Boa parte dos brasileiros costuma iniciar o dia com um café fresquinho. Outros, levam esse hábito para outros momentos, como o intervalo do trabalho, durante a leitura de um livro… Enfim, situações não faltam para degustar essa saborosa bebida.
Para os apaixonados por um “cafezinho”, é importante saber que existem vários detalhes que podem deixar essa experiência ainda mais saborosa. Para entender isso basta ver a grande variedade de opções existentes nas prateleiras do supermercado.
São diferentes marcas e tipos de café, desde as embalagens tradicionais até as famosas capsulas. Isso sem falar nas opções de cafeteiras. Do clássico coador às máquinas mais modernas, é possível promover uma verdadeira jornada de aprendizado em busca da opção preferida. Ou melhor: na degustação de diferentes estilos para identificar qual combina mais com cada uma das diferentes situações e momentos.
Mas como iniciar essa jornada? Calma, que o caminho ficará muito mais fácil. Isso porque contamos com a ajuda do site Reviewcafe para criar um manual para quem deseja se transformar em um expert sobre o café. Pronto para essa aventura?
Origem do café
O café tem origem bem antiga. Os primeiros registros são da região da Etiópia. Segundo a lenda, um pastor percebeu que as cabras ficavam diferentes, mais agitadas, quando comiam uma folha específica. No caso, a planta de café.
O grão chegou na Europa no século XVII, onde era consumido por todas as classes sociais. Rapidamente, ele se espalhou pelo mundo, conquistando um grande número de apreciadores.
Mercado
O mercado do café segue em alta, mesmo com todas as dificuldades enfrentadas no Brasil e no mundo. Com isso, o País segue como o maior exportador deste saboroso grão para o mundo.
Apesar de ostentar esse título, somos apenas o 14º país que mais consome o café, com apenas 5,8 quilos anuais por brasileiro. No topo da lista aparece a Finlândia, com média anual de 12 quilos por cidadão, explica o site Reviewcafe.
Qualidade
Independentemente do ranking, muitos brasileiros não dispensam um saboroso café. Mas quais características auxiliam a identificar qual o melhor? Segundo o especialista, quando falamos sobre o sabor do café, o que importa é a torragem.
Isso ocorre porque, durante o processo, o óleo no interior dos grãos começa a emergir em torno de 2.000 ºC. Dessa forma, quanto mais óleo tiver, mais forte será o sabor do café. “Grãos mais escuros de café também possuem mais cafeína. Mas ela não é a culpada pela amargura. Neste caso, são os antioxidantes”.
Seleção dos grãos
Após aprender essas informações inicias, chegou a hora de dar mais um passo para aprender a selecionar o melhor café. Portanto, comece analisando os tipos de grãos: arábica e robusto. “O melhor é o café arábica, que recebe mais cuidado em sua plantação. Enquanto o robusto é aquele que compõe uma bebida bem menos elaborada”.
Outro ponto importante é avaliar a aparência. De acordo com o site Reviewcafe, um grão de café bom praticamente não apresenta brilho. “Um grão muito brilhante significa que ele foi torrado demais, ou por erros ou então para esconder algum tipo de defeito”.
Não dá pra ver o grão? Então o caminho é ler o rótulo para procurar informações sobre o produto. “O melhor café é aquele com grãos moídos na hora”.
Como nem todas as pessoas têm à disposição um moedor, o site recomenda escolher os grãos em uma loja especializada e levá-los para casa recém moídos. “O café em pó costuma ser o quebra-galho, aquele que você irá fazer quando não tiver tempo de preparar nada mais elaborado”.
Nesse caso, o especialista apresenta algumas opções que são referências no mercado: Melita, Bom Jesus e 3 Corações. “Além disso, essas marcas ainda costumam apresentar linhas especiais”.
Modo de preparo
Pra quem deseja extrair o melhor sabor dos grãos e, com isso, preparar um café muito saboroso, é importante seguir algumas dicas:
- Uma moagem muito grossa faz com que a água passe de forma rápida, resultando em um “café aguado”;
- Por sua vez, uma moagem muito fina faz com que a extração seja demorada, e o café acabe ficando mais amargo;
- A moagem média é considerada a ideal. Para identificá-la, o café deve ter a espessura do açúcar cristal;
- Com relação ao pó, é aconselhado deixá-lo na embalagem original para evitar a oxidação. Além disso, guarde o produto longe de umidade, claridade e altas temperaturas;
- Por conta do cloro, a água da torneira pode interferir no sabor. Portanto, utilize a filtrada ou a mineral;
- Deixar a água fervendo por muito tempo faz com que ela perca oxigênio, dando um sabor ruim ao café. Por isso, ferva a água, desligue a chaleira e espere cerca de 1 minuto. Lembre-se: a temperatura ideal é entre 90ºC a 95ºC;
- Por fim, utilize cerca de 30 a 35 gramas de café para cada 500 milímetros de água.
Capsulas
Atualmente, muitos preferem aa praticidade das máquinas que preparam o café através de capsulas. Mas será que existem produtos com qualidade? De acordo com o especialista, existem produtos realmente bons, com cafés de alta qualidade.
“Atualmente, são inúmeros os sabores de cápsulas de café, podendo até mesmo confundir o cliente”. As opções vão além de café intenso ou suave. Existem até mesmo cápsulas de chocolate, caramelo, frutas e vários outros sabores.
Nesse caso, a dica é selecionar o produto de acordo com o gosto pessoal, mas sempre atento às informações na embalagem. “As cápsulas costumam conter um indicador de intensidade. Quanto maior, mais forte será o café. Tenha em mente também que cápsulas de chocolate e caramelo terão um sabor mais adocicado”.
Por conta da praticidade e da diversidade, a equipe do site recomenda experimentar diversas opções até decidir qual a favorita.
Açúcar
Aliás, quem realmente deseja apreciar o verdadeiro gosto do café deve ter cuidado com o açúcar. Isso porque ele consegue mascarar o sabor da bebida. Mas, para quem consome o produto ocasionalmente, pode ser adoçado de acordo com a preferência.
Entretanto, para quem deseja degustar melhor o café, comece a tomá-lo sem açúcar. Com o tempo fica mais fácil descobrir novos aromas e sabores. Lembre-se também de acessar o site Reviewcafe para conhecer cada vez mais dicas sobre o café.
Foto de Engin Akyurt no Pexels.