O gestor de tráfego pago é um profissional cada vez mais requisitado no mercado. Entretanto, muitas pessoas ainda não entendem o que ele realmente faz. Pior: algumas empresas só procuram esse suporte depois de desperdiçarem tempo e dinheiro em ações digitais desorganizadas e sem sucesso.
Para compreender um pouco mais sobre a importância de um gestor de tráfego pago, basta fazer uma analogia com o setor financeiro. Diferentemente de comprar um bilhete de loteria, investir em ações não significa apostar na sorte. Apesar dos riscos envolvidos, o trabalho exige conhecimento especializado para obter os melhores resultados.
O mesmo acontece no mundo do marketing digital. Por falta de conhecimento, muitos leigos tratam o assunto como um bilhete de loteria. O problema é que costumam fazer as apostas erradas e, constantemente, perdem dinheiro.
Ao invés disso, outros empresários costumam seguir o caminho certo para o sucesso online. Entendem e investem em um profissional que cada vez mais torna-se essencial para a conquista dos resultados de uma empresa: o gestor de tráfego pago.
Gestor de tráfego pago
Com um vasto conhecimento aprimorado constantemente, esse profissional é responsável por construir e implementar a estratégia certa para as ações de divulgação e a capitação de leads no mundo digital. Para os produtos digitais, aliás, torna-se indispensável.
Isso porque, após desenvolver um bom material e definir a estratégia de marketing, seja com lançamento ou venda perpétua, o infoprodutor precisa investir em tráfego pago para que as pessoas conheçam o produto.
“O gestor de tráfego é aquele que já sabe como fazer isso: como levar pessoas interessadas, ou no caminho de ficarem interessadas, até o produto específico oferecido pelo infoprodutor em questão”, explica Filipe Adam, CEO da Rocketship.
O especialista explica ainda que as campanhas de marketing digital têm picos de venda definidos durante os lançamentos. O tráfego pago é uma maneira eficiente para aproveitar ao máximo esses períodos.
Dessa forma, o profissional é responsável por colocar em prática as ações necessárias para a conquista dos resultados. “Contar com um especialista em tráfego pago é importante, pois o produtor colocará capital neste empreendimento, e o valor não pode ser mal gerenciado”.
Para facilitar o entendimento, Filipe Adam faz uma importante reflexão. “De nada adianta criar uma nova maravilha do mundo, se ninguém for visitá-la. O papel do gestor de tráfego pago é mostrar a nova maravilha para o maior número de pessoas possível.”
Conhecimento necessário
Para colocar em prática a estratégia traçada, aproveitar ao máximo os recursos disponíveis e, consequentemente, converter os leads, o gestor de tráfego pago precisa ter determinados conhecimentos específicos.
Diferentemente dos usuários domésticos, o profissional deve conhecer detalhadamente as funcionalidades e particularidades das diferentes plataformas digitais. Isso sem falar nas técnicas de SEO e conhecimentos específicos sobre a criação dos textos e a edição das imagens.
Na lista de técnicas e qualidades estão:
- Otimizar campanhas para curtidas, compartilhamentos e cliques;
- Compreender profundamente as métricas de campanhas de marketing digital;
- Realizar campanhas de remarketing;
- Saber lidar com pressão;
- Conseguir trabalhar com as mudanças nas plataformas.
Funções
Como em qualquer profissão, o gestor de tráfego pago precisa realizar determinadas funções no dia a dia. São tarefas necessárias para o acompanhamento constante das campanhas, facilitando possíveis mudanças no decorrer da divulgação.
Entre as funções estão:
- Acompanhar diariamente as campanhas ativas;
- Indicar melhorias nas campanhas;
- Aumentar a verba para as campanhas mais bem sucedidas;
- Testar criativos e selecionar os que não têm desempenhado bem.
Ótimos rendimentos
Por exigir um conhecimento tão específico, o gestor de tráfego pago costuma ser bem remunerado. Afinal, este profissional é responsável pelo sucesso de divulgação e, consequentemente, de vendas de um infoproduto.
Segundo o CEO da Rocketship, os rendimentos podem superar a casa dos R$ 100 mil. Claro que nem todo gestor de tráfego pago recebe essa quantia. Em linhas gerais, porém, quanto mais experiente e qualificado, maior a remuneração.
Filipe Adam explica que é possível dividir os profissionais por níveis, determinando assim quanto cada um recebe. Basicamente, esse ranking funciona da seguinte forma:
Nível D – Até 5 mil;
Nível C – De 5 a 10 mil;
Nível B – De 10 a 25 mil;
Nível A – De 25 a 50 mil;
Nível AA – De 50 a 100 mil;
Nível AAA – Acima de 100 mil.
Apesar dos altos rendimentos e do grande campo de atuação, essa ainda é uma profissão nova e em formação no Brasil. De acordo com Filipe Adam, atualmente existem no País alguns gestores de tráfego nível D e pouquíssimos nível C. “Já a maior parte dos gestores nível AAA está ligada à nossa agência”.
Aliás, a Rocketship oferece treinamentos para os gestores de tráfego pago caminharem por todos os níveis, desde o D até a conquista das qualificações necessárias para o AAA.
Números
Tanto para quem precisa contratar ou para quem deseja se tornar um gestor de tráfego pago, Filipe Adam apresenta algumas estatísticas importantes para ajudar na avaliação:
- 27% do tráfego mundial é pago. Poucas empresas, porém, utilizam muito esse recurso. “Elas estão bem à frente de quem deseja ficar só no tráfego orgânico”. De acordo com o especialista, empresas que não investem nessa publicidade acreditam se consideram “espertas”. Entretanto, com um clichê dos marketeiros de Internet, em uma frase dita por Andrew Lewis, sabemos do seguinte: “Se você não paga por um produto, o produto é você”.
- 66% dos diretores executivos de marketing esperam aumentar o orçamento em tráfego pago em 2021. São pessoas que realmente entendem o marketing, grandes CMOs mundiais. Dessa forma, não investir em tráfego pago significa deixar, hoje, outras empresas chegarem antes de você. “E quem chega antes ocupa espaço mais rápido”.
Portanto, agora ficou fácil entender a importância do gestor de tráfego pago para o sucesso de inforprodutos e das demais campanhas digitais. Para saber mais sobre esse e outros assuntos relacionados com o marketing digital é só acessar o site da agência Rocketship.
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