utilizar uma boa plataforma é ideal para quem deseja atingir fortes resultados no mercado.

Aproveite para ler também sobre os canais de venda da Nuvemshop!

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