
Foto: Divulgação Hilab
A inovação sempre andou lado a lado com a área de saúde na luta para melhorar a qualidade de vida da população. Esse é o caso dos exames laboratoriais. O hemograma, por exemplo, foi criado em 1925 pelo alemão V. Schilling, que estabeleceu os critérios para a determinação dos resultados. Já na década de 1950, o norte-americano Wallace Coulter inventou uma máquina que acabou com o processo manual para a análise.
Com os avanços tecnológicos caminhando a passos largos, novas soluções surgem para aperfeiçoar e agilizar o processo, além de democratizar o acesso à saúde. Esse é o caso da Hilab, healthtech especialista em exames laboratoriais remotos.
Portátil, o dispositivo Hilab, tem criptografia de última geração, assim como interface de Bluetooth e Wi-Fi. Por conta da tecnologia de ponta embarcada, ele realiza uma grande variedade de exames, como beta hCG, glicemia, hemoglobina glicada, função renal, perfil lipídico, PSA, vitamina D e TSH (hipotireoidismo) e outros. Além disso, detecta a presença do coronavírus em diferentes estágios.
Diferenciais do Hilab
Apesar de possuir apenas 13 centímetros de altura e pesar 450 gramas, o Hilab tem um enorme potencial. Mas quais são os benefícios de contar com este dispositivo? Apesar da lista ser grande, listamos aqui três diferenciais que merecem atenção:
• Portátil, o dispositivo chega até mesmo onde outros laboratórios não estão presentes;
• Coleta simples, necessitando apenas um pequeno furo na ponta do dedo para a retirada de algumas gotas de sangue;
• Laudo entregue em poucos minutos, encaminhado diretamente para o celular do paciente;
• Exames com a mesma qualidade dos laboratórios convencionais. O laudo técnico conta com dupla validação, de Inteligência Artificial e de um profissional de saúde especializado.

.
Satisfação
Essa agilidade para a realização do exame e a entrega do laudo torna-se um grande diferencial para os pacientes “Já nos laboratórios tradicionais os resultados podem demorar até dias. Com isso, leva tempo para saber qual tratamento seguir.”, destaca Célia Briqueis. A moradora de Matinhos, no Paraná, ficou satisfeita ao utilizar pela primeira vez o Hilab. “A experiência foi prática e gratificante”
Já Amanda Cristine Lopes Marrafon ficou surpresa quando descobriu a possibilidade de fazer determinados exames em uma farmácia. “A experiência foi boa. Nunca imaginei isso. Até porque costumamos entrar na farmácia apenas para comprar remédios ou perfumaria”.
Para os farmacêuticos, a possibilidade de atuar com o Hilab garante uma valorização profissional, assim como contribui para o aumento nas vendas. “O profissional estava meio esquecido. A profissão necessitava desse reconhecimento, que está sendo resgatado através da atenção farmacêutica”, destaca a farmacêutica Mariana Dias Alexandre, da farmácia Unipreço.
Segundo a também farmacêutica Tânia Regina Chaerki, da Unipreço, o dispositivo se transforma em um grande facilitador, principalmente, em cidades pequenas para conquistar a confiança do paciente ao oferecer serviços com qualidade.
Para exemplificar, ela lembra de um exame Beta HCG realizado há mais de um ano. Como a farmácia fica em uma cidade litorânea, ela costuma atender muitos turistas. “Recentemente a pessoa voltou a cidade e fez questão de trazer a criança aqui. Foi muito marcante, pois ela disse que eu fui a primeira a saber que ela realmente estava grávida”.
Benefícios e seus detalhes
O primeiro ponto que merece destaque é o alcance. Isso porque o Hilab chega onde outros laboratórios não conseguem estar presentes. Dessa forma, atende mais pessoas. Prova disso são os exames realizados em aldeias indígenas e comunidades no sertão, em áreas distantes dos grandes centros e, em muitos casos, com difícil acesso.
Isso é possível graças à tecnologia avançada utilizada no desenvolvimento do Hilab. Em linhas gerais, os dados captados da amostra são transferidos para um servidor na nuvem. As informações seguem na sequência para o laboratório central, que fica na sede da empresa, em Curitiba (PR).
Com o auxílio da Inteligência Artificial, o dispositivo faz uma pré-análise. Na sequência, profissionais de saúde qualificados fazem uma nova checagem dos dados, validando os resultados. O laudo é assinado por um biomédico e entregue ao paciente por SMS e e-mail.
Da coleta até a entrega do resultado, esse processo leva aproximadamente 15 minutos. No caso específico do PCR-LAMP, o laudo chega a 1 hora no máximo. Essa agilidade é muito benéfica ao paciente, já que identifica possíveis problemas rapidamente, permitindo o início do tratamento necessário o mais breve possível. Vale lembrar que em laboratórios convencionais determinadas análises são entregues após muitas horas ou, até mesmo, dias.
Essa praticidade também auxilia os moradores de grandes centros. Isso porque amplia com grande eficiência e rapidez os lugares disponíveis para a realização de exames, tornando esse processo mais democrático.
Portanto, ao invés de ir apenas ao laboratório, o paciente tem à disposição exames com a mesma qualidade em locais mais próximos, como clínicas e farmácias. Essa descentralização ajuda a diminuir possíveis filas, assim como reduz o tempo de deslocamento.
Com a chancela tanto dos profissionais quanto dos pacientes, agora ficou fácil entender os benefícios e diferenciais de contar com um Laboratório Remoto. Quer saber mais sobre o assunto? Então acesse o site da Hilab e veja como é possível transformar o acesso à saúde.